#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Retorno em grande estilo

09-09-2014 | 08:06
Por Liga Nacional de Basquete

Após 4 anos longe do basquete, técnico Marcel de Souza volta ao esporte para comandar o Pinheiros e tem início de trabalho animador no Paulista 2014

De volta ao comando do Pinheiros, Marcel retornou ao basquete com grande início de temporada (João Pires/Divulgação)

De volta ao comando do Pinheiros, Marcel retornou ao basquete com grande início de temporada (João Pires/Divulgação)

Uma das maiores lendas da história basquete brasileiro como jogador, Marcel de Souza está mais uma vez fazendo sucesso no esporte da bola laranja, mas desta vez, não é correndo, passando ou arremessando, e sim na função de treinador, à frente do Pinheiros/SKY.

Contratado para o lugar de Cláudio Mortari, que assumiu o cargo de supervisor técnico do clube, Marcel voltou a atuar como treinador depois de quatro anos longe das quadras – seu último trabalho foi no Barueri, em 2010. Em seu retorno às quadras, mostrou a que veio e levou a equipe pinheirense à liderança isolada do Grupo B do Campeonato Paulista.

Técnico desde 1994, ano em que decidiu encerrar sua gloriosa carreira de atleta, Marcel de Souza possui certa experiência como treinador e, em quase 20 anos na profissão, já comandou diversas equipes desde então, como Guarulhos, o próprio Pinheiros, Jundiaí, São Bernardo e Barueri.

“Eu estava com muitas saudades e estou muito feliz por voltar. Era um sonho meu voltar ao basquete e felizmente consegui. Eu já havia sido técnico do Pinheiros anteriormente e a excelente estrutura oferecida pelo clube e o excelente time certamente pesaram na minha volta”, declarou Marcel.

Nos quatro anos que ficou longe do basquete, se dedicou apenas a sua carreira de médico. Porém, embora suas atenções estivessem viradas para o ramo da saúde, onde é formado em medicina com especialização em Radiologia e Medicina da Família e da Comunidade, Marcel não esqueceu o esporte e seguiu acompanhando e estudando o basquete brasileiro neste período.

“Enquanto estive fora praticamente não deixei de estudar basquete e tudo relacionado ao basquete. Procurei acompanhar jogos, sejam internacionais, do Paulista e do NBB. Ainda continuei com meu trabalho como médico e tudo que o acarreta: estudo, plantões e a atividade de médico que é muito puxada”, contou.

XX

Com Marcel no comando, Pinheiros terminou a fase de classificação do Paulista 2014 na liderança do Grupo B (João Pires/LNB)

Com campanha de oito vitórias e apenas duas derrotas (80% de aproveitamento), o Pinheiros terminou a fase de classificação do Paulista 2014 na liderança do Grupo B, com 18 pontos, e ainda conquistou a melhor campanha entre todas as equipes – o Winner/Limeira, primeiro do Grupo A, teve sete vitórias e três derrotas (17 pontos). Apesar do bom resultado alcançado logo em seu início de trabalho, Marcel de Souza prefere frear a empolgação e manter os pés no chão.

“Eu não considero isso um sucesso. Estamos em um início de trabalho e as dificuldades vão ficando cada vez mais altas. Esperamos treinar para estarmos no nível de suplantar todas essas dificuldades. Achar que o trabalho está bom ou ruim é muito prematuro. Temos que continuar trabalhando as coisas que fazemos todos os dias e tentar superar todos os obstáculos à medida que eles forem aparecendo”, ressaltou o treinador.

Ficar quatro anos longe do basquete e já voltar tendo um resultado tão satisfatório como esse, de fato, não é pra qualquer um. Com seu modo diferente de enxergar e entender o jogo, Marcel relacionou o bom desempenho neste início de temporada com a disposição que os jogadores apresentaram na adaptação ao ‘novo’ estilo de trabalho imposto por ele.

“As condições que o Pinheiros nos deu para treinamentos realmente são privilegiadas. Agradeço ao staff do clube, à instituição, que nos permite desenvolver o trabalho muito perto dos 100% da nossa capacidade. Tenho que agradecer também aos jogadores, que entenderam a proposta de trabalho, que não é nova, é diferente, no sentido que tenho minha interpretação do jogo e as vezes isso causa certas dificuldades para eles. Eles foram muito disponíveis para aceitarem isso e estão fazendo o máximo para se acomodarem a essa nova situação”, salientou Marcel.

Excelentes condições de trabalho e dedicação dos jogadores são fatores fundamentais para o "reinício" triunfal de Marcel de Souza no Pinheiros (João Pires/LNB)

Excelentes condições de trabalho e dedicação dos jogadores são fatores fundamentais para o “reinício” triunfal de Marcel de Souza no Pinheiros (João Pires/LNB)

Apesar dos quase 20 anos como treinador, Marcel Ramon Ponickwar de Souza terá, nesta temporada, sua primeira experiência no NBB. Mesmo afastado das quadras, o atual técnico do Pinheiros não deixou de acompanhar o principal campeonato do país e inclusive o coloca como um dos responsáveis por deixar o basquete brasileiro em um patamar mais elevado.

“O NBB vem subindo de nível a cada ano que passa. No último ano o nível foi excelente e esperamos que nessa temporada melhore ainda mais. É um campeonato internacionalmente significante. Graças ao NBB o nível do basquete brasileiro melhorou muito. Está dando um sentido aos clubes, um objetivo, que é ganhar o NBB, disputar a Liga das Américas, Liga Sul-Americana, não ser rebaixado. Então isso tudo melhorou a competitividade interna e consequentemente melhora o basquete”, finalizou Marcel de Souza.

Confira o calendário completo das partidas do Pinheiros nos playoffs do Campeonato Paulista:

Pinheiros/SKY (1º B) X Vivo/Franca Basquete (4º A)
Jogo 1 – 11/09 (quinta-feira), às 20h – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo)
Jogo 2 – 13/09 (sábado), às 11h – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo)
Jogo 3 – 16/09 (terça-feira), às 20h – Ginásio Pedrocão (Franca)
Jogo 4* – 18/09 (quinta-feira), às 20h – Ginásio Pedrocão (Franca)
Jogo 5* – 21/09 (domingo), às 11h – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo)