#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Resumão daLiga Ouro

17-04-2019 | 03:01
Por Liga Nacional de Basquete

Unifacisa bate líder Londrina e se aproxima dos playoffs da Liga Ouro 2019; vitórias de Campo Mourão e São Paulo acirram briga pelo G-2

A Unifacisa está muito próxima de confirmar sua ida aos playoffs da Liga Ouro 2019. Na noite desta segunda-feira (15/04), a equipe paraibana venceu o líder Londrina Unicesumar Basketball, na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB), por 82 a 81, e subiu para a quarta colocação.

Essa foi a sétima vitória do time nordestino em 13 partidas na competição (53,8% de aproveitamento), que agora ocupa a quarta posição. Para se garantir nos playoffs, o time precisa vencer sua última partida ou torcer por um tropeço do Pato Basquete (sétimo colocado).

+Tabela de classificação da Liga Ouro 2019

Já o Londrina, mesmo com a derrota, já está garantido entre os dois melhores da primeira fase da Liga Ouro, que garante uma vaga direta para as semifinais. O time londrinense é o líder, com campanha de nove triunfos e quatro derrotas (69,2% de aproveitamento).

O jogo foi bem disputado do início ao fim. As equipes alternaram a liderança do placar em nove oportunidades, uma delas nos últimos segundos. O Londrina liderava a partida por 81 a 79, restando 12 segundos para o fim. Foi aí que o ala/pivô Rodrigo Piru brilhou e acertou uma bola de 3 pontos decisiva, que deu a vitória à Unifacisa (82 a 81).

O grande destaque do time da casa foi o armador norte-americano Nathan Barnes, cestinha da partida com 21 pontos (5/7 nos 3 pontos). Outros três jogadores fizeram dez ou mais pontos: o ala/pivô Rodrigo Piru (16), o ala/armador Nick Okorie (15) e o ala Reggie (duplo-duplo de 13 pontos e dez rebotes).

Pelo Londrina, os destaques ficaram por conta do pivô Tom, responsável por 18 pontos, seis rebotes e 25 de eficiência; do armador Stefano, que anotou 18 pontos, três rebotes e quatro assistências; e do ala/armador Jonathan Mulmore, autor de 17 pontos.

As duas equipes farão sua última partida na fase de classificação da Liga Ouro na próxima quinta-feira (25/04). O Londrina disputará a liderança contra o vice-líder Oral Sin/Campo Mourão, no Ginásio Moringão, às 20 horas. Já a Unifacisa receberá o Cerrado Basquete, na Arena Unifacisa, às 20 horas.

Campo Mourão vence mais uma e busca liderança na última rodada

Na outra partida da segunda-feira, o Oral Sin/Campo Mourão se firmou na segunda colocação da Liga Ouro 2019. A equipe paranaense venceu o Cerrado Basquete fora de casa, por 91 a 88, e vai disputar a liderança contra o Londrina no último jogo da fase de classificação.

Com o resultado positivo, o Campo Mourão alcançou sua oitava vitória em 13 partidas disputadas (61,5% de aproveitamento) e permanece na segunda colocação. A equipe paranaense enfrentará o líder Londrina na última rodada, podendo terminar a primeira fase na liderança, caso vença por mais de sete pontos.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Imagens da Vitória sobre o Cerrado em Brasília. #CampoCaboclo #GoCampo #OssoDuroDeRoer

Uma publicação compartilhada por Oral Sin Campo Mourão Basquete (@campomouraobasquete) em

O grande nome do jogo foi o armador norte-americano Mangum IV, cestinha com 28 pontos, além de sete rebotes, cinco assistências e quatro roubos de bola (28 de eficiência). Além dele, o ala Edu Mariano contribuiu com 15 pontos e o ala Pajé anotou um duplo-duplo de 12 pontos e 11 rebotes.

Pelo Cerrado, o destaque ficou por conta do armador Patrick Carioca, responsável por duplo-duplo de 25 pontos, dez rebotes e quatro assistências (24 de eficiência). Os alas Danilo Sena (18 pontos) e Christian Thompson (15 pontos) também tiveram boas atuações individuais.

Na última rodada, o Campo Mourão enfrentará o líder Londrina no confronto direto pela liderança geral da fase de classificação. Caso perca, terá de torcer por uma derrota do São Paulo para se manter entre os dois primeiros colocados.

São Paulo bate Rio Claro e segue vivo pelo G-2

Depois de perder duas partidas seguidas, o São Paulo FC conseguiu se recuperar na Liga Ouro 2019. Na noite desta terça-feira (16/04), o Tricolor paulista venceu o Renata/Rio Claro, no Ginásio do Morumbi, por 89 a 83, e se aproximou dos dois primeiros colocados da competição.

Esse foi o sétimo triunfo do São Paulo em 12 oportunidades (58,3% de aproveitamento), que ocupa a terceira colocação. Já o Rio Claro, com o resultado negativo, segue em sexto, com campanha de cinco vitórias e sete derrotas (41,7% de aproveitamento).

Pelo São Paulo, o grande destaque ficou por conta do ala Anderson Rodrigues, que anotou duplo-duplo de 19 pontos e dez rebotes (22 de eficiência). O armador Deonta Stocks (17 pontos), o ala Ted (14) e o ala/armador Jones (13) também foram bem individualmente no triunfo.

Recuperado após duas derrotas, São Paulo segue vivo na disputa por uma vaga direta nas semifinais (Divulgação/SPFC)

Do outro lado, o Rio Claro teve como principal jogador na partida o ala norte-americano Korian Lucious, autor de 19 pontos, sete assistências e quatro rebotes (21 de eficiência). Outros quatro atletas passaram os dois dígitos de pontuação: o ala Cameron Tatum (15), o armador Vezarinho (13), o ala/armador Gemadinha (13) e o pivô Diego Dias (dez).

O Tricolor ainda tem chances de subir para a segunda colocação e conseguir uma vaga direta para as semifinais. Para isso, terá que vencer seus dois compromissos restantes (Basquete Blumenau e Pato Basquete) e torcer por uma vitória do líder Londrina sobre o Campo Mourão, segundo colocado.

Próximas partidas da Liga Ouro:

17/04 (Quarta-feira)

20h15 – Pato Basquete x Basquete Blumenau

23/04 (Terça-feira)

20h – São Paulo FC x Basquete Blumenau

20h – Renata/Rio Claro x Pato Basquete

25/04 (Quinta-feira)

20h – Unifacisa x Cerrado Basquete

20h – Londrina x Campo Mourão

20h – Renata/Rio Claro x Basquete Blumenau

20h – São Paulo FC x Pato Basquete

Sistema de disputa

Os oito clubes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e, ao final dela, os seis primeiros colocados avançarão aos playoffs, sendo que os dois primeiros irão direto às semifinais e os demais disputarão as quartas de final.

As séries de quartas de final (3º x 6º e 4º x 5º) serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e 3 disputados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.

Já nas semifinais, os confrontos de mata-mata serão em uma melhor de cinco, com os Jogos 1, 2 e um possível 5 realizados na casa do clube de melhor campanha na primeira fase, assim como a grande Final.