#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Que venha a Argentina!

12-07-2012 | 08:37
Por Liga Nacional de Basquete

Com ritmo forte do início ao fim, Brasil vence a Espanha e, nesta quinta, encara a Argentina pela Final do Super 4, em Foz do Iguaçu

A Seleção Brasileira volta a jogar nesta quinta contra a Argentina pela Final do Super 4 (Colin Foster/CBB)

Com grande aproveitamento dos arremessos de quadra, a Seleção Brasileira Adulta masculina venceu, na noite desta quarta-feira, a Espanha B, pelo placar de 101 a 68. A partida foi realizada no ginásio Costa Cavalcanti e fechou a primeira rodada do Super 4 Eletrobras de Basquete. A final será nesta quinta, às 20h, contra a Argentina, que venceu o Chile na preliminar, por 96 a 62. O Sportv transmite ao vivo.

O cestinha do jogo foi o ala Marcelinho, com 23 pontos, seguido pelo ala/armador Leandrinho, com 15, o ala/pivô Guilherme Giovannoni, com 14, e o pivô Tiago Splitter, que teve 9 pontos e 8 rebotes. Pela Espanha, Colom fez 17 e Doblas contribuiu com 12. O Brasil teve excelente aproveitamento dos arremessos de três pontos (16/25, totalizando 64%) e dos pontos totais tentados – foram 101 de 170 (59%).

A Seleção Brasileira experimentou uma situação diferente  nesta quinta-feira que deve se repetir contra a Argentina. No início do primeiro quarto, a Espanha marcou individualmente os jogadores, mas sempre dando carga maior nos pivôs. Isso liberou espaço para que Marcelinho Huertas achasse seu xará, Marcelinho Machado, pronto para dar um grande show de arremessos. O Brasil abriu rapidamente 20 a 7, quando Rubén Magnano passou a colocar os jogadores do banco, que mantiveram bom o nível.

Pivô Nenê retornou ao time após ser poupado nos últimos jogos (Colin Foster/CBB)

Foram os reservas que começaram a superar a complicada defesa por zona da Espanha, que foi utilizado até o fim do jogo. Larry Taylor e Raulzinho atuaram juntos, alternando as posições de armador e ala/armador, e tiveram boa participação – o primeiro fez 7 pontos e deu 6 assistências; o segundo fez 9 pontos e deu 3 passes decisivos. Os pivôs seguiam muito marcados, mas ajudavam na defesa e nos rebotes, proporcionando contra-ataques rápidos por Leandrinho e Alex. Apesar disso, o segundo quarto foi mais equilibrado, e no intervalo o placar era de 49 a 36.

Depois da conversa com Magnano no intervalo, a Seleção Brasileira voltou voando e colocou 34 pontos de vantagem. O terceiro quarto terminou 30 a 9, e apesar da derrota por 23 a 22 na última parcial, o Brasil conseguiu no último segundo uma cesta de três, com Huertas, que o fez bater a barreira dos 100 pontos e levar a torcida paranaense ao delírio com a vitória por 101 a 68.

“A Argentina é um rival que a gente conhece bem. É um dos adversários mais fortes que a gente pode enfrentar m Londres. É um teste bom aqui em casa. A gente fez um jogo bom lá, e agora vamos ter o apoio da torcida”, disse Marcelinho Huertas.