#JOGAJUNTO

LDB / LNB

O balanço da1ª etapa

11-08-2021 | 05:13
Por Liga Nacional de Basquete

Com mais de 1.100 testes realizados e somente 23 positivos, Protocolo de Covid-19 na 1ª etapa da LDB 2021 tem seu balanço divulgado

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021 vem seguindo o mesmo Protocolo de Prevenção à Covid-19 aplicado na temporada 2020/2021 do NBB, com rígido cronograma de testagens, regras de higienização, distanciamento e muito mais.

Ao todo, foram realizados 1.143 testes em um período de oito dias, considerando um universo de 407 pessoas (286 atletas, 80 membros de comissão técnica das equipes, 24 árbitros e 17 staff LNB).

Somente 23 casos positivos foram detectados, o que representa um número de 2% de positivados por teste realizado na LDB 2021. Além disso, dos 22 clubes participantes, 14 não tiveram nenhum membro diagnosticado com a Covid-19 durante o período da primeira etapa da competição.

LDB 2021 conta com protocolo rígido contra à Covid-19 (João Pires/LNB)

As medidas de prevenção têm sua eficácia comprovada em diversas situações, como por exemplo no rápido isolamento dos indivíduos contaminados com a Covid-19 e também de seus respectivos companheiros de quarto, estes que ainda passam a realizar testes diariamente para manter a segurança de todos os companheiros.

“Tudo que pudermos fazer para cuidar da saúde dos atletas, vamos fazer. Os procedimentos da LNB são muito rigorosos, mas são totalmente válidos. Tivemos um caso de um atleta do nosso time que testou positivo para Covid-19, e o companheiro de quarto dele não. No outro dia, depois do isolamento completo de ambos, o outro garoto testou positivo também. Ou seja, todos esses procedimentos são muito importantes. Se todos os clubes tiverem a mesma seriedade e transparência que a LNB tem, estaremos no caminho certo para a prevenção da Covid-19 nas competições”, disse

Aplicado na LDB 2021, o Protocolo de Prevenção à Covid-19 do NBB foi criado com a participação dos médicos Cláudio Cardone (Flamengo), José Fernando El Murr (São Paulo), Diogo Vilar (Unifacisa) e Diego Gadelha (Unifacisa), sob coordenação do Diretor Técnico-Operacional da LNB, Paulo Bassul, que buscou inúmeras referências de outras ligas ao redor do mundo para embasar ainda mais as medidas apresentadas ao Conselho de Administração da LNB, que por sua vez o aprovou de forma unânime.

Para o retorno das atividades em segurança, protocolo da LDB seguiu os moldes do utilizado na última temporada do NBB (João Pires/LNB)

Para colaborar e enriquecer o desenvolvimento do protocolo, a LNB contratou o médico infectologista Max Igor Banks Ferreira Lopes, do Hospital das Clínicas da USP, para dar todo o suporte necessário durante o período de elaboração e, por fim, chancelar o mesmo. Durante o processo, o profissional tirou todas as dúvidas da LNB e dos clubes sobre os mais variados segmentos.

A segunda etapa da fase classificatória da LDB 2021 acontecerá entre os dias 23 de agosto e 04 de setembro, separada em quatro sedes diferentes: Clube Duque de Caxias (Curitiba-PR), São Paulo FC (São Paulo), EC Pinheiros (São Paulo) e Flamengo (Rio de Janeiro).

Ginásio do Morumbi será uma das sedes da próxima etapa da LDB 2021 (Marcello Zambrana/LNB)

Ao final da fase de classificação, os quatro melhores de cada grupo avançam para a fase final, que por sua vez será disputada em sede única no Ginásio Antônio Prado Jr., do Paulistano. Nesta etapa, os oito times que avançaram serão divididos em dois novos grupos (C e D), onde todos se enfrentarão entre si dentro de suas chaves.

Após o desfecho dos jogos dos grupos C e D da fase final, os seguintes confrontos serão formados: 3º C x 4º D / 3º D x 4º C / 1º C x 2º D / 1º D x 2º C. Já no último dia, serão realizadas as disputas de: 7º x 8º, 5º x 6º, 3º x 4º e 1º x 2º (grande final).

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição nacional de base organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).