#JOGAJUNTO

LDB

Resumão do terceiro dia de finais na LDB

28-09-2022 | 07:11
Por Liga Nacional de Basquete

Fique por dentro de tudo que rolou no último dia de fase de grupos G8 nas finais da Liga de Desenvolvimento

Nesta quarta-feira (28/9) foi o momento dos Grupos C e D serem definidos na fase final da LDB e, apesar dos dois classificados já estarem definidos dos dois lados, os confrontos definiram a liderança das chaves. No grupo C, Pinheiros e Corinthians se garantiram nas semifinais, enquanto no grupo D, Paulistano e São José ficaram com as vagas.

A LDB acontece com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e volta na sexta-feira (30/9) com as semifinais, além de confrontos entre terceiros e quartos colocados de cada chave.

Confira a tabela de jogos da fase final da LDB 2022

 

Cerrado vence o São Paulo em duelo equilibrado

O dia começou com um duelo equilibrado, onde o tricolor paulista venceu o primeiro quarto do jogo, por 22 a 18, mas depois viu o Cerrado entrar no jogo de vez. O time do Distrito Federal venceu o segundo período, por 13 a 11, e apesar de ser seguido de perto pelos paulistas durante todo o jogo, sacramentou a vitória no último período por um ponto de diferença. 70 a 69 para o Cerrado/Aseel.

O Cerrado conquistou sua primeira vitória na fase final da Liga de Desenvolvimento, enquanto o São Paulo, acumulou três derrotas na etapa decisiva. Dessa forma, o time do centro-oeste ficou com a terceira colocação do Grupo D, e o São Paulo foi o lanterna da chave.

Augusto, do Cerrado. (João Pires/LNB)

 

Paulistano se afirma contra o São José

No segundo jogo do dia, os dois times classificados no grupo D se enfrentaram. Paulistano e São José estiveram frente a frente e quem levou a melhor foi o time da capital. Logo no primeiro período, o Tigre mostrou porque está invicto na LDB até aqui e emplacou 21 a 14, mas o São José foi buscando seu ritmo ideal e empatou o segundo quarto em 10 a 10, indo para o intervalo com o placar de 31 a 24 a favor do Paulistano.

A volta do intervalo trouxe a resposta do time do interior paulista que venceu o terceiro quarto, por 20 a 16. Se de um lado, Brunão vinha fazendo um bom jogo – o pivô deixou a quadra com 20 pontos, além de 8 rebotes e uma eficiência de 26 -, do outro, era Pedro quem ditava o ritmo ofensivo do São José – 14 pontos, 10 rebotes e 20 assistências. O último período foi emocionante até o final, com a vitória apertada do Paulistano por 22 a 21, com Anderson fechando a conta em dois lances livres, faltando quatro segundos no cronômetro.

Depois da partida, o treinador do Paulistano, Beto Jayme, falou um pouco sobre a excelente campanha da sua equipe e o jogo apertado que venceu. “A expectativa é grande, nós estamos invictos, hoje as coisas oscilaram em alguns momentos, normal da ansiedade dos garotos. Esse jogo foi muito importante pra nós, porque mostra que temos que jogar, não adianta ter ganhado um monte de jogos, é agora que as coisas vão ser definidas! Até por isso, pedi poucos tempos hoje, deixei as coisas rolarem, esse entendimento foi muito bom pra nós”, concluiu o comandante do Tigre. O Paulistano chegou a sua terceira vitória, enquanto o São José conheceu sua primeira derrota nesta fase final da LDB.

Beto Jayme, do Paulistano. (João Pires/LNB)

 

Praia bate o Bauru e vence a primeira na fase final

O time de Uberlândia entrou em quadra decidido a conquistar sua primeira vitória na fase final da LDB e deixou isso claro quando venceu o primeiro quarto, por 25 a 12. O Bauru sentiu a ausência de Felipe Cardoso – o Bauru precisou do pivô para o time adulto -, mas deu a resposta nos dois períodos seguintes, empatando o segundo quarto em 15 a 15 e vencendo o terceiro por 18 a 11. Dessa forma, os dois times chegaram ao último período com o placar de 51 a 45 a favor do Praia. O time mineiro teve Guizão como maior destaque, o pivô fez 22 pontos, além de 11 rebotes e uma eficiência de 32. Duplo-duplo pro camisa 18.

O Praia soube sacramentar a vitória no último período, após bater os paulistas por 24 a 20. Vitória mineira pelo placar de 75 a 65, a primeira do Praia na fase final, se assegurando na 3ª colocação do grupo C. O Bauru não venceu nenhuma e ficou na lanterna da chave.

Guizão, do Praia. (João Pires/LNB)

 

Corinthians vence o Pinheiros em grande jogo

O melhor estava guardado para o final no dia de hoje, quando Pinheiros e Corinthians entraram em quadra no Ginásio Azul. Os donos da casa não tomaram conhecimento do adversário que venceu o primeiro quarto por 19 a 13. No segundo período, o Pinheiros deu a resposta, vencendo por 23 a 21 mas seguindo atrás do placar, de forma que os dois times foram para o intervalo com 40 a 36 a favor do Corinthians. Do lado do Pinheiros, foi Buffat quem se destacou, acumulando 29 pontos no jogo. Já do lado alvinegro, Landeira fez um grande jogo, pontuando 16 e distribuindo 3 assistências. A volta do intervalo foi de um Corinthians dominante com efetividade no ataque e inteligência para frustrar as investidas do Pinheiros. Vitória alvinegra por 78 a 69 e se garantindo na liderança do Grupo D.

Onwenu, do Corinthians (João Pires/LNB)

 

Próximos jogos da fase final da LDB

Sexta-feira (30/09) – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim 

09h – 3º do Grupo C x 4º do Grupo D – ao vivo no Locomotiva Esportiva

11h15 – 4º do Grupo C x 3º do Grupo D – ao vivo no Arquibancada EC

13h30 – Semifinal 1 – 1º do Grupo C x 2º do Grupo D – ao vivo no Youtube do NBB

15h45 – Semifinal 2 – 2º do Grupo C x 1º do Grupo D – ao vivo no Youtube do NBB

Sábado (01/10) – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim

11h15 – Disputa de 7º e 8º – ao vivo no Locomotiva Esportiva

13h30 –  Disputa de 5º e 6º – ao vivo no Basquete pra Vida

15h45 – Disputa de 3º e 4º – ao vivo no Youtube do NBB

18h – Final – ao vivo no Youtube do NBB

+ Classificação da LDB 2022

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.