#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quem leva a melhor?

25-11-2016 | 06:20
Por Liga Nacional de Basquete

Dono da 2ª melhor defesa da temporada, Liga Sorocabana recebe Brasília, que tem 2º melhor ataque; duelo será neste sábado, com transmissão ao vivo da Band

Marcados por estilos diferentes neste início de temporada, LSB/Uniso e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília farão duelo que promete muita emoção, neste sábado (26/11), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Gualberto Moreira, com transmissão ao vivo da Band. Vindo de duas derrotas, os sorocabanos buscam voltar ao caminho das vitórias, enquanto os candangos tem dois resultados positivos em sequência.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Segunda melhor defesa contra segundo melhor ataque, os opostos entrarão em Sorocaba (SP). Com 73,0 pontos sofridos por partida, a Liga Sorocabana divide a vice-liderança no quesito defensivo, ao lado do Minas, atrás apenas do Universo/Vitória, que sofre 71,0 tentos de média. Já o Brasília, que marca 86,8 pontos por confronto, está abaixo apenas do Flamengo no aspecto ofensivo, que faz 92,8 tentos de média.

Luisinho, da LSB

Mesmo em grande atuação de Luisinho, que anotou 18 pontos em 22 tentados, a LSB acabou derrotada, por 69 a 63, contra o Minas (Murilo Amadei/LSB)

Dividindo a vice-liderança entre as defesas da competição, Liga Sorocabana e Minas ficaram frente a frente na última quinta-feira (24/11). Em um confronto equilibrado e marcado pelo belo desempenho dos dois setores defensivos, os mineiros bateram os sorocabanos, por 69 a 63, fora de casa. Destaque para as atuações individuais de Luisinho (18 pontos), Castellon (15 pontos) e Alexandre Paranhos (11 pontos e nove rebotes), que mesmo assim não evitaram a derrota da equipe paulista.

Nos quatro primeiros jogos da temporada, a Liga Sorocabana oscilou entre bons e maus resultados. Nas duas partidas iniciais, a equipe comandada por Rinaldo Rodrigues saiu vitoriosa, ao bater Campo Mourão Basquete (78 a 73), fora de casa, e Franca Basquete/Magazine Luiza (87 a 66), primeiro confronto ao lado de sua torcida. Nas duas últimas, derrotas para Gocil/Bauru Basket (84 a 70) e Minas (69 a 63), ambas em casa.

“A Liga Sorocabana teve um início muito bom. Ganhou o primeiro jogo fora de casa, depois ganhou do Franca em casa. Sempre tivemos dificuldades contra eles, e sei que os jogadores têm consciência da importância que é estar concentrado e focado pra fazer o que preparamos para sair com a vitória, que será fundamental para a sequência do campeonato”, disse Bruno Savignani, técnico do Brasília.

Se a Liga Sorocabana vem de uma sequência ruim, o Brasília vive uma exatamente oposta. Com duas vitórias e uma derrota nos três primeiros jogos, a equipe candanga venceu as últimas duas partidas, ambas fora de casa, contra adversários de peso. Semana passada, o elenco comandado por Bruno Savignani visitou o Solar Cearense e o bateu por 81 a 72, e na última quinta (24/11), o Paulistano/Corpore, por 94 a 70.

No confronto contra o time da capital paulista, o Brasília contou com mais uma grande atuação de Lucas Mariano, um dos destaques da temporada, que anotou 21 pontos e pegou seis rebotes. Destaque também para o ala/armador Deryk, responsável por 18 pontos, quatro rebotes e quatro assistências, e o armador Fúlvio, que terminou o jogo com 11 pontos em 14 tentados (78,6% de aproveitamento) e ainda distribuiu sete assistências.

Fúlvio, do Brasília, e Georginho, do Paulistano

Completamente seguro na armação, Fúlvio ditou o ritmo candango na vitória sobre o Paulistano e terminou a partida com 11 pontos e sete assistências (Filippo Ferrari/Divulgação)