#JOGAJUNTO

NBB Caixa

QuintetoCBC #01

30-11-2020 | 07:46
Por Liga Nacional de Basquete

Armador rubro-negro, garrafão de peso e alas de peso: conheça o Quinteto Ideal CBC do mês de novembro

Novidade na área! Agora, ao final de todo mês, teremos o Quinteto Ideal CBC com os jovens atletas sub-22 que mais se destacaram durante o mês no NBB 2020/2021. Em novembro, os nomes já foram elencados; são eles: o armador Yago Mateus (Flamengo), os alas Gui Santos (Minas Tênis Clube) e Daniel Von Haydin (Cerrado Basquete), além dos pivôs Márcio (Sesi Franca Basquete) e Paulo Scheuer (Pato Basquete).

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Nesta lista, os nomes elegíveis são de jogadores de até 22 anos (nascidos a partir de 1999), idade máxima para participar da próxima edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete – LDB.

Vale lembrar que as escolhas são feitas pelos editores do portal da LNB e não necessariamente refletem a opinião da entidade. Confira a Seleção e deixe seu pitaco nas nossas redes sociais.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.

#1 – Yago Mateus (Flamengo)

Yago tem sido um dos bons nomes do recheado elenco rubro-negro no NBB 2020/2021 (Antonio Penedo/Mogi das Cruzes)

O primeiro nome da lista ficou com o jovem armador Yago Mateus, nascido em 1999. Já consolidado como um dos grandes nomes da posição no Brasil, o “monstrinho”, como é conhecido, reforçou o Flamengo para a disputa do NBB 2020/2021 e, logo em seu primeiro mês atuando na competição com as cores rubro-negras, já deixou uma boa impressão.

Ao todo, foram cinco jogos e cinco vitórias que renderam a Yago médias consistentes de 10,4 pontos, 4,8 rebotes, 5,6 assistências e 14,6 de eficiência. Isso, ainda, com o armador vindo do banco e sendo uma ótima peça na rodagem do elenco comandado por Gustavo De Conti – média de 27,4 minutos por jogo.

#2 – Gui Santos (Minas Tênis Clube)

Gui Santos tem ganho mais minutos no profissional nesta temporada (Gilvan de Souza/LNB)

Guilherme Carvalho dos Santos, ou só Gui Santos, mesmo nascido em 2002 e com 18 anos de idade já é considerado uma grande e valiosa joia do basquete brasileiro. O ala de 1,97m, que atua no Minas Tênis Clube e tem tido mais minutos nesta temporada, converteu as oportunidades de estar em quadra em números sólidos.

Após cinco jogos disputados, com quatro vitórias (perdeu somente para o Flamengo na estreia), Gui Santos anotou médias de 9,6 pontos, 5,2 rebotes, 1,8 assistências e 10,6 de eficiência. As boas médias, de um jovem em plena evolução, são frutos do trabalho feito com o atleta que ganhou mais espaço no elenco de cima. Prova disso foi o pulo de 3,5 minutos por jogo na temporada passada para os 25,3 da atual.

#3 – Daniel Von Haydin (Cerrado Basquete)

Daniel Von Haydin tem sido uma peça importante na rotação do Cerrado neste NBB (Willian Oliveira/Foto Atleta)

Daniel Von Haydin é outro que aparece na lista. Com apenas 21 anos, o jovem jogador deu um pulo considerável na carreira ao vestir as cores do Cerrado nesta temporada do NBB. A equipe, que estreoou no NBB nesta temporada, trouxe o ala com a promessa de lhe conceder mais minutos dele na elite do basquete brasileiro. Dito e feito.

Nessa temporada, o jogador já tem média de 23,4 minutos por jogo, além de 11,4 pontos, com um aproveitamento de 43,3% nas bolas para 3 pontos, sua especialidade.

#4 – Márcio (Sesi Franca Basquete)

Promessa da base, Márcio tem se tornado já uma realidade no elenco de cima (João Pires/LNB)

Entre os homens do garrafão temos Márcio Henrique, de apenas 18 anos. Ate aqui, o pivô tem sido um dos destaques jovens do Franca nesta temporada do NBB, ainda mais com a equipe tendo baixas no setor durante a offseason.

Suas médias são de 8,2 pontos e 3,8 rebotes, com 18,2 minutos de quadra por jogo, se tornando uma peça importante na rotação do elenco comandado pelo técnico Helinho Garcia.  A evolução do jogador é tão notável que ele foi premiado com uma convocação para defender a Seleção Brasileira na AmeriCup nos jogos contra Panamá e Paraguai.

#5 – Paulo Scheuer (Pato Basquete)

Scheuer tem evoluido nessa temporada com a camisa do Pato Basquete (Antonio Penedo/Mogi)

Encerrando a lista, temos o pivô Paulo Scheuer, nascido ainda em 1999. Nessa temporada a jovem promessa de Pato Branco tem entregue mais dentro de quadra, ainda mais com o time reformulado e marcado por um elenco jovem e forte.

Suas médias no último mês foram de 8,2 pontos e 4,8 rebotes, tendo duas partidas, uma de 12 pontos e nove rebotes  e outra de 15 pontos e 8 rebotes, contra VipTech Campo Mourão e Flamengo, respectivamente, como as principais atuações nos jogos em que esteve em quadra até aqui.