#JOGAJUNTO

LDB

São José, o ”Sanja”, sonha com o título da LDB 2022

29-09-2022 | 09:16
Por Arthur Salazar

Com grande campanha até aqui, São José fez por merecer vaga nas semifinais da LDB

Definir o São José da LDB de 2022 é uma tarefa difícil. É um coletivo subestimado mas conhecido, e desdenhado mesmo com a noção prévia de um estilo incomparável e explicitamente vencedor. Fala-se pouco do protagonismo joseense que é tão presente quanto o de qualquer outro desafiante à coroa da Liga de Desenvolvimento. Em partes, ouso dizer que acho que esse é o time a ser batido em 99% dos jogos que restam na LDB, e coloco Sanja como dono do melhor basquete que vi nessa edição do torneio. É quase perfeito; quase favorito; quase imbatível e curiosamente são esses “quases” que intrigam sobre o limite do São José de 2022.

Sanja perdeu só uma vez nessa LDB. Venceu tudo antes e tudo depois do jogo contra o Azulzinho com muita tranquilidade, a ponto de acumular o melhor saldo de pontos; ter o ataque mais produtivo e ser o coletivo que mais computa assistências. Não foi perfeito mas beirou a excelência máxima e até chegou a apresentar uma imposição técnica tão grande em momentos da competição, que dá pra falar que foi impecável sim.

São José duelará com o Corinthians por vaga na final da LDB (João Pires/LNB)

A dominância joseense com elenco estrelado por Léo Abreu; Serjão e companhia dá um senso de que esse é um daqueles times imbatíveis. Pro adversário médio não tem muito como decodificar o esquema de Sanja em buscas de erros, e já para os adversários mais experientes, é quase impossível ditar o ritmo da partida e criar um cenário de desconforto para um grupo tão cascudo quanto esse. Resultado: resta jogar o jogo da Águia e torcer pelo melhor.

São José é meio que favorito. Não é “o favorito” porque esse posto pertence ao CAP invicto. Não corre por fora, até porque tem a segunda melhor campanha de toda LDB. É um coadjuvante de elite ao lado de Pinheiros e Corinthians. Está no rol de times famintos que esperam um deslize do protagonista para beliscar um espaço no escalão de cima, e quem sabe fazer papel de zebra.

São José é meio que a zebra favorita. É a aposta arriscada mais segura exatamente por não ser tão arriscada assim, é na verdade muito mais desconsiderada. É um timaço; coletivo; estrategista; afiado. É diferente: não chuta bolas de três e mesmo assim tem o melhor ataque; é um time calejado mesmo com apenas 3 jogadores acima dos 20 anos; é constantemente agressivo e não se deixa desorganizar… São José não tem limite definido porque não segue um roteiro, prefere contar sua própria história com seus próprios personagens. Pode se sagrar campeão ou pode sofrer logo no começo da fase final. É um dos poucos que é dono do seu futuro e talvez esse seja o maior poder de Sanja. É inconfundível. Histórico do seu jeito sem depender de um final glorioso.