#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana #11 e #12

22-01-2018 | 12:17
Por Liga Nacional de Basquete

Confira os principais destaques individuais do NBB CAIXA na última semana; líder Flamengo domina quinteto mais uma vez

O NBB CAIXA 2017/2018 está cada vez mais quente. Na última semana, entre os dias 15 e 20/01, foram disputadas 12 partidas e muita coisa aconteceu. Mas quais foram os destaques individuais desses jogos? A Seleção da Semana responde para você.

Vale lembrar que esta é uma escolha dos editores do site da LNB com o intuito de promover o NBB CAIXA e não necessariamente reflete a opinião oficial da entidade.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Stocks vem sendo o grande destaque do Joinville na temporada (Stephan Eilert/Divulgação)

1 – Deonta Stocks (AABJ/Joinville)

Teve 26 pontos e cinco assistências na vitória sobre Campo Mourão*

O time catarinense teve apenas um jogo na semana. Mas se tratava de um confronto direto na briga por um lugar no G-12 e a equipe conquistou uma grande vitória fora de casa contra Campo Mourão. Para isso, o esquadrão de Santa Catarina contou com ótima atuação de seu armador.

Em quadra por mais de 36 minutos, Stocks teve sua atuação mais eficiente na temporada e foi o cestinha do jogo, com 26 pontos, além de distribuir cinco assistências. No grande primeiro quarto do Joinville, o armador somou 11 pontos e duas assistências. Líder da temporada em roubo de bolas, com média de 3,5 por jogo, o camisa 2 ainda recuperou duas bolas.

* disputou apenas um jogo na semana

2 – Alex Garcia (Sendi/Bauru Basket)

Médias na semana: 16,5 pontos, 8,5 rebotes e 7,0 assistências

A semana de Alex Garcia foi insana. Com duas atuações completas, o “Brabo” teve grande destaque nos jogos contra Vasco e Paulistano. Diante dos cariocas, o camisa 10 por pouco não deixou a quadra com um triplo-duplo, ao registrar 13 pontos,  dez rebotes e oito assistências. Para abrilhantar mais seu desempenho, Alex marcou oito pontos no último quarto e foi decisivo para a vitória do Dragão.

Contra o Paulistano, o capitão bauruense teve mais um “quase triplo-duplo” e deixou a quadra com 20 pontos (9/9 nos lances livres), sete rebotes e seis assistências, mas não evitou o revés de sua equipe em mais uma reedição da Final do último NBB CAIXA.

3 – Marquinhos (Flamengo)

Médias na semana: 19,5 pontos, 56,5% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 4,0 assistências

Marquinhos segue fazendo “temporada de MVP” e aparece na Seleção da Semana pela quarta vez. Nas duas últimas vitórias do Flamengo, o camisa 11 teve mais duas grandes atuações individuais. Diante do Vitória, o aproveitamento não foi tão brilhante, mas com 14 pontos o jogador foi decisivo para o triunfo dos cariocas fora de casa, o primeiro do time baiano como mandante.

Já no clássico contra Botafogo, Marquinhos teve aquela noite inspirada. Preciso desde o início, o jogador praticamente não errou e foi um dos principais protagonistas da vitória rubro-negra. Com 7/9 nos arremessos de quadra, sendo quatro de bolas de 3, e 7/7 nos lances livres, o ala marcou 25 pontos e atingiu a casa dos 20 pontos pela quinta vez na temporada.

4 – Bruno Fiorotto (Solar Cearense)

Médias na semana: 12,5 pontos, 8,5 rebotes e 2,0 tocos

Fazendo boa temporada na equipe de Fortaleza, Fiorotto vinha merecendo um lugar na Seleção da Semana a algum tempo. Com méritos, o camisa 23 aparece no quinteto ideal pela primeira vez após duas atuações consistentes em duas importantes vitórias de sua equipe.

Contra o Minas, o pivô que também vem atuando como ala/pivô foi o cestinha da partida, com 16 pontos, e ainda contribuiu com sete rebotes, duas assistências e três tocos. Na partida seguite, o jogador anotou nove pontos e dez rebotes e teve papel importante no triunfo contra o Pinheiros.

5 – JP Batista (Flamengo) – Dono da Bola

Médias na semana: 14,5 pontos, 9,5 rebotes e 3,5 assistências

Está difícil parar JP Batista. O camisa 13 do Flamengo segue colecionando grandes atuações e, até o momento, é um dos jogadores mais dominantes da temporada. Dono de grande técnica e ótima visão de jogo para um pivô, JP vem “destruindo” os garrafões adversários com sólidas e brilhantes desempenhos.

No primeiro compromisso do Flamengo na semana, o pivô fez “de tudo um pouco” e registrou 14 pontos, sete rebotes e seis assistências no grande triunfo sobre o Vitória em Cajazeiras. Depois, contra o Botafogo, JP somou 15 pontos e 12 rebotes para conquistar seu segundo duplo-duplo na temporada.

6º Homem – Yago Matheus (Paulistano/Corpore)

Médias na semana: 16,5 pontos e 3,5 assistências

Yago vinha fazendo temporada discreta, mas no último sábado o garoto de apenas 18 anos tratou de mostrar o porquê é considerado uma das grandes joias do basquete nacional. Em uma tarde endiabrada, o armador marcou 31 pontos e brilhou no importante triunfo do Paulistano sobre o Bauru.

Vindo do banco de reservas, Yago teve 4/6 nas bolas de 3 pontos e foi perfeito nos lances livres (11/11). Tal desempenho deu ao jogador um lugar na Seleçao da Semana, mesmo com atuação discreta no outro jogo do Paulistano na semana (dois pontos e quatro assistências contra Caxias).

Os 31 pontos anotados na reedição da última Final do NBB CAIXA representam não só o recorde pessoal de Yago, como também a segunda maior marca de pontos da temporada – a primeira é de Leozão, do Solar Cearense, com 32. Antes do jogo contra Bauru, o garoto tinha discretas médias de 4,0 pontos e 11,3 minutos. Será que agora vai?

Menções honrosas:
Guilherme Giovannoni*: 27 pontos (9/11 nos arremessos de quadra) e dez rebotes contra o Bauru
Ronald Ramon (Flamengo): média na semana de 14,0 pontos e 8/13 nos arremessos de quadra
David Cubillán (Flamengo): médias na semana de 10,0 pontos e 8,0 assistências
Olivinha (Flamengo): médias na semana de 14,0 pontos e 6,5 rebotes
Antonio (Sesi Franca): médias na semana de 11,0 pontos e 6,0 rebotes
MJ Rhett (Flamengo): médias na semana de 13,0 pontos e 6,0 rebotes vindo do banco de reservas
Guilherme Giovannoni:
Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor)*: 24 pontos e cinco rebotes contra a Liga Sorocabana
Caio Torres (Mogi das Cruzes/Helbor)*: 15 pontos e 12 rebotes contra a Liga Sorocabana

* disputaram apenas um jogo na semana