#JOGAJUNTO

LDB

EM BUSCA DO SONHO!

01-10-2022 | 12:00
Por Liga Nacional de Basquete

Com basquete sólido, São José coroa grande campanha na LDB 2022 com vaga na grande final; será a terceira decisão da equipe do interior paulista, que busca título inédito

Com grande vitória por 70×66 sobre o Corinthians na tarde desta sexta-feira (30), o São José Basketball garantiu vaga na final da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022, pela terceira vez em sua história. A equipe do interior paulista vive a expectativa do primeiro título do maior campeonato de base do Brasil, após dois vice-campeonatos em 2016 e 2017.

A classificação para a decisão da LDB 2022 pode ser definida como uma coroação da bela campanha do Sanja nesta edição do campeonato de base. Na fase classificatória, o São José somou nove vitórias em dez partidas disputadas e foi uma das primeiras equipes garantidas na Fase Final, sofrendo apenas um revés para o Pinheiros – curiosamente, o rival joseense na decisão.

Léo Abreu, a cabeça pensante do finalista (João Pires/LNB)

Já na Etapa Final, a vaga para as semifinais também foi assegurada com antecedência, após duas vitórias com autoridade sobre São Paulo e Cerrado e uma derrota decidida apenas nos segundos finais contra o Paulistano, até então invicto na competição.

O ‘jogo da vida’ da equipe do interior paulista foi tenso e disputado até os últimos momentos. Com um começo equilibrado, a semifinal foi para o intervalo com apenas um ponto de diferença entre Corinthians e São José. Mas o terceiro quarto mudou a história da partida – 27×18 para os joseenses e um último quarto de muita defesa e vibração garantiu o triunfo para o São José, que mostrou frieza no momento ‘clutch’ da partida.

Com um elenco qualificado, o São José era cotado como um dos favoritos para o título da Liga de Desenvolvimento e com a chegada à final do campeonato, houve uma confirmação de expectativas. Líder de pontos e assistências em média da LDB 2022, o ataque joseense mostra boa coletividade e é comandado pelo ala Pedro e pela boa dupla de pivôs Serjão e Fidelis, que também fazem grande trabalho defensivo no garrafão. O abastecimento do lado ofensivo fica por conta do armador Léo Abreu, segundo jogador que mais distribui assistências no campeonato (7.9 por jogo) – na semifinal, ele somou seis pontos, 10 rebotes, nove assistências e quatro roubos de bola.

Um dos maiores pontuadores do São José, Pedro é essencial no ataque e na defesa joseense (João Pires/LNB)

Agora, o São José enfrentará o Pinheiros, o atual tri-campeão seguido da Liga de Desenvolvimento em sua quarta final consecutiva. No embate das duas equipes na fase classificatória, 68×61 para os pinheirenses, entretanto, já fazem mais de dois meses desta partida e a equipe do interior paulista vive o sonho do primeiro título do maior campeonato de base do Brasil.

Anota aí: São José x Pinheiros é neste sábado (01/10), às 18h, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, ao vivo no Youtube do NBB!

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.