#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Que momento

25-01-2018 | 02:31
Por Liga Nacional de Basquete

Campeão Paulista e 11 vitórias seguidas no NBB CAIXA: Paulistano volta à Liga das Américas em um de seus melhores momentos e inicia luta por troféu internacional

Que momento: Paulistano não sabe o que é perder a 11 jogos e chega embalado para LDA (Davi Tiago/CAP)

O Paulistano/Corpore vive, certamente, um dos melhores momentos de sua história. Campeão Paulista no início da temporada e atual vice-líder do NBB CAIXA 17/18, com 11 vitórias seguidas, a equipe da capital paulista chega com a moral lá em cima para disputar a Liga das Américas 2018.

Vice-campeão do último NBB, o Paulistano garantiu sua vaga e disputará o principal torneio interclubes do continente pela segunda vez. A estreia acontecerá nesta sexta-feira (26/01), às 22h30 (de Brasília), diante do Español de Talca (CHI), anfitrião do Grupo B. O Sportv.com transmite o duelo ao vivo.

Depois, o time dirigido pelo técnico Gustavo De Conti enfrentará o Mogi das Cruzes/Helbor, no sábado, e o San Lorenzo (ARG), no domingo. As duas partidas terão início às 20 horas (de Brasília) e terão transmissão ao vivo do SporTV 3. Os dois melhores da chave avançam aos playoffs.

“A Liga das Américas é um torneio de tiro curto e você não pode nem comemorar muito uma vitória e nem lamentar muito uma derrota. Nosso pensamento é deixar tudo em quadra a cada jogo. Sabemos que cada jogo é praticamente uma ‘final’ e estamos focados na classificação”, disse o armador Elinho, um dos poucos atletas do elenco do Paulistano que já jogou a Liga das Américas.

“É ótimo o nosso momento no NBB CAIXA, mas aqui é outro torneio, outro estilo de jogo. Claro que quando você está confiante, as coisas fluem mais naturalmente, mas isso não é o suficiente e temos que jogar duro o tempo todo. Vamos tentar manter o ritmo que estamos”, completou o camisa 5, que disputou a edição de 2016 pelo Mogi.

Nenhum dos atletas que disputou a LDA 2015 está mais no Paulistano (FIBA/Divulgação)

No ano de 2015, em sua primeira participação, o Paulistano também chegou à Liga das Américas após o vice-campeonato do NBB CAIXA da temporada anterior (2013/2014). No entanto, naquela oportunidade, a equipe estava em um momento instável.

Mesmo com nomes como Dawkins e Holloway no elenco, o time da capital paulista chegou para as disputas do Grupo C da Liga das Américas 2015 após três derrotas seguidas no NBB CAIXA e uma irregular campanha de oito vitórias em 19 jogos. Com apenas um triunfo em três partidas, a equipe acabou precocemente eliminada do torneio continental.

“Em 2015 a equipe chegou bem também. O problema é que a LDA é muito equilibrada, com um nível altíssimo de competitividade. Se trata de um torneio com equipes grandes, com jogadores de muita qualidade. Somos mais uma dessas equipes e vamos lutar a cada jogo pela vitória”, disse o comandante De Conti.

Em um momento completamente oposto, o Paulistano chega para sua segunda participação na Liga das Américas com a moral lá no alto. Com um elenco bastante homogêneo, a equipe conquistou o inédito título do Campeonato Paulista no início da temporada e entrou embalada no NBB CAIXA.

Atualmente na vice-liderança da competição nacional, o time alvirrubro venceu seus últimos 11 jogos e estabeleceu sua maior sequência invicta na história do NBB CAIXA. Ao todo, os comandados de Gustavo De Conti têm um total de 13 vitórias e apenas três derrotas no campeonato.

“A campanha no NBB não tem influência na nossa participação na LDA. Encaramos como um outro campeonato, com outro formato e que realmente começamos do zero. Essa sequência de vitórias não interfere nem se fosse um jogo de NBB. O que passa em um jogo que acabou não deve interferir no jogo seguinte”, alertou Gustavo De Conti.

“O San Lorenzo nosso adversário no grupo é o favorito não só do grupo, como ao título do campeonato, temos adversários complicados pela frente”, completou o treinador do Paulistano.