#JOGAJUNTO

LDB

Quase lá

26-09-2013 | 11:49
Por Liga Nacional de Basquete

Com 19 vitórias consecutivas na LDB 2013, time Sub-22 do Flamengo está próximo de igualar sequência de triunfos da equipe adulta no último NBB

Flamengo venceu seus primeiros 19 compromissos na disputa da LDB 2013 (Luiz Pires/LNB)

Não é só no NBB que o Flamengo conseguiu somar um número expressivo de vitórias consecutivas. Depois de acumular 20 resultados positivos no início da última temporada e estabelecer a maior sequência de triunfos na fase de classificação da história da principal competição de basquete do país, o clube rubro-negro tem outro motivo para se orgulhar.

Na disputa da LDB 2013, a equipe flamenguista Sub-22 ainda não sabe o que é perder. Até o momento, os comandados do técnico Paulo Chupeta já enfrentaram e venceram todos os outros 19 times que participam do maior campeonato de base do basquete brasileiro e lideram a competição com folga..

Porém se engana quem pensa que o esquadrão rubro-negro teve vida fácil para somar 19 vitórias nas 19 partidas que disputou na maior competição de base do basquete brasileiro. Com o elenco reformulado em relação ao que disputou a última edição do campeonato Sub-22, o time da Gávea precisou mostrar muita maturidade logo de cara.

“Na primeira etapa nossa equipe ainda estava sendo montada e ainda não tínhamos o Gegê. Então, tentei fazer com que os outros garotos amadurecessem mais rápido e tivemos a grata surpresa de fechar aquela etapa invictos”, explicou o técnico Paulo Chupeta, que ainda aproveitou para exaltar a inspiração no feito conquistado pelo time adulto.

“Claro que o momento vivido pelo adulto serviu de estímulo para a garotada. O adulto fez uma bela campanha no NBB e nós pouco a pouco fomos vendo que poderíamos chegar perto disso na LDB também. Mas sabemos que isso pode mudar de uma hora para a outra e temos que manter o pensamento vencedor”, completou o treinador.

Mesmo com a proximidade de igualar e até mesmo ultrapassar a sequência de 20 triunfos colocada por Marquinhos e cia. no NBB 2012/2013, o time flamenguista Sub-22 prefere não colocar isso em primeiro plano. Porém o armador Gegê, que também fez parte do elenco adulto campeão do NBB na última temporada, viu de perto o quanto é importante começar bem uma competição para chegar bem na reta final.

“A base do nosso Sub-22 fez parte do elenco do adulto no último NBB. Mesmo sem ter muito tempo de quadra, todos nós vimos a importância de se começar bem um campeonato para chegar com força na fase decisiva para chegar ao título. Não só nessa LDB, como nas anteriores, estamos fazendo uma campanha muito regular. Mas a grande característica do nosso time é pensar sempre jogo a jogo. Não planejamos nada com antecedência e essa é nossa grande virtude”, disse Gegê.

Gegê é o destaque do Flamengo na competição Sub-22; armador também fez parte da equipe adulta no título do último NBB (Luiz Pires/LNB)

Mesmo com a campanha impecável e a vaga entre os oito melhores colocados praticamente assegurada, o Flamengo não quer saber de relaxamento nas nove partidas que restam para a equipe na fase de classificação da LDB 2013. Então, a grande motivação do elenco se resume a vestir a camisa de um dos maiores clubes do país.

“Com certeza não podemos nos acomodar. O espírito para jogar no Flamengo é matar um leão por dia. Independente de estarmos com uma situação confortável na tabela de classificação, seguimos focados em busca do objetivo final. Nossa pegada vai ser a mesma das etapas anteriores nesses jogos que ainda temos para fazer”, exaltou Gegê, que lidera o ranking de assistências da LDB 2013, com média de 10,6 passes decisivos por jogo.

Para não relaxar, o Flamengo conta com um importante trunfo no banco de reservas. Campeão do NBB 2008/2009 e da LDB 2011 à frente do próprio clube carioca, o experiente técnico Paulo Chupeta sabe o quanto a competição Sub-22 pode ajudar os garotos flamenguistas a conseguirem espaço na equipe adulta, atualmente comandada por José Neto.

“Eu converso muito com eles sobre a visibilidade que eles têm nessa LDB. O Neto está dando bastante atenção à garotada e eles (atletas) não podem perder o foco. Além de estarem focados no título da LDB, eles sabem que com boas atuações aqui poderão ter mais oportunidades no time adulto. Que garoto que não quer jogar num time como o Flamengo, atual campeão do NBB? Então, deixo isso bem claro para eles”, disse o comandante do Flamengo na LDB.

Técnico Paulo Chupeta tem a missão de não deixar o Flamengo relaxar no restante da fase de classificação da LDB 2013 (Luiz Pires/LNB)