#JOGAJUNTO

LDB

TIMÃO E PAULISTANO BRILHAM

20-06-2023 | 10:10
Por Liga Nacional de Basquete

Corinthians vence São Paulo em casa e segue 100%, Paulistano bate Rio Claro e também se mantém invicto na LDB. Confira tudo que rolou no 3º dia de disputas na capital paulista

As disputas da LDB seguem pegando fogo. Nesta terça (20/06), aconteceram os jogos da terceira rodada da Sede Corinthians. A competição que acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) teve três partidas no Ginásio do Parque São Jorge: Paulistano 93 x 42 Rio Claro Basquete, SESI Franca 66 x 60 Vasco/Tijuca e Corinthians 80 x 54 São Paulo . A quarta rodada acontece nesta quinta-feira e tem os seguintes confrontos: o invicto Paulistano enfrenta o São Paulo às 09h, Vasco/Tijuca busca a sua primeira vitória contra o Rio Claro Basquete às 11h15 e o Sesi Franca encara o também invicto Corinthians às 13h30.

Além do Ginásio Mini do Parque São Jorge, os jogos da primeira etapa do torneio também estão sendo sediados em Mogi das Cruzes, (sede do Mogi), no Ginásio Sesi, em Caxias do Sul (sede do Caxias do Sul Basquete), e no Ginásio da ASCEB, em Brasília (sede do Cerrado). A segunda fase acontecerá em São José do Campos e no Club Athletico Paulistano, em São Paulo, entre os dias 20 e 26 de julho. O Paulistano será também a casa das finais, que serão disputadas entre 29 de agosto e 03 de setembro.

O Esporte Clube Pinheiros disputa a LDB 2023 defendendo o título conquistado em 2022, quando derrotou o São José Basketball na final por 80 a 77. A equipe pinheirense é a maior vencedora da competição, com cinco títulos, sendo o único time a alcançar quatro finais seguidas no torneio, comprovando sua excelência na formação de jovens atletas. O segundo maior vencedor da LDB é o Flamengo, com duas conquistas, seguido de Paulistano, Franca, Bauru e Fortaleza Basquete Cearense, cada um com um troféu.

Paulistano imbatível

No primeiro jogo do dia, o Paulistano venceu o Rio Claro com tranquilidade e manteve a invencibilidade na competição. Dominante desde os minutos iniciais, o clube da capital paulista seguiu em ritmo intenso durante todo o jogo e o placar final foi de 93 a 42 .

Em mais um jogo coletivo, cinco jogadores da equipe vencedora atingiram os dígitos duplos na pontuação. Ruan foi o destaque da partida com 22 pontos, 8 rebotes e 26 de eficiência. Além dele, Buiu e Samuel, com14 pontos cada, Neto e Henrique Lucio, que marcaram 11 cada, apareceram bem pelo Paulistano.

Veterano de LDB, Buiu está em seu último ano na competição; atleta busca seu 1º título (Luis Pacca)

Do outro lado, Rio Claro teve no ala Kauã Temponi sua grande figura na partida, com 15 pontos, 3 rebotes e 6 de eficiência. Este foi o segundo resultado negativo da equipe do interior paulista em três jogos disputados na atual edição da LDB.

Vitória com emoção do Franca

Em jogo muito disputado do início ao fim, o SESI Franca venceu o Vasco/Tijuca por 66 a 60. Com 2 quartos empatados com 15 pontos para cada, Franca e Vasco travaram uma grande batalha nessa manhã, que foi definida no último minuto.

Três jogadores comandaram o triunfo francano: João Paulo, Nathan Mariano e Paulo Zu foram responsáveis diretos por mais de 70% dos pontos da equipe. Nathan foi o destaque com um duplo-duplo de 15 pontos e 16 rebotes. João Paulo anotou 15 pontos, 6 rebotes, 2 assistências e 13 de eficiência. Paulo Zu anotou 18 pontos, 2 rebotes, 6 assistências e 14 de eficiência.

Do lado vascaíno, o armador Euler roubou a cena e fez um duplo-duplo gigante, como 32 pontos e 10 rebotes e 33 de eficiência. Os 32 pontos representam a maior marca de um atleta na LDB 2023.

Euler bateu o recorde de pontos desta LDB e ainda garantiu um duplo-duplo (Luis Pacca)

Majestoso pegou fogo

O primeiro tempo foi muito equilibrado, mas na segunda etapa o Corinthians se impôs e venceu o clássico contra o São Paulo, por 80 a 54, para seguir como um dos invictos da maior competição de base do basquete brasileiro.

A partida começou com muito equilíbrio e cada uma das equipes venceu um dos dois primeiros quartos. O Corinthians foi para o intervalo vencendo por 35 a 32. No retorno, fez 15 pontos a mais que o São Paulo no terceiro quarto e abriu uma vantagem de 18 pontos, quantidade suficiente para controlar a partida no último quarto e sair vencedor da partida.

Gabi Campos é um dos principais nomes da equipe alvinegra; Corinthians foi 3º na última LDB (Luis Pacca)

O coletivo foi destaque do time alvinegro nessa partida e quatro jogadores atingiram a marca de dígitos duplos nos pontos. O destaque ficou com o ala Guilherme Silva, que totalizou 19 pontos, 5 rebotes e 24 de eficiência. Gabi Campos (14), Daniel Onwenu (13) e Kauan Raymundo (11) também apareceram bem.

Líder de rebotes da última LDB pelo Botafogo, 0 pivô João César estreou hoje com a camisa do São Paulo e já mostrou seu valor com um total de 16 rebotes. Já o cestinha da equipe tricolor foi o ala Igor, com 15 pontos.