#JOGAJUNTO

ESG / LNB

TARDE INESQUECÍVEL EM PARAISÓPOLIS!

05-08-2023 | 09:16
Por Liga Nacional de Basquete

Lançamento oficial do projeto Basquete Cidadão é marcado por muita diversão e histórias inspiradoras para meninos e meninas da comunidade da zona sul de São Paulo.

Uma tarde que vai ficar para sempre na memória das dezenas de alunos do projeto Basquete Cidadão. Neste sábado, a quadra que já pode ser chamada de “Quadra dos Sonhos”, no Centro Educacional Unificado (CEU) Paraisópolis, foi palco do evento que inaugurou oficialmente o projeto Basquete Cidadão, que incentiva a prática do basquetebol e oferece capacitação a crianças, jovens e adultos da comunidade da Zona Sul de São Paulo. No evento, mais de 70 crianças tiveram a oportunidade de treinar ao lado de ídolos do NBB e ouviram, com muita atenção, histórias inspiradoras de quem superou desafios e venceu no esporte como jogadores e árbitros.

 

O Basquete Cidadão é uma iniciativa da Liga Nacional de Basquete, em parceria com o Instituto Brazolin – Anjos do Esporte, com a Federação Paulista de Basketball (FPB), com apoio do Ministério do Esporte e patrocínio da Whirlpool, detentora das marcas BrastempConsul KitchenAid no Brasil, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

+ Confira mais detalhes sobre o Projeto Basquete Cidadão

 

A cerimônia de inauguração oficial do projeto contou com as presenças da secretária nacional de Esportes de Alto Rendimento, Marta Sobral; do diretor de Relações Internacionais Antitruste e Comércio da Whirlpool, Eduardo Vasconcelos; do presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Franco Montoro; do presidente da Federação Paulista de Basketball, Enyo Correia; e do CEO do Instituto Brazolin, André Brazolin. Para delírio dos alunos presentes, também estiveram na quadra do CEU Paraisópolis o técnico David Pelosini, do Pinheiros, e os atletas Anderson Barbosa e Brunão, do Paulistano; Tico Faria e Agapy, também do Pinheiros; Gabi Campos e Lucas Cauê, do Corinthians, e Ricardo e Arthur, do São Paulo.

Pelosini e atletas fazem garotada suar e se divertir

A programação especial deste sábado foi de muita integração entre os alunos do projeto e os convidados especiais vindos do NBB. Com a ajuda dos atletas que disputam o mais importante campeonato de basquetebol do Brasil, David Pelosini comandou uma clínica em que explorou fundamentos básicos da modalidade e pôs a garotada para correr. Em seguida, os meninos e meninas do Basquete Cidadão puderam brincar com os craques do NBB em situações de jogos como arremessos e enterradas. Tudo ao som de muita música, em uma atmosfera descontraída e estimulante. Os sorrisos nos rostos revelavam a alegria de alunos e também de todos os atletas presentes, que se divertiram com as crianças.

 

Após a clínica, os participantes do Basquete Cidadão tiveram a oportunidade de ouvir histórias estimulantes contadas por Lucas Cauê e Anderson Barbosa e pela árbitra Andreia Regina, que foi a primeira mulher a apitar um jogo entre homens nas Olimpíadas (Estados Unidos x Irã, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021). Andreia teve a oportunidade de falar sobre a importância do trabalho de arbitragem no esporte e como este pode ser um caminho importante para quem ama o basquete. 

Atletas do NBB interagiram diretamente com os jovens do projeto Basquete Cidadão (Foto: João Pires/LNB)

”Conheci o projeto quando eu tinha 12 anos e estava procurando um lugar para jogar basquete. Aprendi que existem muitas pessoas diferentes e o basquete une todos de uma forma que nenhum esporte faz. Evoluí minha comunicação e meu trabalho em equipe, além de aprender coisas diferentes sobre o mundo e o lugar em que vivemos. O treinamento é bem pesado e vejo bastante empatia nos professores, que foram criados aqui também”, comentou Talles Lopes, 17 anos, participante do projeto Basquete Cidadão.

O lançamento do projeto foi um verdadeiro sucesso e marcou o início de uma jornada emocionante em prol do esporte e da inclusão social. O Basquete Cidadão quer alcançar crianças da comunidade de Paraisópolis, utilizando o modalidade como um meio de promoção de valores como disciplina, trabalho em equipe e superação de desafios, como afirmou Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete.

 

”Hoje é um dia muito especial aqui no CEU Paraisópolis, onde nós fazemos o lançamento oficial do Basquete Cidadão, que atenderá 80 crianças da comunidade para terem aulas de basquete, o que significa ter contato com o esporte. Claro que temos a esperança de desenvolver um talento que possa chegar ao alto rendimento, mas acima de tudo, é fazer atividade física, trazer a educação pelo esporte para uma comunidade carente: este é o objetivo principal do projeto”, ressaltou Montoro.

As crianças que integram o projeto têm aulas de basquete com acompanhamento de professores qualificados, bolas, uniformes, material didático e lanches. Além dos benefícios da atividade física, os moradores têm a oportunidade de conhecer os fundamentos do esporte, aprendendo os movimentos corretos para passes e arremessos e recebem noções táticas de defesa e ataque.

O projeto Basquete Cidadão também oferecerá cursos para capacitação de árbitros, oficiais de mesa e estatística. A Federação Paulista de Basketball irá oficializar o programa e ceder instrutores para ministrarem as aulas, utilizando material didático da LNB.

“Além de oferecer o esporte como ferramenta de transformação social, conseguimos agregar cursos de arbitragem, oficial de mesa e coletor de estatística que podem, eventualmente, oferecer oportunidades para a comunidade de Paraisópolis”, comemorou o presidente.

Enyo Correia comemora a parceria com a Liga Nacional de Basquete e vê com entusiasmo a chance de capacitar jovens que no futuro podem vir a fazer parte dos quadros de árbitro e oficiais de mesa da FPB e da LNB:

“É importante destacar essa parceria da Federação Paulista com a Liga Nacional de Basquete na capacitação de oficiais de quadra e mesa. Quem sabe no futuro esses profissionais estarão seguindo carreira no basquete? Temos hoje quase 400 oficiais no Estado de São Paulo, mas esse número ainda é deficitário levando em conta a quantidade de jogos disputados diariamente ou semanalmente. Estamos esperançosos que o projeto Basquete Cidadão nos permitirá colher bons frutos”, analisa o presidente da FPB, Enyo Correia.

Compromisso com a responsabilidade social

Durante o evento, representantes parceiros da Liga Nacional de Basquete exaltaram a importância de fomentar e promover a cultura do basquete como instrumento de transformação social para integrantes de comunidades como é o caso de Paraisópolis.

Eduardo Vasconcelos,  diretor de Relações Internacionais Antitruste e Comércio da Whirlpool

”Hoje é um dia muito especial para a Whirlpool. Há mais de 60 anos apoiamos ações de responsabilidade social no Brasil inteiro, pois acreditamos no esporte como uma ferramenta de transformação social e é por isso que nós nos unimos à Liga Nacional de Basquete e ao Instituto Anjos do Esporte para apoiar essa iniciativa super importante que é o Basquete Cidadão. Acreditamos que o apoio da empresa vai permitir que várias crianças, jovens, adolescentes da comunidade Paraisópolis sejam impactados de maneira positiva e possam ter o esporte como uma alavanca para o futuro delas como cidadãs”.

Marta Sobral, secretária nacional do esporte de alto rendimento, ex-atleta e medalhista olímpica

”O basquetebol, que me revelou, está sendo revelado a essas crianças presentes hoje aqui. O esporte é importante para todos, de repente daqui pode não sair um atleta de alto rendimento, mas pode ser que saia alguém que possa disputar uma Olimpíada ou também podemos ter alguém que venha a ser mesário ou coletor de estatística no futuro. O basquete é uma equipe que joga em conjunto e o esporte deve fazer parte da vida de todos”.

André Brazolin, CEO do Instituto Brazolin

”Estamos aqui em Paraisópolis há 10 anos e agora temos a oportunidade de estar junto com a LNB levando o basquete, arbitragem e estatística para todos os jovens e crianças presentes aqui. Fazemos uma humanização através do esporte, ensinamos o basquete mas também ensinamos a ganhar e perder na vida. Nas derrotas aprendemos e as vitórias que precisam de humildade para seguir. O projeto é muito importante porque olha para um lado muito carente de atitudes e com a chegada de um projeto desse peso, que acredita nas crianças, o objetivo é tornar todos aqui cidadãos do bem”.

Mais detalhes sobre o Basquete Cidadão

Público atendido | Em sua primeira temporada, o Basquete Cidadão funcionará no Centro Educacional Unificado (CEU) Paraisópolis e atenderá cerca de 80 pessoas entre crianças (6 a 11 anos), adolescentes (12 a 18 anos) e adultos (19 a 59 anos) – turmas divididas por faixas etárias.

Escolinhas de basquete
Período: funcionando desde maio de 2023
Horários: sextas e sábados, das 14h às 17h

Curso de arbitragem
Período: setembro a dezembro de 2023
Horários: sábados das 9h às 10h30 e das 11h às 12h30

Curso de oficial de estatística
Período: previsto para o início de 2024

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit, Yummly e InSinkErator. Em 2022, a Empresa reportou aproximadamente US $20 bilhões em vendas anuais, 61.000 funcionários e 56 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.