#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Retorno ao caldeirão

03-02-2015 | 09:49
Por Liga Nacional de Basquete

Vindo de 4 derrotas consecutivas fora de casa, São José volta ao ‘caldeirão’ Lineu de Moura e desafia Rio Claro, nesta quarta, com transmissão ao vivo no site da LNB

São José tentará usar o calor do "caldeirão" Lineu de Moura para se reabilitar no NBB (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

São José tentará usar o calor do “caldeirão” Lineu de Moura para se reabilitar no NBB (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

A maratona de quatro jogos como visitante do São José/Unimed não foi das mais agradáveis e a equipe do Vale do Paraíba voltou para casa com quatro derrotas na bagagem. Mas nesta quarta-feira (04/01), o time do técnico Luiz Augusto Zanon reencontrará sua torcida no NBB para tentar voltar a vencer, diante do Rio Claro, no ‘caldeirão’ Lineu de Moura, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Antes de partir para a sequência de quatro duelos longe de seu ginásio, o time joseense já vinha de derrota para o líder Paschoalotto/Bauru, em casa, por 90 a 71, portanto, no NBB, a equipe está há cinco partidas sem sentir o gosto da vitória. Mas nem tudo é negativo pelos lados do Vale do Paraíba. O São José vem de classificação à próxima fase da Liga das Américas, em que sediou o Grupo A e avançou na segunda posição, junto do líder Peñarol (ARG).

Com as cinco derrotas sofridas em seus cinco últimos compromissos no NBB, a equipe do técnico Luiz Augusto Zanon deixou de beirar o G-4 e agora caiu da quinta para a nona posição, com campanha de nove vitórias em 19 partidas realizadas (47,4% de aproveitamento), mesmo rendimento do Paulistano/Unimed, que leva vantagem por ter vencido confronto direto contra os joseenses no primeiro turno, em São Paulo (SP), por 89 a 71.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Se retomar o rumo das vitórias e bater o Rio Claro nesta quarta-feira, o São José ultrapassará o Paulistano e subirá para a oitava posição. Sétimo colocado, o Palmeiras/Meltex não corre risco de ser ultrapassado pelos joseenses mesmo em caso de derrota para o UniCEUB/BRB/Brasília nesta quarta-feira. Já em caso de derrota, a Águia do Vale pode cair para a décima posição se o Pinheiros/SKY vencer o Basquete Cearense também nesta quarta-feira.

Caio Ranches, do Rio Claro

Rio Claro, de Caio Ranches, vem de duas vitórias seguidas no NBB 7 (Ricardo Bufolin/ECP)

Enquanto o São José vem de cinco derrotas seguidas e está brigando para voltar ao pelotão de elite do NBB, o ‘caçula’ Rio Claro vive situação oposta e vem de duas vitórias de maneira consecutiva, sobre Pinheiros e Liga Sorocabana. A equipe do técnico Marcelo Tamião, no entanto, está na 14ª e antepenúltima posição e possui campanha de cinco vitórias em 18 oportunidades (27,8% de aproveitamento).

“A evolução veio pois a equipe começou a acreditar que o melhor ataque começa em uma boa defesa. Melhoramos muito nossa marcação, diminuímos os pontos que temos tomado. Nos outro jogos tomamos 100, já agora estamos tomando 70. Isso facilita muito nosso trabalho, pois aí não precisamos fazer 110 pontos para vencer. O equilíbrio defensivo melhorou e isso fez com que conseguíssemos as vitórias”, declarou o treinador do Rio Claro, Marcelo Tamião.

Lucas Tischer, do Rio Claro

Rio Claro está em ascensão no NBB e quer chegar aos playoffs (Ricardo Bufolin/ECP)

Qualquer resultado não tirará os rio-clarenses da colocação em que se encontram, mas simplesmente pode os aproximar tanto da zona de classificação aos playoffs como da zona de rebaixamento. Se vencer, ficará mais perto do 13º colocados Macaé Basquete, já se perder, pode ficar colado no vice-lanterna Basquete Cearense, que também entrará em quadra nesta quarta-feira, para pegar o Pinheiros/SKY.

“O NBB é um campeonato em que todo jogo é decisivo. Temos condições de vencer essa importante partida e temos trabalhado pra isso. Sabemos da possibilidade de chegar aos playoffs, assim como também sabemos da possibilidade de encostar no rebaixamento. Todos os jogos do NBB são equilibrados, só três ou quatro times ali em cima se sobressaem, o resto é tudo igual. Vamos lutar por essa vitória e pela classificação aos playoffs”, disse o técnico rio-clarense.

No primeiro turno, o Rio Claro Basquete levou a melhor sobre o São José, no Ginásio Felipe Karam, pelo placar de 79 a 66, e conquistou sua primeira vitória em toda sua história no NBB. Os destaques do marcante triunfo ficaram por conta do pivô Lucas Tischer, com 19 pontos, Caio Ranches e Brandon Brown, ambos com 12 pontos, e de Duda Machado e Eric Tatu, responsáveis por dez pontos cada.

“Aquela vitória do primeiro turno foi muito importante, mas agora o jogo será outro. Sabemos que o São José vem de uma sequência de derrotas e que será um jogo muito difícil, porém nós estamos vindo de duas vitórias seguidas e queremos continuar essa sequência positiva. O São José é um time forte, ainda mais jogando em casa, e estamos respeitando muito, mas estamos nos preparando para conseguir mais uma vitória”, concluiu Tamião.