HOJE
Seleção da Semana
Por Liga Nacional de Basquete
Quer saber quem foram “os caras” da última semana do NBB? Clique aqui e saiba se algum atleta do seu time está nesta edição do Time dos Sonhos
Chegou a hora de saber quem foram os grandes destaques da última semana da temporada 2015/2016 do NBB. Na lista foram consideradas as melhores atuações individuais apenas das partidas entre domingo (14/02) e sábado (20/02). Quem se sobressaiu entre os melhores da semana foi o ala/armador Duda Machado, do Solar Cearense, eleito o Dono da Bola pela primeira vez.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte.
+Vote nos atletas que representarão NBB Brasil e NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2016
1º Time –
1 – Fúlvio (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Fúlvio está impossível na edição 2015/2016 do NBB. Com grandes atuações nas vitórias do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília na última semana, sobre Universo/Vitória e São José Basketball, o armador da equipe candanga garantiu um lugar no Time dos Sonhos pela segunda vez consecutiva.
Contra o Vitória, o camisa 11, um dos pré-selecionados para o Jogo das Estrelas, não se destacou na pontuação, mas sua atuação foi fundamental para o triunfo candango. Com sete pontos em sete tentados (100% de aproveitamento), oito assistências e seis rebotes, o jogador totalizou 21 de valorização e foi o atleta mais eficiente de sua equipe.
Já o confronto seguinte foi especial. Em pleno Ginásio Lineu de Moura, onde atuou durante as cinco primeiras edições do NBB, Fúlvio foi o cestinha da partida, com 23 pontos, além de distribuir sete passes decisivos e somar 22 de eficiência contra sua ex-equipe.
2 – Duda Machado (Solar Cearense) – Dono da Bola
O Dono da Bola da Semana foi Duda Machado, do Solar Cearense. Um dos grandes responsáveis pelo momento histórico da equipe nordestina no NBB, o experiente ala/armador apresentou grandes desempenhos na derrota para o Mogi das Cruzes/Helbor e nas vitórias sobre Flamengo e Macaé Basquete e por isso faturou o prêmio de grande destaque da semana.
Frente aos mogianos, no Ginásio Hugo Ramos, o camisa 10 do time cearense registrou 12 pontos e não conseguiu evitar a derrota fora de casa, por 78 a 73. A recuperação veio na rodada seguinte, quando o esquadrão do técnico Alberto Bial conseguiu a maior vitória de sua história no NBB, diante do Flamengo, fora de casa. Nesta ocasião, Duda, bicampeão do NBB pela equipe rubro-negra, marcou 23 pontos e foi autor da bola da vitória fora de casa contra sua ex-equipe, por 67 a 66.
E para finalizar, contra o Macaé Basquete, clube no qual defendeu na temporada 2013/2014, o jogador de 33 anos foi o cestinha do Basquete Cearense, com 16 pontos, e ainda pegou três rebotes, deu três assistências e roubou duas bolas, na vitória da agremiação de Fortaleza no Ginásio Juquinha, pelo placar de 79 a 69.
3 – Eddy (Macaé Basquete)
Que grande fase vive o ala Eddy, do Macaé Basquete. O jogador, que está há quatro partidas anotando pelo menos 26 pontos, deu sequência ao seu bom momento nos confrontos diante do Universo/Vitória e do Solar Cearense, ambos em casa.
No primeiro, o ala de 28 anos fez 14 pontos no primeiro quarto e finalizou a grande vitória de seu time sobre o clube baiano como cestinha absoluto, com sonoros 29 pontos. Depois, contra os cearenses, o triunfo não veio, mas Eddy voltou a aparecer expressivamente e contribuiu com incríveis 28 pontos.
4 – Rafael Hettsheimeir (Paschoalotto/Bauru)
Rafael Hettsheimeir é o único integrante do primeiro time que fez apenas uma partida do NBB na semana, tendo em vista que o Paschoalotto/Bauru se dedicou à segunda fase da Liga das Américas no final dela. Mas quando esteve em ação pelo campeonato nacional, o pivô pré-selecionado para defender o NBB Brasil no Jogo das Estrelas decidiu e garantiu um lugar entre os melhores da semana.
No complicado duelo frente ao Rio Claro Basquete, no Ginásio Panela de Pressão, Hettshemeir foi decisivo, registrou 19 pontos, seis rebotes e dois roubos de bola e se firmou como grande destaque do triunfo bauruense, pelo placar de 82 a 69.
5 – Caio Torres (Paulistano/Corpore)
E o último integrante do primeiro Time dos Sonhos da Semana é outro pivô pré-selecionado para defender o NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2016, Caio Torres. Vivendo ótima fase com o Paulistano/Corpore, o pivô apresentou grandes desempenhos nas vitórias do clube paulista sobre Banrisul/Caxias do Sul Basquete e sobre o rival EC Pinheiros.
Na primeira, Caio foi um pouco mais discreto e anotou nove pontos e quatro rebotes nos 19 minutos em que ficou em quadra. No final, sua equipe conquistou um tranquilo triunfo sobre os gaúchos, em casa, pelo placar de 87 a 60.
Já no duelo seguinte, no clássico contra o rival Pinheiros, o camisa 13 registrou um duplo-duplo de 14 pontos e 12 rebotes, com direito 16 de eficiência e um papel importantíssimo no êxito alvirrubro no emocionante clássico da capital paulista, em pleno Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, casa pinheirensde, por 84 a 80.
6º Homem – Arthur Pecos (Paulistano/Corpore)
Arthur Pecos está cada dia maior. Passando por um processo de grande evolução no Paulistano, o armador de 22 anos está figurando pela primeira vez na Seleção da Semana e logo de cara apareceu no primeiro time, isso por conta das grandes atuações contra Caxias e Pinheiros.
Diante dos caxienses, o garoto foi o atleta que mais ficou em quadra pela equipe paulista (24:15 minutos) e de quebra foi o cestinha do time, com 17 pontos. Além disso, Pecos deu três assistências, pegou quatro rebotes e foi o mais eficiente da quadra, com 20 de valorização.
Já no derby da capital paulista, o camisa 14 voltou a pontuar em dígitos duplos. Sempre vindo do banco, o “reserva de luxo” da semana marcou 11 pontos, repetiu as mesmas três assistências e quatro rebotes do confronto anterior e deixou a quadra com 12 de eficiência. Estas atuações o fizeram aparecer como Melhor Sexto Homem da Semana.
Confira os integrantes da Seleção da Semana do NBB 2015/2016 do NBB:
1º Time –
1 – Fúlvio (Brasília)
2 – Duda Machado (Basquete Cearense)
3 – Eddy (Macaé)
4 – Hettsheimeir (Bauru)
5 – Caio Torres (Paulistano)
6º Homem – Arthur Pecos (Paulistano)
2º Time –
1 – Tatu (Rio Claro)
2 – Audrei (Basquete Cearense)
3 – Lucas Dias (Pinheiros)
4 – Calvo (Vitória)
5 – Mathias (Franca)
6º Homem – Cipolini (Brasília)