#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Seleção Brasileira

Quase toda do NBB

06-06-2014 | 06:32
Por Liga Nacional de Basquete

Para a disputa do Sul-Americano, José Neto convoca 18 atletas para o início dos treinamentos da Seleção Brasileira; com 14 nomes, NBB domina a lista

Auxiliar de Magnano, Neto será o responsável por comandar a Seleção no Sul-Americano (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Neto comandará a Seleção no Sul-Americano e é mais um representante do NBB no selecionado nacional (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

A temporada de atividades da Seleção Brasileira está aberta. Nesta sexta-feira, foram anunciados os 18 jogadores que iniciarão os treinos visando a disputa do Campeonato Sul-Americano. Para o torneio continental o cargo de técnico será ocupado por José Neto, atual bicampeão do NBB pelo Flamengo e assistente do argentino Rubén Magnano na equipe verde-amarela principal.

Ao todo, foram chamados 18 atletas por Neto e 14 deles disputaram a última temporada do NBB. Com quatro e três convocados cada, respectivamente, Flamengo e Franca Basquete foram as equipes com mais atletas na relação. Da lista, apenas Raulzinho, Rafael Luz, Augusto Lima e Rafael Hettsheimeir, todos atuando no basquete espanhol, não estiveram em quadra na última edição do maior campeonato de basquete do país.

Um dos destaques da campanha do Paulistano no vice-campeonato do NBB 2013/2014, o versátil ala Pilar é uma das caras novas da convocação. Enquanto isso, atletas que viveram bons momentos na última edição competição nacional, como Jefferson, do São José/Unimed, Olivinha, do Flamengo, e Jhonatan, do Franca, voltam a ser lembrados após alguns anos de ausência no time verde-amarelo.

Rivais nas quartas do NBB, Pilar e Léo Meindl estão na lista (Ale da Costa/Portrait)

Rivais nas quartas do NBB, Pilar e Léo Meindl estão na lista (Ale da Costa/Portrait)

A lista também conta com alguns dos dos grandes nomes da nova geração do basquete brasileiro, casos de Ricardo Fischer, do Bauru, Gegê e Felício, do Flamengo, Léo Meindl e Lucas Mariano, do Franca, e Humberto e Bruno Caboclo, do Pinheiros/SKY – convocados como convidados. Os sete garotos, que desfilaram seus talentos na LDB, tiveram bons desempenhos em suas equipes na última temporada do NBB e foram lembrados na convocação verde-amarela.

“Essa lista foi feita por mim e pelo Rúben (Magnano) com base nas observações da última temporada. É um grupo com experiência em seleção brasileira e com bagagem em competições internacionais. Vamos ter um tempo de treinamento necessário para deixar a equipe em condições de disputar o Sul-Americano. A competição é curta, apenas cinco dias, com três jogos classificatórios e depois duas partidas decisivas”, avaliou José Neto.

A apresentação do selecionado verde-amarelo acontecerá no dia 29/06, na cidade de São Paulo, onde também será realizado todo o período de treinamentos. O torneio continental será disputado entre os dias 24 e 28 de julho, na Venezuela, e levará seus três primeiros colocados para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015. Além disso, os quatro melhores garantirão vaga no Pré-Olímpico das Américas, também em 2015.

“É importante destacar que vamos em busca do título e de uma das três vagas para o Pan de 2015”, completa Neto, acrescentando que os jogadores também serão observados pelo técnico Magnano e poderão fazer parte da equipe nacional na Copa do Mundo da Espanha.

Maior reboteiro e eleito para o Quinteto Ideal do NBB 2013/2014, Jefferson está de volta à Seleção (João Pires/LNB)

Maior reboteiro e eleito para o Quinteto Ideal do NBB 2013/2014, Jefferson está de volta à Seleção (João Pires/LNB)

O Brasil está no grupo A do Sul-Americano, ao lado de Paraguai, o Equador e Argentina e na chave B estão Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. A estreia dos brasileiros acontecerá no dia 24/07, diante dos paraguaios.

Além do Sul-Americano, a Seleção Brasileira terá a Copa do Mundo como outro desafio em 2014. Para a competição que será realizada na Espanha, o técnico Rubén Magnano anunciará a convocação em breve.

Ricardo Fischer é um dos quatro armadores da convocação (Newton Nogueira/Divulgação)

Ricardo Fischer é um dos quatro armadores da convocação (Newton Nogueira/Divulgação)

Confira a lista completa dos convocados:

Armadores
Rafael Luz (Rio Natura Monbus – ESP), Raulzinho (Gipuzkoa Lagun Aro – ESP), Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru) e Gegê (Flamengo)

Alas
Vitor Benite (Flamengo), Arthur (UniCEUB/BRB/Brasília), Léo Meindl (Franca Basquete), Pilar (Paulistano/Unimed) e Jhonatan (Franca Basquete)

Pivôs
Jefferson (São José/Unimed), Olivinha (Flamengo), Augusto Lima (CB Múrcia –ESP), Lucas Mariano (Franca Basquete), Rafael Mineiro (Winner/Kabum/Limeira) e Rafael Hettsheimeir (Unicaja Málaga – ESP)

Atletas convidados
Bruno Caboclo (Pinheiros/SKY) e Humberto (Pinheiros/SKY)

Confira a tabela completa do Campeonato Sul-Americano:

Tabela do Sul-Americano

1ª Rodada – Dia 24 de julho
Brasil x Paraguai, Equador x Argentina, Uruguai x Chile e Peru x Venezuela

2ª Rodada – Dia 25 de julho
Equador x Brasil, Argentina x Paraguai, Peru x Uruguai e Venezuela x Chile

3ª Rodada – Dia 26 de julho
Paraguai x Equador, Argentina x Brasil, Chile x Peru e Venezuela x Uruguai

Dia 27 de julho
Disputa de 5º ao 8º lugares
3º A x 4º B e 3º B x 4º A
Fase semifinal
1º A x 2º B e 1º B x 2º A

Rodada Final – Dia 28 de julho
Disputa de 7º e 8º lugares
Disputa de 5º e 6º lugares
Disputa de 3º e 4º lugares