#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Sempreem alta

16-03-2018 | 05:56
Por Liga Nacional de Basquete

Técnicos do Jogo das Estrelas e amigos de longa data, Gustavo De Conti e José Neto abrem o jogo em entrevista para o Estadão; confira os principais trechos

De Conti e Neto subiram no heliponto do Estadão para sessão de fotos após a entrevista (Divulgação)

Dois dos melhores técnicos da atualidade do basquete nacional estarão à frente no Jogo das Estrelas 2018. Gustavo De Conti, no NBB Brasil, e José Neto, no NBB Mundo, atuarão mais uma vez na partida festiva, que acontecerá neste domingo, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Mais votado na eleição que contou com todos os treinadores, assistentes e capitães dos times do NBB CAIXA, além de imprensa especializada e personalidades do basquete, De Conti comandará o time brasileiro pela primeira vez. Esta será a quarta participação do comandante do Paulistano/Corpore no evento, sendo duas como técnico do NBB Mundo e outra como assistente da equipe verde-amarela.

Segundo mais lembrado, Neto também viverá situação inédita e comandará a equipe de gringos pela primeira vez. Assim como Gustavo, o treinador do Flamengo participa do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA pela quarta vez e coleciona duas passagens como treinador do NBB Brasil e outra como auxiliar.

As escolhas são facilmente justificadas pelos resultados das equipes na temporada 2017/2018. Com incríveis 21 vitórias seguidas, o Paulistano, de Gustavo De Conti, lidera a competição e só depende de si para confirmar a primeira posição. Já o Flamengo, de José Neto, aparece no segundo lugar e ainda luta pela ponta da tabela de classificação.

Como parte do cronograma de atividades do Jogo das Estrelas, os treinadores participaram do Cesta no Estadão, comandado pelo jornalista Marcius Azevedo, no início da tarde desta sexta-feira e abriram o jogo sobre vários temas. Amigos de longa data, De Conti e Neto trabalharam juntos no Paulistano nos meados dos anos 2000 e de 2010 até 2016 fizeram parte da comissão técnica da Seleção Brasileira, então comandada por Rubén Magnano.

Na “era NBB”, os dois também possuem grandes histórias. Neto é o técnico com mais títulos (quatro) e já levou o Troféu Ary Vidal (Melhor Técnico da temporada) uma vez. Já De Conti levou o Paulistano a duas finais e é o único a ficar duas vezes com o posto de melhor técnico do campeonato.

Confira os principais trechos da entrevista abaixo:

– Expectativa para o Jogo das Estrelas

“É uma festa do basquete, que a cada ano tem ficado mais bonita. Temos vários atrativos nesse ano, como a presença do Anderson e do Leandrinho. É um trabalho mútuo entre clubes e ligas e que está sendo muito bem feito. É um prazer enorme fazer parte desse evento”, afirmou Neto.

“Penso muito parecido com o que o Neto falou. Só gostaria de acrescentar a participação do público, que vai lotar mais uma vez o Ginásio do Ibirapuera. É uma chance muito grande de aproximarmos os fãs dos atletas e treinadores”, completou De Conti.

– Confronto no Jogo das Estrelas

“Ali na quadra, a gente vai querer fazer o melhor. Estamos aqui por um motivo e não viemos só pela nossa amizade. Se pudermos interferi para que nossa equipe saia com a vitória faremos. Claro que é um jogo festivo, mas temos nossa obrigação de fazer algo diferente como técnico”, disse Neto.

“Além de um jogo muito competitivo, teremos muitas jogadas bonitas. Acho que os jogadores levam a sério o jogo, principalmente no fim e vai ser um grande espetáculo para o público”, exaltou De Conti.

– Possível aposta?

“Não gosto de apostar com o Neto (risos). Disputamos a final do NBB CAIXA em 2013 e ele levou. No ano seguinte, Paulistano e Flamengo se enfrentaram nos playoffs e ele levou de novo”, brincou Gustavo.

– NBB Brasil favorito?

“Vou assumir esse favoritismo. O NBB Brasil est á muito forte esse ano e terei um elenco incrível para rodar. Vamos ver o que vai acontecer, mas vou assumir essa”, disse De Conti.

“O NBB Mundo é bastante forte também e será um grande jogo. Ele vai ter vários caras que eu comando no Flamengo e eu também vou poder comandar alguns jogadores do Paulistano. Isso vai ser legal”, afirmou Neto.

– Disputa pela liderança

“Vamos fazer duas ‘finais de campeonato’ nesses dois últimos jogos, contra Joinville e Caxias. Se ganharmos os dois, confirmamos a liderança e teremos o mando de quadra em todos os possíveis playoffs. Nessa temporada estamos jogando muito bem em casa, e independente do adversário, será uma vantagem importante poder decidir em casa”, avaliou De Conti, ao lembrar que o Paulistano só depende de si para confirmar a liderança.

“Temos que fazer nossa parte e ganhar os dois jogos. Teremos dois adversários duros, Solar Cearense e Vitória, e que estão em um bom momento na competição. Caso a gente não consiga chegar à liderança, o segundo lugar também é bastante valioso, já que tirando o Paulistano teríamos vantagem nos playoffs contra qualquer outra equipe”, explicou Neto.

– Elogios ao “rival amigo”

“O Paulistano joga numa outra ‘rotação’, num outro ritmo. O time do Gustavo encaixou muito e sempre exige o máximo do adversário. Se você entrar no ritmo deles, está morto. E é isso que vem acontecendo nos últimos jogos, com vários placares elásticos. O mérito é muito grande do trabalho do Gustavo e comissão, mas também dos jogadores que estão executando muito bem o plano de jogo em quadra”, elogiou Neto.

– Arbitragem brasileira

“A arbitragem brasileira está evoluindo muito. Temos o Maranho, por exemplo, que recentemente apitou a final do Eurobasket e também d aCopa Intercontinental. Esse é um feito muito ghrande e mostra que a nossa arbitragem está entre as melhores do mundo. A Liga tem muito mérito nisso e faz um trabalho fantástico com os árbitros”, disse De Conti.

Confira a entrevista na íntegra: