#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quase uma final

09-04-2013 | 11:28
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de campanhas idênticas no NBB, Basquete Cearense e Minas fazem confronto direto, nesta terça-feira, de olho no oitavo lugar

Basquete Cearense, do ala/pivô Felipe, e Minas, do norte-americano Crosby, farão uma partida eletrizante: quem leva a melhor? (Montagem/LNB)

Não é só a disputa pelo G-4 que movimenta este final de fase de classificação da temporada 2012/2013 do NBB. Brigando para ficar com a oitava posição e conquistar o mando de quadra nas oitavas de final, SKY/Basquete Cearense e Icatu/Minas medirão forças, nesta terça-feira (09/04), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 20 horas (de Brasília).

O equilíbrio entre as duas equipes pode ser provado ao analisar suas campanhas, que são exatamente iguais: 16 vitórias em 32 partidas (50% de aproveitamento). Os mineiros ocupam a 9ª posição, e levam vantagem sobre o time do Nordeste, 10º colocado, por ter vencido o confronto direto no primeiro turno (86 a 84).

“É o jogo mais importante da temporada. Se ganharmos, vamos ficar perto de terminar a fase na oitava colocação e conseguiremos o mando de quadra, isso é fundamental”, afirmou o pivô cearense Drudi, dono de expressivas médias de 13,9 pontos e 5,3 rebotes na competição nacional.

Já pensando nos playoffs, ambas as equipes desejam ficar com o 8º lugar para conquistarem o mando de quadra nas oitavas de final, contra o 9º colocado. O atual dono da posição almejada por cearenses e mineiros é o Paulistano/Unimed, que soma 17 triunfos em 34 jogos (50% de aproveitamento). Porém, a posição do time paulista pode estar com os dias contados, já que a equipe paulista encerrou sua participação na fase de classificação e Minas e Basquete Cearense ainda terão dois jogos cada pela frente.

“Nós estamos muito focados para este jogo. Por causa do confronto direto, essa partida virou uma decisão para nós. Estamos nos preparando muito bem e entrando no clima dos playoffs. A equipe está preparada”, comentou o ala/armador André Góes, terceiro cestinha da equipe na temporada, com média de 11,1 pontos por jogo.

O esquadrão do Ceará vive uma excelente fase na atual temporada. A equipe de Alberto Bial venceu cinco dos últimos seis jogos que disputou, contra Palmeiras e Suzano/Cesumar/Campestre, em casa, e Paulistano, São José/Unimed e Mogi das Cruzes/Helbor, longe de seus domínios.

Após enfrentar os mineiros, o Basquete Cearense encerra sua participação na fase de classificação jogando contra o Vila Velha/Garoto/UVV, em casa, podendo confirmar o 8º lugar e poder jogar as partidas decisivas da série oitavas de final ao lado de seu torcedor, fator essencial na campanha da equipe.

“Costumo dizer que a torcida é o nosso sexto jogador, transmite uma energia muito grande para nós. Vamos contar com o apoio dele, como tem sido até aqui, inclusive nos momentos mais difíceis”, explicou Drudi.

Já o time de Belo Horizonte acumula duas vitórias consecutivas, contra Liga Sorocabana, jogando em seu ginásio, e diante do vice-líder Uniceub/BRB/Brasília, fora de casa. Porém, a tarefa do clube mineiro não será fácil. Além do duelo direto frente aos cearenses, a equipe comandada por Raul Togni enfrentará o Paschoalotto/Bauru, que atualmente ocupa a quarta posição e ainda luta para firmar sua vaga no G-4, para ter o direito de avançar direto para as quartas de final do NBB.

 

Curiosidades da partida:

500
O experiente armador do Basquete Cearense, Matheus, pode atingir a marca de 500 assistências no NBB. Para isso se concretizar, o atleta de 33 anos precisa distribuir três passes perfeitos.

150 jogos
Um dos destaques do Minas na temporada, o ala Betinho completará 150 partidas em sua trajetória no NBB.

Primeiro turno
Jogando em casa, o Minas venceu os cearenses de forma dramática, por 86 a 84, com três lances livres convertidos pelo norte-americano Beal já com o cronômetro zerado.