#JOGAJUNTO

LDB

COM RAÇA E TALENTO

23-06-2023 | 09:42
Por Liga Nacional de Basquete

Mesmo após lesão, Léo Abreu brilha e comanda vitória do Paulistano no duelo dos invictos; saiba tudo o que aconteceu na última rodada da LDB no Corinthians

A raça e o talento de Léo Abreu foram fundamentais para o Paulistano fechar a primeira etapa da LDB invicto. Mesmo após sofrer uma lesão no tornozelo, o atleta voltou à quadra e comandou a vitória sobre o anfitrião Corintians, por 76 a 65, nesta sexta-feira (23/06). A LDB acontece com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes.

Esta foi a quinta vitória do Paulistano em cinco jogos disputados. A equipe lidera o Grupo A, ao lado do Caxias Basquete, outro invicto na maior competição de basquete de base do país. Ainda nesta sexta, outros dois jogos movimentaram a LDB na capital paulista: vitória do Sesi Franca para cima do Rio Claro, por 81 a 69, e triunfo do Vasco sobre o São Paulo, por 69 a 55.

Nathan Mariano, do Sesi Franca, fechou a 1ª etapa como o 3º maior reboteiro da LDB, com média de 13,6 por jogo (Deco Pires)

A rodada desta sexta marcou o fim da primeira etapa da LDB 2023. A segunda fase acontecerá em São José do Campos e no Club Athletico Paulistano, em São Paulo, entre os dias 20 e 26 de julho. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as finais, que acontecerão no Paulistano, entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro.

+ Confira como está a briga por uma vaga nas Finais da LDB 2023

O Esporte Clube Pinheiros disputa a LDB 2023 defendendo o título conquistado em 2022, quando derrotou o São José Basketball na final por 80 a 77. A equipe pinheirense é a maior vencedora da competição, com cinco títulos, sendo o único time a alcançar quatro finais seguidas no torneio, comprovando sua excelência na formação de jovens atletas. O segundo maior vencedor da LDB  é o Flamengo, com duas conquistas, seguido de Paulistano, Franca, Bauru e Fortaleza Basquete Cearense, cada um com um troféu.

Zu segue imparável

No primeiro jogo desta sexta, o Sesi Franca se impôs e venceu o Rio Claro, por 81 a 69. O destaque absoluto da equipe foi o ala/armador Paulo Zu, cestinha da partida, com 23 pontos. O atleta, que faz parte da equipe profissional, fechou a primeira etapa da LDB como o terceiro maior cestinha da competição, com média de 20,6 pontos por partida.

Autor de 13 pontos e dez rebotes, o pivô Nathan Mariano chegou ao seu 4º duplo-duplo nesta LDB e foi outro nome importante para a vitória francana. Do lado do Rio Claro, o melhor atleta em quadra foi o pivô Lucas Josuel, filho do lendário pivô Josuel que defendeu a Seleção Brasileira por múltiplos anos. Com DNA de craque, o camis 12 marcou 17 pontos e ainda apanhou dez rebotes.

Com o resultado, a equipe do interior paulista finalizou a parte inicial da fase de classificação com um total de três vitórias em cinco jogos e está na sexta posição do Grupo A. Já o Rio Claro, que teve um resultado positivo nos jogos no Corinthians, está no 10º lugar.

Compete e renova: Sesi Franca lançou o promissor garoto Vinicius Santos, de apenas 17 anos, nesta LDB (Deco Pires)

Quem para o Euler?

O Vasco da Gama foi outra equipe a sair vencedora nesta sexta. Com destaque mais uma vez para o armador Euler, a equipe carioca bateu o São Paulo, por 69 a 55, e encerrou a primeira etapa com dois resultados positivos, o sétimo lugar do Grupo A e chances vivas de conquistar uma vaga na fase final.

Em uma partida equilibrada, o Vasco foi dominante no segundo tempo (45 a 28) para vencer sem sustos no fim. Dono da maior marca de pontos desta LDB, o armador Euler teve mais uma grande atuação nesta sexta e fez de tudo um pouco dentro de quadra. Seus números foram impressionantes: 16 pontos, 12 rebotes, cinco assistências e duas bolas recuperadas para totalizar incríveis 30 de eficiência.

Vindo do banco de reservas, Victor Hugo foi outro nome importante para o Vasco. Cestinha do jogo, com 21 pontos, ele deixou a quadra com grande aproveitamento nos arremessos de três pontos (3/6 – 50%). Pelo tricolor paulista, o pivô João Cezar foi o atleta mais efetivo, com sete pontos e 16 rebotes. Ainda sem vencer nesta LDB, o São Paulo está na 12ª posição do Grupo A.

Voando baixo: Euler fechou a 1ª etapa com médias de 17,0 pontos, 7,2 rebotes, 4,2 assistências e 18, de eficiência (Deco Pires)

Na raça e no talento

Léo Abreu mostrou que tem muita raça  e comandou a vitória do Paulistano no duelo dos até então invictos contra o Corinthians, por 76 a 65. Voltando depois de dois jogos fora por conta de dores no joelho, o armador sofreu uma torção no tornozelo direito ainda no segundo quarto e, após ficar alguns minutos no chão, chegou a sair carregado de quadra.

Léo Abreu foi para o banco de reservas e por lá ficou por apenas três minutos. Sem deixar a lesão o abalar, o camisa 13 voltou para o jogo mesmo com o pé inchado e desfilou todo seu talento no ginásio do Corinthians. Atleta mais eficiente de sua equipe (19), Léo Abreu teve o expressivo número de +26 no plus minus, estatística que identifica quanto foi o placar no exato tempo de cada jogador.

Mesmo lesionado, Léo Abreu comandou as ações e totalizou sete pontos, dez assistências, quatro rebotes e duas bolas recuperadas (Deco Pires)

Aproveitando das assistências de Léo, Buiu e Henrique Seixas foram os cestinhas do Paulistano com 18 pontos cada. Pelo time alvinegro, destaque total para Dani Onwenu, autor de 22 pontos e oito rebotes.

O Corinthians conheceu sua primeira derrota na competição e agora está na 3ª posição do Grupo A. Na segunda etapa da competição, as equipes que atuaram em São Paulo enfrentarão os times que estavam em Caxias do Sul (Caxias, Pato, Coritiba, Joinville, União Corinthians e Vila Velha).

LDB terá 100% dos jogos transmitidos

Nesta temporada, mais uma vez a LNB faz uma parceria com criadores de conteúdo para transmitir 100% dos jogos na primeira fase da competição. O projeto visa aproximar ainda mais a comunidade do basquetebol da Liga, ao mesmo tempo em que amplia a visibilidade para equipes e seus patrocinadores e, em especial, para os jovens talentos da modalidade no Brasil. A tabela de jogos da segunda etapa será divulgada em breve.

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty e Genius Sports.