#JOGAJUNTO

LDB

Abram alas pro Rey!

03-08-2022 | 03:46
Por Arthur Salazar

Um dos destaques mais promissores do nosso basquete, o ala-armador Reynan já vem se provando no cenário nacional há algum tempo e ainda promete mostrar muito mais

Artigo escrito por Arthur Salazar via Collab NBBxPosterizamos

 O nome é Reynan Gabriel e chegando em agosto de 2022 já dá pra dizer que todo mundo sabe de quem eu tô falando. Em oito meses, Reynan virou mais Rey do que nunca e vive uma das temporadas mais brilhantes que um jovem de 18 anos pode sonhar em ter no basquete nacional. Vestindo o verde e amarelo do Sub-18, Reynan liderou na conquista brasileira do Sul-Americano de forma invicta e foi coroado como o MVP do torneio internacional que nos deu espaço na Copa América Sub-18. Chegando no México, o ala-armador quebrou mais uma vez as expectativas e foi o grande nome do vice-campeonato histórico e a vaga para o Mundial da categoria depois de nove anos de ausência no maior torneio de base do mundo. Obviamente, Reynan fez parte do quinteto ideal do campeonato continental e colocou seu nome de vez no cenário gringo da bola laranja. Ah, e além disso, o ano do menino de ouro da base francana seguiu em ascensão após o convite para representar a Seleção no Globl Jam Sub-23. Pela equipe comandada por Tiago Splitter, Rey foi o sexto que mais jogou e peça crucial no título que veio sobre os EUA, Canadá e Itália, e tudo isso sendo o brasileiro mais jovem inscrito no torneio.

 Na LDB 2022, Rey chegou como um dos destaques do time francano que é formado por vários jovens que já dividem a quadra desde o Sub-15 com o ala-armador e portanto, fazem parte da trajetória de Reynan. Para ele: “É muito da hora ver a nossa evolução! É muito bom ver esses meninos que treinam comigo, e que não estavam tão ‘efetivos’ na LDB, terem um papel diferente na equipe que é uma das mais jovens do campeonato. Mesmo que em meio a dificuldade, tentamos sempre estar presentes e ativos com o time, o que é muito importante.”

 Ao fim da primeira etapa, Rey se consolidou como o principal jogador de Franca e terminou a bateria de jogos com: 18.0 PPJ; 4.3 RPJ; 2.0 APJ e 15.0EF em quase 34 minutos jogados por partida (maior média da equipe). Sobre esse novo momento na sua jovem carreira, o ala-armador mostrou confiança no seu potencial: “Eu entendi esse meu papel e estou sempre tentando me preparar! Não me deixa nervoso ou algo do tipo, pelo contrário, eu sinto que tenho uma liderança forte, então sempre estou tentando ajudar a equipe com essa atitude dentro de quadra. No fim das contas, é sempre bom poder ajudar o time!”

 Em “meio-ano”, Reynan já roubou 2022 para si, e pensando nisso o jovem de 18 anos falou um pouco sobre suas metas para o restante da temporada: “A expectativa é a melhor possível! Eu tenho um foco em mente: continuar evoluindo, não importa onde quer que esteja… Seja em Franca; na seleção ou em qualquer outro lugar, o que importa é manter esse objetivo de continuar evoluindo até o Mundial (Sub-19), porque tem muita coisa pra acontecer até lá. E não só eu, como todo mundo tem que manter esse foco… Então esse é o meu preparo mental, para continuar evoluindo dentro de quadra, porque as coisas vão começar a acontecer e não vai ser fácil, é preciso estar preparado!”

 A guinada na carreira de Reynan e a possibilidade de exposição no Mundial Sub-19, criou expectativas reais de que ele siga os passos de Gui Santos e Didi em busca de um espaço na NBA. Aos 18 anos, o ala-armador admite que pensa bastante sobre esse sonho, que é a cada momento mais palpável: “Todo dia! Todo dia antes de dormir eu me vejo na NBA e fé em Deus que eu estarei lá daqui algum tempo!”

 Para as próximas fases da LDB, o ala-armador de ainda 18 anos vai ter a oportunidade de usar o maior campeonato de base do país como plataforma para se expor mais ainda no papel de “Rey da Base”. Para quem acompanha a trajetória do Rey, fica bem evidente que são nesses momentos de exposição máxima que o seu talento e ferocidade crescem e abrem caminho para atuações de gala, que, já recheiam o currículo da maior promessa do basquete brasileiro rumo a voos que só o próprio Reynan pode rotular.