#JOGAJUNTO

NBB Caixa

São Paulo na final do NBB 15

17-05-2023 | 10:52
Por Gabriel Rocha

Saiba mais sobre os personagens e fatos históricos que envolvem a conquista da vaga do tricolor paulista na grande decisão do NBB 15

Pela segunda vez em sua curta, porém, vitoriosa história, o São Paulo conquistou a classificação para a grande Final do NBB. A conquista veio de maneira histórica, com um 3 a 0 sobre o Flamengo – algoz do Tricolor em sua primeira decisão, no ano de 20/21 -, com direito à um Ginásio do Morumbi lotado, com muito apoio do público. A classificação consolida o bom trabalho são-paulino, que em quatro anos no NBB chegou em duas finais e uma semifinal.

“O basquete do São Paulo está criando uma dimensão muito grande. Lutamos muito, recebemos muito carinho da torcida, o tempo inteiro, foi a energia necessária para conseguir a vitória”, comentou Marquinhos.

A vitória veio após um duelo intenso e recheado de emoção, com ambas as equipes disputando até o último segundo. A equipe carioca começou melhor, com forte presença no garrafão e um ótimo jogo de seus pivôs Gabriel Jaú e Hettsheimer, que ainda conseguiam penalizar o São Paulo no perímetro. No segundo tempo, com um maior aproveitamento nas bolas de três pontos e uma defesa mais encaixada, o São Paulo chegou a vitória. Outro grande trunfo da equipe tricolor foi a forte presença da torcida, que mais uma vez atingiu a lotação máxima no Ginásio do Morumbi e entregou a energia necessária para conseguir a vitória.

“Desde o primeiro jogo apostamos no Small Ball, tivemos que lutar bastante, e com a defesa forte que fizemos, melhorando na bola de três pontos, conseguimos a vitória. Temos que dar os parabéns diariamente para quem briga pelo basquete. Eu me sinto apoiado aqui pelo torcedor, represento todos eles dentro de quadra, sempre tento dar o meu máximo, sou apaixonado pelo São Paulo”, afirmou Marquinhos.

Marquinhos é o maior campeão da história do NBB ao lado de Olivinha, com seis títulos conquistados, sendo todos eles com a camisa do Flamengo. O ala, que é único Tri-MVP da história do campeonato, já afirmou por diversas vezes ser torcedor do São Paulo, expressando o seu desejo de conquistar um título também com a camisa tricolor. Outro grande personagem do elenco são-paulino é Elinho, maior assistente da temporada e campeão pelo Paulistano em 2017/2018.

“O Elinho da primeira final pelo Paulistano era muito novo, era outra pegada, entravamos sempre para buscar o impossível. Agora estamos com outra mentalidade, com outro time, o projeto é totalmente diferente, desde o começo entramos com a mentalidade de vencer, de conquistar títulos”, afirmou Elinho.

Essa foi a segunda vez na história que o Flamengo perdeu uma série dos Playoffs do NBB por 3 a 0, fato que não ocorria desde o NBB 2010/2011, quando o time carioca foi superado pelo Sesi Franca nas semifinais. O São Paulo entra mais uma vez na história, chegando pela segunda vez na grande decisão do campeonato, repetindo o mesmo feito de 2021/2020.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.