#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quem abre 2 a 1?

03-05-2014 | 03:18
Por Liga Nacional de Basquete

Empatados em 1 a 1, Franca e Paulistano disputarão terceira partida da série de quartas de final do NBB 2013/2014 neste domingo, no interior paulista

Embate entre os armadores Dawkins, do Paulistano, e Figueroa, do Franca, é um dos atrativos da série (Allan Conti/Divulgação)

Embate entre os armadores Dawkins, do Paulistano, e Figueroa, do Franca, é um dos atrativos da série (Allan Conti/Divulgação)

A série de quartas de final do NBB 2013/2014 entre Paulistano/Unimed e Vivo/Franca será desempatada neste domingo. Depois de um triunfo para cada equipe nas duas primeiras partidas, na cidade de São Paulo, os times farão o terceiro jogo do confronto, neste domingo, às 11 horas (de Brasília), no Ginásio “Pedrocão”, no interior paulista, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Dono da segunda melhor campanha na fase de classificação, o Paulistano entrou para a série com a vantagem do mando de quadra. Porém, após triunfar na abertura do duelo, a equipe dirigida pelo técnico Gustavo De Conti viu os rivais venceram o segundo jogo e inverterem o cenário.

“No segundo jogo, nós nos comunicamos pouco na defesa e estávamos distraídos. O bom é que é uma série. Nós podemos ganhar, mas precisamos treinar a defesa e em outros pontos para mudar e ganhar o próximo jogo, lá em Franca”, afirmou o armador norte-americano Kenny Dawkins, do Paulistano.

Paulistano, de Pilar, já venceu Franca este ano no Pedrocão (Newton Nogueira/Divulgação)

Paulistano, de Pilar, já venceu Franca este ano no Pedrocão (Newton Nogueira/Divulgação)

Então, agora, para alcançar a inédita classificação às semifinais do maior campeonato de basquete do país, o clube da capital precisará de um resultado positivo como visitante. Para elevar o nível de confiança, a equipe se apoia na vitória conquistada em solo francano durante a fase de classificação da atual temporada do NBB. Na ocasião, com grande desempenho de Pilar, o Paulistano levou a melhor por 84 a 83, em partida decidida apenas nos segundos finais.

“Jogar em Franca é sempre difícil, ainda mais em uma situação de playoffs como essa, em que a torcida deles certamente comparecerá em peso. Mas nosso time vai bastante confiante para lá até porque vencemos eles lá durante a primeira fase. Somos maduros o suficiente para encarar esse tipi de desafio e estamos prontos para conseguir recuperar a vantagem na série. Perder em casa é duro, mas sabemos que do mesmo jeito que eles nos venceram em São Paulo, podemos batê-los lá em Franca”, disse o ala Pilar, terceiro maior cestinha do Paulistano na competição, com média de 11,9 pontos por jogo.

Do outro lado, Franca está com uma grande chance de voltar às semifinais do NBB após duas temporadas. Finalista da terceira edição da competição nacional, a equipe não conseguiu figurar entre os quatro primeiros colocados desde então e agora deu um grande passo rumo a tal feito.

Com a vitória conquistada na última terça-feira, na capital do Estado de São Paulo, que veio graças a um bom aproveitamento ofensivo, principalmente nas bolas de três pontos – foram 12 acertos em 21 tentativas (57,1% de aproveitamento) -, o time dirigido pelo técnico Lula Ferreira terá duas partidas seguidas ao lado de seu torcedor e terá a oportunidade de fechar a série em casa.

“A gente tem que usar a força da torcida a nosso favor. Franca é uma cidade onde a pressão é muito grande e isso pode ser um fator importante para nós”, exaltou o jovem ala Léo Meindl, grande destaque da vitória francana na segunda partida do confronto, com 22 pontos.

“Vamos tentar impor o nosso ritmo desde o começo do jogo. Temos o pensamento de fechar a série com esses dois jogos em casa e vamos com tudo atrás disso. Temos que pensar jogo a jogo e colocar em quadra tudo o que treinamos e combinamos durante estes últimos dias”, completou o jogador, de apenas 21 anos.

Com uma vitória em São Paulo, Franca chega para os jogos em casa com chance de fechar a série (Allan Conti/Divulgação)

Com uma vitória em São Paulo, Franca chega para os jogos em casa com chance de fechar a série (Allan Conti/Divulgação)

Independente do resultado do duelo deste domingo, as equipes voltarão à quadra na próxima terça-feira, novamente no Ginásio “Pedrocão”, às 19 horas (de Brasília), mais uma vez com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Caso necessária, a quinta e decisiva partida da série será realizada sob os domínios do Paulistano, na capital paulista, em data ainda a ser definida pelo Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB).

Confira o calendário completo da série de quartas de final do NBB 2013/2014 entre Paulistano e Franca:

Jogo 1 – Paulistano/Unimed 82 x 72 Vivo/Franca
Jogo 2 – Paulistano/Unimed 67 x 87 Vivo/Franca
Jogo 3 – 04/05 (domingo), às 11 horas – Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 4 – 06/05 (terça-feira), às 19 horas – Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* – a definir – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (ao vivo no SporTV)

*Se necessário