#JOGAJUNTO

LDB

Em Franca evolução!

04-09-2023 | 09:47
Por Liga Nacional de Basquete

Com campanha 100% invicta na etapa eliminatória nas finais da LDB 2023, SESI Franca Basquete finaliza a maior competição de base do país com a segunda colocação

O SESI Franca Basquete protagonizou uma das finais mais históricas do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete, com direito a decisão nos últimos. Em partida realizada no último domingo (3/9), a equipe francana foi superada pelo Paulistano pelo apertadíssimo placar de 70 a 69, terminando assim com o vice-campeonato da competição.

Apesar do título ter ficado para trás, a história do Franca na LDB 2023 foi marcada por um marcante e positivo processo de evolução. A equipe finalizou a fase classificatória em quarto lugar (8 vitórias e 3 derrotas) e, na disputa do mata-mata da fase final se classificou de forma invicta para a grande decisão da competição, derrotando inclusive a equipe do Paulistano, detalhe que demonstra e explica, novamente, a final altamente forte e equilibrada desta última edição.

“Nossa equipe manteve a filosofia de não montar uma equipe somente para a LDB, o que fazemos é potencializar os jovens jogadores. Na maioria das vezes, somos o elenco mais jovem da competição, somente com algumas exceções como é o caso do Márcio e Du Marília, mas temos até mesmo atletas de 16 anos” ressaltou o técnico Pablo Costa sobre o desenvolvimento do elenco ao longo da competição.

“Acredito que a mescla de situações entre o profissional e base é muito importante porque assim eles vivenciam o protagonismo na LDB e um papel, as vezes, mais coadjuvante no NBB. Vejo que a equipe cresceu demais durante a competição e assim chegamos em uma final, quando esperávamos ficar entre os quatro. Para nós ter tido a oportunidade de disputar a final, já foi um grande mérito e termos conseguido jogar de igual pra igual com o forte elenco do Paulistano, deixou a conquista do vice-campeonato ainda mais bonita”, comentou o técnico.

Histórico francano na LDB

Assim como a trajetória como um todo o Franca na história do basquete, quando se diz sobre LDB não é diferente. A instituição participou de todas as 12 edições já realizadas, com destaque para o ano de 2016 quando conquistou seu primeiro e único título da competição. Outro fator de ouro que está no DNA francano é o berço para revelar novos talentos no basquete. Dentre nomes já conhecidos como o pivô Márcio Santos (vindo de participação na última edição do Draft da NBA) e o ala/pivô Du Marília, também se destaca o jovem Paulo Zu que ressaltou o espírito de resiliência da equipe “Nós sabíamos que não seria fácil, mas nós não abaixamos a cabeça. Tínhamos muitas desculpas pra colocar na frente, mas soubemos passar por cima de tudo e demos nosso máximo porque somos uma família”, comentou o ala/pivô que foi o cestinha da partida com 29 pontos.

Paulo Zu foi o cestinha da grande final da LDB 2023 anotando 29 pontos (João Pires/LNB)

Os 8 melhores da LDB 2023!

1º – Paulistano
2º – SESI Franca
3º – Pinheiros
4º – Corinthians
5º – São José
6º – Minas Tênis Clube
7º – Caxias do Sul
8º – Praia Clube

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty, Ultra Master Plug (UMP) e Genius Sports.