#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Em frente, Brasil!

28-06-2023 | 05:03
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil cai nas oitavas de final da Copa do Mundo sub-19 para a Argentina; Disputa de 9° a 16° começa na próxima sexta-feira (30/06)

Nesta quarta-feira (28/06), a Seleção Brasileira sub-19 foi eliminada da Copa do Mundo sub-19 após ser derrotada pela Argentina, por 87 a 85, nas oitavas de final. Após uma grande recuperação nos minutos finais de jogo, o time verde e amarelo ficou a apenas um arremesso de conseguir a classificação. O Brasil, que não disputava essa competição desde 2016, enfrenta o Líbano na próxima sexta-feira (30/06), em busca de uma melhor posição final.

Reynan dos Santos é o cestinha brasileiro durante o campeonato, com 19 pontos por jogo (FIBA/Divulgação)

Desde o começo, o duelo foi extremamente disputado, ambas as equipes entraram com muita gana de vencer e se entregando em cada bola. Porém, entre o segundo e o terceiro quarto, o jogo se tornou muito mais complicado para os brasileiros, que viram os argentinos se acertando na defesa, matando bola no lado ofensivo e conseguindo abrir uma grande vantagem de 18 pontos. Essa boa diferença se estendeu até o começo do quarto período, quando a seleção brasileira despertou no jogo e começou a lutar para abaixar a vantagem do adversário. Faltando dois segundos e com apenas 2 pontos a menos, o Brasil até teve a chance de matar a última bola, mas infelizmente o arremesso não caiu.

O grande destaque brasileiro mais uma vez foi o ala/armador Reynan dos Santos, que terminou com 25 pontos, 12 rebotes e quatro assistências, além de Du Klafke, com 18 pontos e 40% na linha de três, e Vitinho Brandão, com 12 pontos, sete rebotes e cinco assistências. Pelo lado da Argentina, os maiores pontuadores foram Lee Aaliya, com 20 pontos e 14 rebotes, e Dylan Bordon, com 19 pontos, quatro rebotes e quatro assistências.

Sobre a Copa do Mundo Sub-19

Disputada em Debrecen, na Húngria, a Copa do Mundo Sub-19 conta com os seguintes confrontos nas quartas  de finais: Argentina x Espanha, Canada x Turquia, França x Sérvia e Estados Unidos x Japão.

Já na disputa de 9° a 16° colocado, teremos: Brasil x Líbano, Madagascar x Coréia do Sul, Eslovênia x Egito e China x Hungria.

A seleção brasileira que disputou o mundial da Hungria é a mesma que conquistou o Sul-Americano Sub-18 em 2022, vencendo a rival Argentina na grande final, e que ficou com o vice-campeonato da Americup Sub-18, perdendo apenas para os Estados Unidos, equipe cotada como Top 1 da geração.