#JOGAJUNTO

LDB

Resumão do penúltimo dia de LDB

30-09-2022 | 06:26
Por Liga Nacional de Basquete

Saiba tudo que rolou e como ficaram definidos os confrontos finais da Liga de Desenvolvimento

A sexta-feira (30/9) foi de definição no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete, após confrontos eletrizantes, ficaram definidos os confrontos finais da competição. Pinheiros e São José decidirão a final do maior torneio de base do país, enquanto Paulistano x Corinthians ficaram com a disputa de 3º e 4º lugar. Além disso, São Paulo e Cerrado definirão a 5ª e 6ª colocação e Praia Clube e Bauru ficarão com a 7ª e 8ª posição. A LDB acontece com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Confira a tabela de jogos da fase final da LDB 2022

 

São Paulo bate o Praia Clube e avança na LDB

O primeiro confronto do dia começou equilibrado com o Praia vencendo os dois primeiros períodos por um ponto de diferença – 23 a 22 no primeiro e 19 a 18 no segundo. A resposta paulista aconteceu na volta do intervalo, quando o tricolor venceu por 22 a 12 e esboçou uma reação. O pivô Maciel teve uma grande atuação no duelo, o jogador do São Paulo deixou a quadra com um duplo-duplo de 25 pontos e 11 rebotes. Além dele, Jean marcou 17 pontos e distribuiu 7 assistências. Apesar de perder o último período, por 27 a 23, o tricolor paulista conseguiu a vitória por 85 a 81 e se garantiu na disputa de 5º e 6º lugar amanhã.

Jean, do São Paulo (João Pires/LNB)

 

Cerrado reage e vence o Bauru

Quem acompanhou a partida no Ginásio Henrique Villaboim, viu um Bauru dominante até o intervalo e uma reação feroz do Cerrado na segunda metade do jogo. Cauã, João Guizardi e Castello saíram de quadra com mais de 10 pontos, mas não foi o suficiente para segurar o time do Distrito Federal na volta do intervalo. Com um Ruan inspirado – 22 pontos, 14 rebotes e 37 de eficiência – e Robson ditando o ritmo do jogo – 21 pontos, 6 rebotes e 4 assistências -, o Cerrado venceu os dois últimos quartos do jogo, por 25 a 15 e 29 a 17, se afirmando na partida e saindo com a vitória, por 81 a 68. O time do centro-oeste disputará a 5ª e 6ª colocação da LDB amanhã diante do São Paulo.

Ruan, do Cerrado. (João Pires/LNB)

 

São José vence o Corinthians em jogo apertado e está na final

O primeiro finalista desta LDB saiu do confronto entre São José e Corinthians e, apesar do Timão largar na frente vencendo o primeiro quarto por 20 a 15, a equipe do interior reagiu no período seguinte, vencendo por 15 a 9. Pedro, Serjão e Fidelis tiveram excelentes números na partida, todos marcando mais de 15 pontos no duelo. Quem também teve uma atuação de destaque foi Léo Abreu que, apesar de só marcar 6 pontos, saiu de quadra com 10 rebotes e 9 assistências na conta.

Com o placar de 30 a 29 para o São José, as duas equipes voltaram do intervalo com uma atuação eficiente do time do interior. 27 a 18 para o São José no terceiro quarto. Mãozinha saiu como destaque na equipe corintiana com um duplo-duplo de 14 pontos e 13 rebotes. Apesar da boa atuação e de uma vitória corintiana no último período, por 19 a 13, o São José ficou com a classificação para a final, vencendo o jogo por 70 a 66.

O São José carimbou sua vaga na decisão da LDB e quem falou sobre a atuação do time foi o técnico Cristiano Montenegro. “Queria parabenizar a Liga pela organização de um campeonato tão forte! Nós chegamos aqui com metas de subir degrau a degrau, objetivos pequenos mas ao longo do campeonato vimos que poderíamos chegar mais longe. Hoje abrimos uma grande vantagem que eles foram tirando, mas sabíamos que era um gás do momento no jogo, mantivemos a cabeça boa no jogo e conseguimos a vitória. Independente de quem vir na final, Pinheiros ou Paulistano, são duas equipes muito boas que chegam como favoritas ao título e a gente vem correndo por fora, buscando esse título tão sonhado!”, concluiu o comandante.

São José chega à sua terceira final de LDB na história. (João Pires/LNB)

 

Pinheiros entra mais ligado e carimba vaga na final diante do Paulistano

No último confronto do dia, o Derby do Jardins decidiu quem seria o finalista da LDB ao lado do São José. Se de um lado, o Pinheiros entrou em quadra com a faca entre os dentes, o Paulistano começou a partida em um ritmo baixo. O Pin venceu os dois primeiros quartos da partida, por 25 a 10 e 21 a 20, o que deu uma vantagem confortável para a equipe no restante do jogo. Eric Donaldson viveu mais uma tarde inspirada, marcando 17 pontos no jogo, mas foi Buffat quem saiu como destaque do time. O camisa 9 saiu de quadra com 17 pontos na conta, além de 5 rebotes e uma eficiência de 15.

A volta do intervalo trouxe um Paulistano mais acordado que venceu o terceiro período do duelo, por 20 a 17. Adyel foi o destaque do lado do Tigre, saindo de quadra com o cestinha da partida, 24 pontos e 7 rebotes. Apesar da reação, o Pinheiros matou o jogo no período final com efetividade ofensiva que sacramentou a vitória por 80 a 73. Depois do duelo, o treinador do Pinheiros, Jhonatan Cintra falou sobre a vitória. “O que fez a diferença hoje foi a união da comissão técnica e do grupo, eles acreditaram no plano de jogo que a gente traçou. Vimos muitas coisas na internet aí, que não éramos favoritos, somos azarões e isso acabou sendo combustível. Temos meninos com muito talento e eu disse pra eles que se a gente tivesse qualidade na defesa e transmitisse isso pro ataque, ninguem ia segurar a gente”, concluiu o comandante do Pinheiros.

Eric Donaldson, do Pinheiros. (João Pires/LNB)

 

Sábado (01/10) – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim

11h15 – Disputa de 7º e 8º – Praia Clube x Bauru Basket – ao vivo no Locomotiva Esportiva

13h30 –  Disputa de 5º e 6º – Cerrado x São Paulo – ao vivo no Basquete pra Vida

15h45 – Disputa de 3º e 4º – Paulistano x Corinthians ao vivo no Youtube do NBB

18h – Final – Pinheiros x São José Basketball – ao vivo no Youtube do NBB

+ Classificação da LDB 2022

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.