#JOGAJUNTO

NBB Caixa

vitória da resiliência

20-04-2024 | 12:24
Por Marcius Azevedo

São Paulo supera ausências importantes para derrotar a Unifacisa em casa e abrir 1 a 0 na série melhor de três das oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24

A vitória da resiliência. Assim Ricardo Fischer definiu o triunfo do São Paulo diante da UNIFACISA por 99 a 93, nesta sexta-feira (19/04), no primeiro jogo das oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24. A equipe tricolor perdeu Lucas Siewert, uma peça importante, na véspera da partida por causa de uma lesão, além de Tyrone, e, mesmo assim, conseguiu abrir 1 a 0 na série melhor de três.

Ricardo Fischer, do São Paulo, tenta parar André Góes, da UNIFACISA. Foto: Rubens Chiri / São Paulo

“A nossa postura foi a chave para vencer. Tivemos duas baixas importantes para os playoffs. A gente teve de se adaptar. São dois jogadores da posição 4 que abrem a quadra para a gente. Temos de parabenizar o nosso time. A gente está tendo muita resiliência nesta temporada. Muitos altos e baixos, estamos sofrendo com lesões. O Coelho está se recuperando de uma cirurgia, ainda está com muita dor. Todo mundo está sobrecarregado”, afirmou Fischer. “A gente sabe o quanto é importante começar os playoffs com uma vitória, principalmente em casa. Mas sabemos que para avançar temos de ganhar um jogo fora. Vamos atrás disso”, completou.

O armador foi um dos destaques do São Paulo, com uma atuação sólida. Fischer terminou o jogo com 24 pontos, oito assistências e sete rebotes. Ele registrou ainda um aproveitamento de 50% nas bolas de três (2/4) e 55,6% (5/9) nas tentativas de dois, além de 28 de eficiência. “Gosto destes momentos, gosto de decidir. O time me dá confiança, o Bruno (Mortari) me dá confiança para isso. Mas o nosso time é cada momento um jogador. A gente vai sentindo no decorrer da partida. No começo do jogo foi o Malcolm (Miller), depois o Ralfi (Ansaloni). Aí eu apareci. A força do nosso time é essa. Estou pronto para qualquer coisa. Se precisar administrar o time, se precisar puxar os pontos. Hoje fiz isso, jogamos bem e conseguimos sair com uma vitória.”

Cestinha do São Paulo com 25 pontos, Ansaloni reforçou o discurso de Fischer em relação aos problemas de lesões da equipe. “Falei com o Coelho sobre isso. Tivemos uma baixa no último treino (Lucas Siewert), são coisas que acontecem, e falamos que iriámos correr pelos que estão fora. A gente batalhou para conseguir essa grande vitória”, afirmou o pivô. “O nosso time é bom. Sabemos disso. Sofremos com lesões, tivemos muitos percalços na temporada, mas nós preparamos bem para chegar nos playoffs cheios de energia.”

Pela UNIFACISA, André Góes foi o destaque ao liderar a reação da equipe. O São Paulo abriu 35 a 17 logo no primeiro quarto, mas o time de Campina Grande chegou a passar na frente do placar na última parcial antes de sofrer uma virada no final. “Tivemos um começo muito irregular. Deixamos eles jogarem de uma maneira muito confortável. A gente ainda conseguiu reagir, buscar, mas, nas bolas finais, eles tiveram mais sucesso. E o jogo foi para eles”, afirmou o ala, que terminou o jogo com 22 pontos.

“É difícil correr atrás o jogo inteiro. Perdemos um jogador da nossa rotação (Solanas lesionou o tornozelo com 37 segundos de jogo), ficou mais cansativo. Isso deu uma vantagem para eles. Venceram em casa e agora é corrigir os nossos erros para fazer uma partida melhor na terça-feira e empatar a série”, acrescentou André Góes.

O segundo jogo da série acontece na terça-feira (23/04), às 19h30, na Arena UNIFACISA, com transmissão da ESPN e NBB BasquetPass. Se necessário, o terceiro jogo está agendado para quinta-feira (25/04), novamente em Campina Grande, às 19h30.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.