#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Promete

17-05-2014 | 12:12
Por Liga Nacional de Basquete

Empatados em 1 a 1, São José e Paulistano se enfrentam no Ginásio Lineu de Moura, neste domingo, para o Jogo 3 da série semifinal do NBB

Neste domingo (18/05), São José/Unimed e Paulistano/Unimed estarão frente a frente para decidir quem ficará em vantagem na série semifinal do NBB. Após dois jogos na capital paulista e uma vitória para cada lado, a disputa por uma vaga na decisão ruma para o Vale do Paraíba, onde as equipes se enfrentarão, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 16 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Os dois primeiros jogos da série contaram com grande público no Ginásio Antonio Prado Jr, casa do Paulistano, tanto da torcida local quanto a joseense. No Jogo 1, melhor para os donos da casa, por 88 a 71. Já na segunda partida, a ‘Águia do Vale’ ditou o ritmo, mandou no duelo e empatou o confronto semifinal ao levar a melhor, por 83 a 78.

“Os dois times têm muita qualidade. É uma grande bobeira achar que isso aqui vai terminar em 3 a 0. Nós temos toda a capacidade de ir lá e ganhar, assim como eles tiveram para ganhar na nossa casa. Mas para isso temos que minimizar os pontos fortes deles, como o chute de 3, os contra-ataques, e o Caio Torres, que um grande desafogo no ataque deles”, analisou o pivô Mineiro, do Paulistano.

caio torres

Com boa atuação de Caio Torres, autor de 20 pontos e 12 rebotes, o São José venceu o Jogo 2 e igualou a semifinal (João Pires/LNB)

Mas se depender do retrospecto do São José como mandante em partidas das Finais, o Paulistano terá muita dificuldade para sair coma vitória. Em toda história, a equipe joseense nunca foi derrotada em casa em jogos válidos por semifinais do NBB – foram cinco partidas, com cinco triunfos. Além disso, a ‘Águia do Vale’ não sabe o que é perder um duelo de playoff do NBB no Ginásio Lineu de Moura há 15 jogos. A última derrota foi nas quartas do NBB3, para o Vivo/Franca, por 86 a 79, no dia 24 de abril de 2011.

Outro fator que apimenta ainda mais a partida deste domingo é a importância dos Jogos 3 nas classificações para a Final na história do NBB. Nove das dez equipes que venceram o terceiro duelo de suas respectivas séries semifinais se classificaram à grande decisão do NBB. O único time que foi à decisão sendo derrotado no terceiro jogo do confronto foi o Brasília no NBB3, que venceu a série contra o Pinheiros por 3 a 1.

“A gente tem que pensar jogo a jogo. Vamos jogar em casa, mas o Paulistano merece todo o nosso respeito. Vamos continuar fazendo como fizemos no Jogo 2, com defesa forte. Estaremos jogando em casa, perto da família, perto da nossa torcida, onde estamos acostumados a jogar. Com certeza iremos melhores para esse jogo”, comentou o ala/pivô e capitão do São José, Jefferson William, autor de um duplo-duplo de 18 pontos e 11 rebotes no Jogo 2.

Quando se enfrentaram no ‘caldeirão’ joseense na fase de classificação, o São José, mesmo desfalcado de Victor Correia, Dedé e Caio Torres, contou com grandes atuações do ala Laws, autor de 20 pontos, e Jefferson William, com 12 pontos e 16 rebotes, para sair vencedor, pelo placar de 79 a 73.

Torcida do São José

Torcida do São José certamente fará uma grande festa para manter o retrospecto do São José como mandante (Claudio Capucho/PMSJC)

Confira o calendário completo da série semifinal do NBB entre Paulistano e São José:

Paulistano Unimed (2º) 1 x 1 São José/Unimed (6º)
Jogo 1 – Paulistano 88 x 72 São José
Jogo 2 – Paulistano 78 x 83 São José
Jogo 3 – 18/05 (domingo), às 16 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 4* – 20/05 (terça-feira), às 21 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 5* – 23/05 (sexta-feira), às 21 horas – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)

*Se necessário