#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Retorno

07-03-2013 | 10:18
Por Liga Nacional de Basquete

Agora no comando do Basquete Cearense, Alberto Bial retornará à cidade de Joinville nesta quinta-feira pela primeira vez após sua saída

Ex-Joinville, Bial atuará na cidade como visitante pela primeira vez na história do NBB (LC Moreira/Divulgação)

Alberto Bial passou três temporadas do NBB no comando do Cia. do Terno/Romaço/Joinville. Depois de um ano longe da função de técnico, o irmão do apresentador Pedro Bial retornou às quadras na atual edição do campenato e agora dirige o SKY/Basquete Cearense.

Na 27ª rodada da competição nacional,o treinador retornará à cidade catarinense pela primeira vez após sua saída. O reencontro acontecerá na noite desta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Whirlpool.

Com uma identificação enorme com a torcida de Joinville, o comandante cearense não sabe qual será seu sentimento ao ter os fãs que o apoiaram durante tanto tempo como adversários. Ao todo, o treinador passou sete anos trabalhando à frente do esquadrão da cidade de Joinville.

“Eu prefiro não ter expectativa. Não sei como vai ser, eu vou esperar para ver como vai ser, já não basta a emoção do jogo, ainda mais quanto a um reencontro tão marcante, prefiro não pensar nisso por enquanto”, explicou Bial.

Na primeira edição do NBB, Bial levou o time do Sul do país às semifinais da competição e só foi parado pelo Flamengo, que se sagria campeão da temporada 2008/2009. Já nos dois anos seguintes, a equipe acabou eliminada na fase de quartas de final.

Apesar dos bons desempenhos no campeonato, o técnico viveu momentos bons e também situações ruins durante sua trajetória no Estado de Santa Catarina,. Porém, apesar da proximidade do duelo com o esquadrão catarinense, Alberto prefere lembrar com carinho do tempo que passou em Joinville.

“Joinville foi muito importante na minha vida. Foram sete anos de dedicação intensa, tive muitos momentos de felicidades, com realizações, e outros também muito duros, com situações muito difíceis. Nem tudo são rosas, né? Mas foi um tempo inesquecível, esses últimos dois dias eu tive lembranças muito boas, e só ficam as boas para mim, as ruins eu procuro apagar da minha vida. Está sendo um momento muito legal. Mas, não posso esquecer que também vivo um momento muito bom no Ceará, disse.

Agora na equipe nordestina, Bial busca fazer uma boa campanha. Atualmente, sua equipe se encontra na décima colocação na tabela de classificação, com 11 vitórias em 24 jogos disputados (45,8% de aproveitamento). Para o duelo desta quinta-feira, o treinador não poderá contar com os estrangeiros Bernard Robinson e Dragovic, ambos lesionados, e com o experiente Rogério Klafke, que cumprirá suspensão automática após ser expulso no último duelo da equipe na competição.

“Apesar de três desfalques, estamos crescendo muito. Fizemos a nossa melhor partida da competição, na última terça-feira, contra o Brasília. Tivemos um bom tempo de preparação para o jogo diante do Joinville e tenho certeza que será um grande jogo de basquete, tanto dentro das quatro linhas, quanto fora. Será um momento bacana para o NBB, para o basquete, e para o esporte também”, concluiu Bial.

Do outro lado, os catarinenses ocupam o 14º lugar na atual temporada do maior campeonato de basquete do país, com oito triunfos e 17 derrotas (32% de aproveitamento) e ainda sonham em conquistar uma vaga nos playoffs.