#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sem descanso

24-08-2012 | 04:25
Por Liga Nacional de Basquete

Após ser assistente técnico da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Londres, técnico Demétrius Ferracciú emenda trabalhos e pega no batente em Limeira

Sem tempo para folga: Demétrius Ferracciú já trabalha no comando do Limeira após as Olimpíadas (Maurício R. Martins/Divulgação)

Participar das Olimpíadas é uma experiência muito recompensadora, mas também pode ser bem desgastante. Afinal, são quatro anos de preparação, a concentração tem de estar no nível máximo e o trabalho precisa ser impecável. No fim, toda essa pressão vira descanso. Há quem diga que é necessário uns dez dias sem fazer nada para voltar ao ritmo normal da vida. Só que para Demétrius Ferracciú, técnico do Winner/Kabum/Limeira e assistente técnico do Brasil em Londres-2012, isso não foi possível. Assim que chegou ao país, o treinador já teve de trocar o “modo Seleção Brasileira” para o “modo Limeira”.

“Eu cheguei na segunda-feira (13/08) e já voltei a trabalhar na terça-feira (14/08)”, contou Demétrius, que confessou ter sentido a diferença no seu retorno ao trabalho no Limeira. “Parecia que eu estava vendo os jogadores treinando em slow motion, em câmera lenta. São realidades diferentes. Nas Olimpíadas, era um torneio com os melhores do mundo. Aqui é uma realidade mais local. Mas a gente vai se adaptando”, falou.

Essa adaptação também se vê na própria função de Demétrius. Se na seleção, o ex-jogador era o assistente de Rubén Magnano e seguia uma linha adotada pelo argentino, em Limeira, ele é o técnico e fica mais à vontade para trabalhar conforme o seu estilo de jogo, que pode, sim, ser influenciado pelo o que viu nas Olimpíadas.

Demétrius fez parte da comissão técnica do Brasil em Londres (Gaspar Nobrega/inovafoto)

“A gente vai tentar implantar alguma coisa de lá, sim, mas temos de saber compartilhar esses ensinamentos. Quando fui para Londres, antes eu já tinha deixado um planejamento com o Dedé (assistente técnico de Limeira) sobre o trabalho de pré-temporada. Mas quando eu cheguei, já comecei a implantar algumas coisas interessantes que presenciei nas Olimpíadas”, afirmou Demétrius, explicando que, antes de tudo, é preciso conhecer e respeitar o perfil de seu grupo antes de colocar em prática qualquer nova informação.

Sobre as Olimpiadas, Demétrius disse ter sido “uma experiência única, trocando muitas informações, aprendendo com os melhores”. E apesar de ter ajudado a recuperar o orgulho do basquete brasileiro, o técnico do Limeira admitiu que o resultado final do Brasil poderia ter sido melhor.

“Depois dos Jogos Olímpicos, o basquete brasileiro tem uma outra cara, voltou a ser potência mundial. Foi importante pela imagem que recuperou e pelo respeito que ganhou no mundo. Mas pelo potencial da equipe, sabíamos que poderíamos ter disputado e ganhado uma medalha”, concluiu.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e com patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.