#JOGAJUNTO

Copa Super 8 / NBB Caixa

VIRANDO A CHAVE

20-12-2023 | 07:07
Por Juvenal Dias

Após a primeira janela da BCLA, São Paulo joga contra o Cerrado Basquete nesta quinta-feira (21/12), às 19h, para manter vivas as chances de chegar à Super 8

Os times brasileiros que atuaram na primeira janela da BCLA 2023/24 voltam às quadras nessa quinta-feira (21/12), agora com as atenções para o NBB CAIXA e buscando classificação à Copa Super 8. O SESI Franca visita o Mogi Basquete, enquanto o Flamengo recebe o Fortaleza Basquete Cearense. Por fim, o São Paulo vai ao Distrito Federal para encarar o Cerrado Basquete.

O Tricolor foi o único que viajou para enfrentar seus adversários sul-americanos e perdeu seus dois jogos na BCLA. Agora com o foco no campeonato nacional, a equipe comandada por Bruno Mortari busca as vitórias que podem levar à Super 8, competição mata-mata que dá ao campeão o primeiro troféu da temporada.  O desafio, no entanto, não é simples.

Atualmente na 11ª colocação do NBB CAIXA, o São Paulo tem 42,9% de aproveitamento com seis vitórias e oito derrotas, faltando quatro jogos para concluir o primeiro turno, momento que define todos os classificados à Super 8. Então, a vitória contra o Cerrado Basquete, na ASCEB, às 19h, é vital para as pretensões tricolores em janeiro. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV.

Bruno Mortari dando orientações para o time do São Paulo durante jogo da BCLA. Foto: BCLA

Ao retornar da janela da BCLA, o técnico Bruno Mortari avaliou a participação do time nos dois jogos.

“No primeiro jogo a gente começou muito mal o primeiro quarto, mas depois equilibramos o jogo, acabamos o primeiro tempo 12 pontos atrás e voltamos para o segundo tempo para recuperar o jogo, mas o terceiro quarto nosso foi ruim, eles abriram uma boa diferença e a gente decidiu dar uma poupada nos jogadores, como a gente está com o elenco reduzido por conta das contusões do Betinho, Ansaloni e Coelho, a gente decidiu descansar o time para o jogo do dia seguinte contra o Nacional. Eu acho que nós contra o Nacional, fizemos um ótimo jogo, tivemos total condição de ganhar, eu acho que a gente, antes da prorrogação, estávamos com o jogo praticamente na mão e deixamos escapar, o que nos dá um otimismo muito grande para quando o time estiver completo e a gente for jogar a próxima etapa, estaremos em condições mais de igual para igual com o time deles e conseguir a vitória”.

Independentemente do que aconteceu no torneio sul-americano, o momento é de olhar para frente virar a chave para recuperar-se dentro do NBB CAIXA, já que o São Paulo vem de derrotas para Flamengo e R10 Score Vasco da Gama, jogando em seus domínios.

Por outro lado, o Cerrado Basquete, que está em 17º, com 26,7% de aproveitamento, tem quatro vitórias no NBB CAIXA, mas fez jogos duros contra candidatos que pleiteiam um lugar na Super 8. Dos cinco últimos jogos, perdeu por três pontos para o SESI Franca, fora de casa, e por quatro pontos para Coop/São José Basketball e para o Paulistano jogando em seu ginásio, na última segunda-feira. Venceu o Minas por um ponto, em Belo Horizonte, e a partida com maior diferença foi a derrota por nove pontos para o Bauru Basket.

Será a última apresentação do Cerrado Basquete diante de seu torcedor antes do final do primeiro turno, então a equipe quer fazer bonito para iniciar uma recuperação, com um objetivo que parece longe, mas entrará no horizonte em breve: os playoffs do NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.