#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Razões para acreditar

06-02-2018 | 01:16
Por Liga Nacional de Basquete

Três vitórias nos últimos cinco jogos, elenco quase completo e sequência no Rio de Janeiro: Vasco inicia momento decisivo no NBB CAIXA para "mudar status"

Título da Copa Avianca criou ainda mais expectativa em cima do Vasco para o NBB 10 (João Pires/LNB)

Muita expectativa se criou em cima do Vasco da Gama para a décima edição do NBB CAIXA. Depois de debutar na competição na última temporada com uma campanha discreta, que parou nas oitavas de final, o clube carioca foi ao mercado e montou um elenco estrelado.

Para criar ainda mais euforia, logo em seu primeiro compromisso, o time comandado pelo técnico André Barbosa iniciou a temporada com o título invicto da Copa Avianca, torneio de preparação realizada pela LNB em parceria com a companhia aérea que patrocina o NBB CAIXA há dois anos.

Só que o “jogo virou” e o início do Vasco no campeonato foi duro. Com várias lesões e um momento político no clube bastante tumultuado, a equipe venceu apenas quatro de suas primeiras 14 partidas e, ao invés de brigar por um lugar no G-4 ou até pela liderança como muitos previam, se acostumou a batalhar por uma vaga no grupo 12 que vão aos playoffs.

Agora, a fase parece ser outra e o time cruz-maltino vive seu melhor momento no NBB CAIXA 17/18. Depois de uma convincente vitória sobre o Minas, no dia 23/01, a equipe acabou derrotada no clássico contra o Flamengo e partiu para uma sequência de três jogos no Estado de São Paulo. O saldo da turnê paulista foi positivo e o Vasco voltou para casa com dois triunfos na conta.

Em meio às lesões e ausências, Gustavo se firmou como peça importante do Vasco (Thiago Moreira/Vasco)

As três vitórias nos últimos cinco jogos podem ser explicadas facilmente. Por muito tempo, André Barbosa teve que quebrar a cabeça para montar o quinteto inicial do Vasco, ora com Giovannoni jogando de 3 (ala) e até mesmo com Gustavo Basílio fazendo as vezes de armador. Agora, com praticamente força máxima, o treinador vascaíno tem opções de sobra e de muita qualidade.

Fúlvio, por exemplo, está recuperado da lesão muscular que o tirou das quadras por mais de 50 dias e já voltou sendo decisivo nos triunfos sobre LSB e Pinheiros, levando até um lugar na Seleção da Semana #14. Outro que voltou é o norte-americano David Jackson, que ficou afastado por quatro jogos devido ao momento financeiro instável do clube.

Com Fúlvio e DJ de volta, André Barbosa tem apenas um desfalque, o ala Gui Deodato, que segue em recuperação de uma fratura no pulso. Mais do que isso, a volta dos dois experientes jogadores dá mais tranquilidade ao Vasco em um momento decisivo da temporada. Principais nomes da equipe até o momento, Giovannoni e Gustavo Basílio jogam mais soltos com os retornos de DJ e Fúlvio, o agora titular Renato Carbonari melhorou seu desempenho e outras peças estão se encaixando.

Em um momento de decisão e com a fase de classificação chegando ao fim, André Barbosa estar próximo de achar a formação titular do Vasco. Reserva em seus três primeiros jogos no retorno, Fúlvio deve voltar ao quinteto inicial. Quarto maior cestinha do time na temporada, Gustavo se firmou na vaga de Deodato, cumprindo com a excelência a função de ser o cara da “correria”. Jackson de volta traz ao time o poder de fogo que estava faltando. No garrafão, o treinador passou a usar Renato ao lado de Giovannoni, o que traz mais versatilidade ao time tanto no jogo interno quanto nas bolas de longa distância. Tudo isso, ainda tendo Nezinho, Dedé, Hayes, Lucas Mariano e o jovem Alexei vindo do banco de reservas.

David Jackson voltou, e Vasco tem quase força máxima para reta final da fase de classificação (Thiago Moreira/Vasco)

Ainda na 11ª posição, com um total de sete vitórias em 19 jogos, a equipe terá uma chance de ouro de subir na tabela. Nesta terça (06/02), o Vasco receberá o Solar Cearense (9º) em São Januário. Dois dias depois, o rival será o Universo/Vitória (8º). Os adversários seguintes, depois do Carnaval, serão Botafogo (13º), na Arena Carioca 1, e Campo Mourão (14º), no Paraná.

Caso vença as quatro partidas, o time alvinegro pode chegar bem perto ou até mesmo entrar no G-8 e mudar seu status no campeonato. Ao invés de luta para se classificar, a equipe pode passar a brigar pelo mando de quadra na primeira rodada dos playoffs.

“Viemos de duas vitórias importantes em São Paulo, contra Liga Sorocabana e Pinheiros, que são adversários qualificados. Entramos neste segundo turno para mudar a nossa história no campeonato e chegar aos playoffs em excelentes condições. Queremos alcançar o mais alto nível de equipe no NBB e estamos trabalhando para isso, nosso time tem potencial”, exaltou o capitão Nezinho.

Com um elenco para lá de experiente, o Vasco tem razões para acreditar em um “bote final”. Mesmo fazendo uma temporada bem abaixo do esperado até o momento, nenhuma equipe deve desejar cruzar o caminho dos cruz-maltinos no mata-mata. Antes, o desenho era de um time que chegaria em 11º ou 12º, mas agora o cenário clareou e os cariocas têm totais chances de terminarem a fase de classificação em oitavo, sétimo ou até na sexta posição. Façam suas apostas e cruzem os dedos para o Vasco não pegar sua equipe nos playoffs.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.