#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Reencontro especial

11-12-2015 | 07:38
Por Liga Nacional de Basquete

Nascido e criado em Franca, Lucas Mariano, do Mogi, reencontra sua ex-equipe no Pedrocão pela primeira vez; confira mais sobre duelo deste sábado, ao vivo na RedeTV!

Neste sábado, o Ginásio Pedrocão será palco de um reencontro especial. Nascido, criado e revelado na Capital do Basquete, o ala/pivô Lucas Mariano, do Mogi das Cruzes/Helbor, enfrentará o Franca e sua torcida pela primeira vez na carreira, agora vestindo a camisa mogiana.

O duelo, que promete ser bastante especial, acontecerá às 17h30 (de Brasília) e terá transmissão ao vivo para todo o Brasil através da RedeTV!.

Por isso, preparamos um apanhado de informações e curiosidades sobre o confronto entre Franca Basquete e Mogi das Cruzes. Confira tudo e não perca esta partida, que tem tudo para ser de arrepiar!

Confira as curiosidades do confronto entre Franca e Mogi:

Especial
Um dos reforços do Mogi para esta temporada, o ala/pivô Lucas Mariano enfrentará o Franca no Pedrocão pela primeira vez na história. Nascido e criado na Capital do Basquete, o jogador de 22 anos defendeu as cores francanas nas seis últimas temporadas do NBB e agora retornará ao Tempo do Basquete, mas com a camisa mogiana.

Deu Mogi
Apesar de ser o primeiro jogo entre os dois times na atual temporada do NBB, Mogi e Franca estiveram frente a frente recentemente. Isso aconteceu em Barquisimeto, na Venezuela, em duelo válido pela última rodada do Grupo F da fase semifinal da Liga Sul-Americana 2015. Na ocasião, os mogianos levaram a melhor, por 83 a 64.

O cestinha do jogo foi o ala Bruno Irigoyen, do Franca, com 17 pontos, seguido pelo ex-francano Lucas Mariano, do Mogi, que fez 16 pontos em seu primeiro reencontro com o time da Capital do Basquete.

Mogi, do ex-francano Lucas Mariano, levou a melhor sobre o Franca na Liga Sul-Americana 2015 (Jose Jimenez Tirado/FIBA Americas)

Depois de enfrentar Franca na Liga Sul-Americana, Lucas Mariano reencontrará o Pedrocão pela primeira vez (Jose Jimenez Tirado/FIBA Americas)

Em alta
E por falar nele, Bruno está vivendo a melhor fase de sua carreira. Uma das contratações do Franca para esta temporada, o ala de 23 anos está com média de 11,6 pontos por jogo na atual temporada do NBB (a maior média de sua trajetória no NBB) e ainda quebrou todos seus recordes individuais nesta temporada:

Pontos – 31 contra o Caxias
Assistências – 6 contra o Brasília
Bolas de 2 pontos – 6 contra o Brasília
Lances livres – 14 contra o Caxias
Eficiência – 31 contra Caxias e Brasília

Além disso, Bruno vem de um jogo quase perfeito contra o São José, no qual fez 15 dos 17 pontos que tentou e ajudou o Franca a vencer, por 91 a 79.

Situações opostas
Com a vitória sobre o São José, o Franca quebrou um jejum de dois jogos sem ganhar no NBB. Por sua vez, o Mogi não vence há duas partidas e está em busca da quebra desta seca.

Bruno Irigoyen, do Franca

Recordes, maior média na carreira e muita confiança: Bruno Irigoyen está em alta no Franca (Newton Nogueira/Divulgação)

Desempate
Franca e Mogi já se enfrentaram seis vezes na história do NBB, com três vitórias para cada equipe. Das seis partidas, quatro foram vencidas pelo visitante, duas de cada equipe.

Chutando a porta
E por falar em visitantes, os três últimos duelos entre as equipes foram vencidos pelo time que jogou fora de casa. Confira:

NBB 13/14 – Franca 74 x 78 Mogi
NBB 14/15 – Mogi 80 x 82 Franca
NBB 14/15 – Franca 74 x 78 Mogi

Um “vareio” pra cada
Ainda na história do confronto, dois duelos entre mogianos e francanos terminaram com diferença superior a 35 pontos, ambos realizados no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP):

NBB 12/13 – Mogi 90 x 52 Franca – 38 de diferença
NBB 13/14 – Mogi 59 x 95 Franca – 36 de diferença

Shamell_MOG

Shamell se tornou o 2º jogador na história do NBB a chegar a 600 bolas de 3 (João Pires/LNB)

ShaMIL?
Shamell precisa de apenas 11 rebotes para chegar a marca de 1.000 na história do NBB. Se isso se concretizar, o ala norte-americano será o 17º atleta a conquistar esse feito e apenas o terceiro “não-pivô” na lista. Os únicos jogadores de perímetro com quatro dígitos no fundamento são Alex Garcia, do Bauru, com 1351 (8º) e seu companheiro de time Larry Taylor, que tem 1342 (9º).

600!
Ainda falando nele, Shamell alcançou, na última partida, contra o Bauru, a marca das 600 bolas de 3 pontos na história do NBB. Com isso, o camisa 24 do Mogi se tornou o segundo atleta na competição a atingir esta marca, antes conquistada apenas por Marcelinho Machado, do Flamengo, que tem 771 tiros de 3 na conta.