#JOGAJUNTO

LDB

Resumão das semifinais

02-09-2023 | 09:45
Por Liga Nacional de Basquete

Com show de João Mini e Matheus Buiu, Sesi Franca e Paulistano conquistam a vaga para a grande final da LDB 2023; Confira o resumão do penúltimo dia da competição

Chegamos ao momento mais decisivo do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de 2023. O sábado (02/09) reservou ao fã de basquete dois grandes duelos nas semifinais da LDB e grandes confrontos na disputa de oitavo à quinto lugar. A maior competição de base do basquete brasileiro acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

A fase final da LDB 2023 está sendo realizada entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro com sede no Paulistano. Sesi Franca e Paulistano são os finalistas da LDB, enquanto Pinheiros e Corinthians disputam a terceira colocação, São José e Minas disputam a quinta colocação e Praia Clube e Caxias do Sul disputam a sétima colocação.

+ Confira como foi a disputa até aqui na LDB 2023

Franca na decisão! 

Na primeira semifinal do dia, o Sesi Franca conseguiu uma vitória histórica contra o Pinheiros, por 70 a 67, em um dos melhores jogos dessa LDB. Usando muito bem da sua imposição física no garrafão, com Edu Marília, Nathan Mariano e Marcio Santos, o Sesi Franca começou bem o duelo e conseguiu ditar o ritmo do jogo. Com uma boa defesa no terceiro período, a diferença do time do interior aumentou mais ainda. No quarto decisivo, o Pinheiros acelerou o ritmo do jogo e com a forte presença de sua torcida – que compareceu em peso no Paulistano – buscou a diferença. Nos segundos finais, pesou a eficiência do time francano na linha do lance livre, que converteu os arremessos no momento mais importante do duelo. A vitória do Sesi Franca foi pelo placar de 70 a 67 e garantiu a vaga da equipe na grande decisão do torneio.

“Não existe momento pra desistir, jogamos uma semifinal de LDB, então tivemos que manter essa energia e essa raça. Sempre tento ser o cara que puxa a responsabilidade, que se não decide, é quem vai ajudar a decidir. Consegui puxar o jogo pra mim, acertar bolas de três pontos decisivas e fico muito feliz em ter feito minha parte e ter ajudado a equipe. Vamos com tudo para a final”, afirmou João Mini, armador do Sesi Franca.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

O time francano, que já conquistou uma vez o título da LDB, busca o bicampeonato e enfrentará o Paulistano na grande decisão, neste domingo (03/09), às 19h. Já o Pinheiros, atual tetracampeão da competição, brigará pela terceira colocação, contra o Corinthians.

O principal cestinha do Sesi Franca no confronto foi Edu Marília, que anotou 16 pontos e ainda conseguiu sete rebotes e 21 de eficiência, mas vale o destaque para João Mini, que anotou pontos importantes no clutch time e terminou com 15 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Com 20 pontos, 12 rebotes e 31 de eficiência, o pivô Agapy foi o principal jogador do Pinheiros no duelo.

Próximos jogos das equipes: 

16h45 – Pinheiros x Corinthians – Disputa de 3º e 4º – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB

19h – Sesi Franca x Paulistano – Final – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB

O CAP chega novamente! 

Paulistano e Corinthians protagonizaram mais um grande duelo na LDB 2023 para definir o segundo finalista da competição. O time da casa contou com um quarto período perfeito, com muito equilíbrio dos dois lados da quadra, para garantir a vitória pelo placar de 86 a 77. O time alvinegro trouxe uma artilharia pesada do perímetro e finalizou o duelo com 44% de aproveitamento na linha dos três pontos, mas viu o Paulistano ditar o ritmo do duelo com um jogo agressivo e dominante dentro do garrafão, principalmente com seus pivôs.

Campeão da LDB em 2018, o Paulistano chega a sua quarta final da competição, no qual terá de enfrentar o Sesi Franca em uma final inédita na competição. O Corinthians, por outro lado, disputa mais uma vez a terceira colocação no maior torneio de base do Brasil.

Um dos mais experientes do elenco do Paulistano, Matheus Buiu terminou o confronto com 18 pontos (João Pires/LNB)

“A nossa motivação veio desde o começo da LDB. Fechamos um grupo forte e talentoso, estudamos todos os times possíveis e demos nosso melhor. Cada um tem sua história, sua motivação pessoal, ninguém quer ficar de fora, quer seguir disputando sempre. Teremos que chegar com uma cabeça bem melhor contra o Sesi Franca, não nos preparamos tão bem no último duelo e acabamos com a derrota, mas agora são 24 horas de descanso e preparo até a final”, afirmou Buiu, armador do Paulistano.

Léo Abreu, com 17 pontos, seis assistências e 18 rebotes, foi o grande destaque dos donos da casa, que ainda tiveram Ruan, com 17 pontos, e Buiu, com 18 pontos. Pelo lado do Corinthians, Gabi Campos, com 19 pontos, oito assistências e cinco bolas de três pontos, foi o principal jogador.

Próximos jogos das equipes: 

16h45 – Pinheiros x Corinthians – Disputa de 3º e 4º – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB

19h – Sesi Franca x Paulistano – Final – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB

Tempestade guerreira!

No primeiro duelo valido pela disputa de oitavo á quinto lugar, o Minas Tênis Clube conseguiu um grande triunfo sobre o Caxias do Sul, por 61 a 58. O duelo foi equilibrado do inicio ao fim e contou com algumas reviravoltas ao longo dos 40 minutos, fazendo com que a cada momento uma das equipes assumisse o protagonismo. Nos minutos finais, porém, a equipe mineira conseguiu uma atuação mais madura e decisiva, que garantiu a vitória.

Com o resultado, o Minas garantiu sua classificação à disputa de quinto lugar, quando enfrentará o São José. O Caxias, por outro lado, disputará o sétimo lugar com o Praia Clube.

Yuri Neptune foi o líder de eficiência no confronto (19) (João Pires/LNB)

O grande cestinha da tempestade foi o ala/pivô Tiago, com 13 pontos e quatro rebotes, mas também vale o destaque para o ala Yuri, que finalizou o confronto com 11 pontos, 11 rebotes e 19 de eficiência. O ala Léo Cravero, com 22 pontos e cinco rebotes foi o cestinha do duelo e o principal jogador caxiense no confronto.

Próximos jogos das equipes 

12h15 – Caxias do Sul x Praia Clube – Disputa de 7º e 8º – Transmissão do Duas Saídas

14h30 –  Minas Tênis Clube x São José – Disputa de 5º e 6º – Transmissão do Arquibancada EC

A Águia voou! 

O time do Vale conseguiu uma grande vitória na tarde desta segunda-feira, garantindo sua classificação para a disputa de quinto lugar da competição. Com uma certa dominância do inicio ao fim do duelo, o São José impôs um forte ritmo ofensivo e defensivo, que garantiu a boa diferença ao longo do jogo. No final do confronto, o Praia Clube até ensaiou uma reação, mas o time paulista conseguiu fechar bem e garantir o triunfo, por 64 a 52.

Com o resultado, o São José garantiu sua classificação à disputa de quinto lugar, quando enfrentará o Minas. O Praia Clube, por outro lado, disputará o sétimo lugar com o Caxias do Sul.

Com 17 pontos por jogo, Vitor Silvério é o sétimo maior pontuador da LDB 2023 (João Pires/LNB)

O grande destaque do duelo foi o ala Vitor Silvério, que finalizou com 25 pontos, nove rebotes e 28 de eficiência, terminando mais uma vez como principal cestinha e jogador mais eficiente de sua equipe. Com 14 pontos e nove rebotes, flertando com um duplo duplo, o pivô Maciel foi outro ponto positivo do Sanja. Pelo lado do Praia Clube, Mencarini, o cestinha da LDB 2023, com 18 pontos, 11 rebotes e três assistências, foi o principal pontuador.

Próximos jogos das equipes 

12h15 – Caxias do Sul x Praia Clube – Disputa de 7º e 8º – Transmissão do Duas Saídas

14h30 –  Minas Tênis Clube x São José – Disputa de 5º e 6º – Transmissão do Arquibancada EC

Calendário da LDB 2023

Domingo (03/09) – Ginásio Antonio Prado Jr

12h15 – Caxias do Sul x Praia Clube – Disputa de 7º e 8º – Transmissão do Duas Saídas

14h30 –  Minas Tênis Clube x São José – Disputa de 5º e 6º – Transmissão do Arquibancada EC

16h45 – Pinheiros x Corinthians – Disputa de 3º e 4º – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB

19h – Sesi Franca x Paulistano – Final – Transmissão do Youtube e Tiktok do NBB

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty, Ultra Master Plug (UMP) e Genius Sports.