#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sentido!

16-06-2014 | 01:35
Por Liga Nacional de Basquete

Com 11 jogadores do NBB e comandada por Alberto Bial, Seleção Brasileira Militar participa de torneio internacional na França, entre os dias 16 e 22 de junho

Grupo é formado apenas por jogadores com formação militar (Bruno de Lima/Divulgação)

Grupo é formado apenas por jogadores com formação militar (Bruno de Lima/Divulgação)

Descanso? Que nada. Onze jogadores que disputaram o NBB 2013/2014 deixaram o descanso de lado e se apresentaram a Seleção Brasileira das Forças Armadas para a disputa do International Military Basketball Tournament, que acontece na cidade de Meyenheim, na França, entre os dias 16 e 22 de junho.

O grupo, que terá como comandante o técnico Alberto Bial, do SKY/Basquete Cearense, contará com a presença de 11 jogadores que participaram do NBB6: os armadores Nezinho, hoje jogador do Winner/Kabum/Limeira, Fred, do Macaé, e Luiz Felipe Lemes, que atuou pela Liga Sorocabana, os alas Fernando Fischer e Gui Deodato, que defenderam o Paschoalotto/Bauru, Audrei, do Unitri/Magazine, e Arthur, do UniCEUB/BRB/Brasília, além dos pivôs Tiagão, do Palmeiras/Meltex, Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, Shilton, do Flamengo, e Wagner, do Limeira. Completa o grupo o também pivô Rodrigo Bahia, que atua pelo Vasco da Gama (RJ).

Todos os atletas que compõe a Seleção Militar têm ou passaram por alguma formação militar. A equipe fez sua etapa preparatória na sede do Exército da cidade do Rio de Janeiro (RJ), para o torneio preparatório para os Jogos Mundiais Militares de 2015, que acontecerá em Seul, na Coréia do Sul.

“Na outra vez ficamos alojados na Marinha, desta vez ficamos no Exército. A conduta é extremamente importante para todos os militares, em questão de hierarquia, de pontualidade, assiduidade, tudo. E o treino pega uma carona nisso. Acho que essas duas coisas juntas são muito legais para o basquete. E o que eu gosto muito, são dez jogadores do NBB”,  comentou o treinador Alberto Bial.

Brasil é o atual campeão dos Jogos Mundiais Militares (Alexandre Durão/Photocamera)

Brasil é o atual campeão dos Jogos Mundiais Militares (Alexandre Durão/Photocamera)

A estreia do Brasil no International Military Basketball Tournament acontecerá nesta segunda-feira (16/06), às 10h30 (de Brasilia), diante da Alemanha, na cidade de Meyenheim (FRA). Na sequencia da primeira fase, o selecionado nacional enfrenta o Kuwait, na terça-feira (17/06), e a anfitriã França, na quarta-feira (18/06). A semifinal está agendada para sexta-feira (20 de junho) e a grande final para o sábado (21/06).

“Estamos com um time forte e viemos aqui para vencer este torneio internacional, que reúnes várias nações. O adversário é forte, de uma escola europeia, então creio que será difícil, porém tem que ser encarado como um bom teste para o nosso time”, comenta o ala Arthur Belchor, que é 3º Sargento do Exército.

“A expectativa é a melhor possível, pois teremos um tempo considerável de preparação e com certeza chegaremos prontos para tentar buscar mais este título para as forças armadas do Brasil. Apesar de ser um time que não joga muito tempo junto, sempre nos encontramos uma vez por ano, e nessas ocasiões ficamos pelo menos 15 dias juntos e isso já nos ajuda bastante no conhecimento uns dos outros”, explicou o armador Nezinho, recém contratado pelo Limeira.

A Seleção Brasileira é a atual campeã dos Jogos Mundiais Militares mundial militar. O título aconteceu em 2011, na gigante HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), ao bater os Estados Unidos nas semifinais, e a Grécia na grande decisão, pelo placar de 76 a 64.

“Todos ficaram com uma pulga atrás da orelha com o Brasil ter sido o campeão. Então, com isso, estão se preparando de uma maneira mais forte para esse campeonato. Parece que os times do leste europeu vem forte, a China, que não participou da última, também virá forte. Isso tudo me deixa muito feliz. Qualquer coisa no basquetebol que deixe o Brasil à frente, dando preocupação aos adversários, me deixa muito feliz”, concluiu Alberto Bial.