#JOGAJUNTO

Copa Super 8 / NBB Caixa

SESI FRANCA BASQUETE: BICAMPEÃO DA COPA SUPER 8

28-01-2023 | 06:02
Por Liga Nacional de Basquete

No Pedrocão lotado, Sesi Franca supera o Flamengo na grande final da Copa Super 8 e conquista o segundo título do torneio de tiro-curto; relembre a trajetória do campeão

É CAMPEÃO! Neste sábado (28/01), no Pedrocão, o Sesi Franca conquistou o título da Copa Super 8 2023 após vencer o Flamengo por 76 x 65 e se tornou o maior campeão do torneio de tiro-curto, com dois títulos, junto aos cariocas. Consistente e decisivo nas três partidas da competição, David Jackson foi eleito o MVP da Copa Super 8 – na finalíssima, o norte-americano somou 21 pontos, 7 rebotes e 25 de eficiência.

Com o título, os francanos cravaram vaga na Basketball Champions League das Américas (BCLA) 2024.

+ Estatísticas completas da final da Copa Super 8 2023

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

A trajetória até a finalíssima

Para chegar à grande decisão da atual edição, Franca eliminou o Bauru no clássico paulista por 83 a 58 e igualou a maior diferença de pontos da história da Copa Super 8. Georginho (25 pontos, 11 rebotes e 25 de eficiência), Lucas Mariano (15 pontos, 10 rebotes e 19 de eficiência) e David Jackson (14 pontos e 17 de eficiência) foram os destaques do primeiro triunfo francano no torneio de tiro-curto.

Nas semifinais, os francanos receberam o Corinthians, também no Pedrocão, em grande duelo definido apenas no último quarto, quando o time da casa aumentou o ritmo e fechou a classificação para mais uma final do torneio: 80 x 72. Lucas Dias (21 pontos, 10 rebotes e 22 de eficiência) e Georginho (15 pontos, 7 assistências, 6 rebotes e 23 de eficiência) chamaram a responsabilidade e foram os melhores nas estatísticas da semifinal.

O jogo do título foi inesquecível. Com uma atmosfera sem igual no Pedrocão, em Franca (SP), Sesi Franca e Flamengo fizeram uma partida digna de final de Copa Super 8. Com a diferença no placar baixa e diversos lances recheados de categoria, os francanos mostraram sua força após vencerem três dos quatro quartos da partida: 19×15, 22 x 17, 20 x 22 e 15 x 11 foram as parciais da decisão.

Além de David Jackson, o “big-three” francano, composto por Lucas Dias (13 pontos, 8 rebotes e 17 de eficiência), Lucas Mariano (19 pontos) e Georginho (10 pontos, 8 assistências e 6 rebotes) também fez partida coesa e foi importante para a conquista do bicampeonato da Copa Super 8.

”Nosso trabalho e tudo que entregamos desde o começo da temporada não é sorte, é mérito e muito trabalho duro. Fomos campeões com fervor e muito apoio da torcida. Vamos comemorar até meia noite e amanhã voltamos a focar no NBB, essa é a vida do jogador”, disse Georginho.

O Franca igualou o Flamengo em títulos da Copa Super 8 após a vitória na decisão deste sábado (28/01) (Deco Pires/LNB)

Fazendo história!

Após o triunfo na grande decisão da Copa Super 8 2023, o Sesi Franca soma 26 vitórias consecutivas nesta temporada, entre NBB, Copa Super 8 e BCLA e ainda não sabe o que é perder. Além disso, a equipe do interior paulista vem de um título inédito do NBB, na temporada 2021/2022, contra o mesmo Flamengo – fato que demonstra seu grande momento.

Praticamente com o mesmo elenco nas últimas duas temporadas, o time comandado pelo técnico Helinho Garcia alia a experiência de seus principais jogadores com a vitalidade dos jovens jogadores que compõem o elenco do campeão dos dois últimos campeonatos organizados pela Liga Nacional de Basquete.

”Fantástico. É mais título para essa galera que faz essa festa para nós. Fruto de um trabalho de muitas mãos. É um bicampeonato, primeiro lá no Rio contra o próprio Flamengo, agora podemos comemorar na nossa cidade, ao lado da nossa família, dos nossos torcedores. Fico muito feliz pela equipe, ficamos sem alguns jogadores e continuamos firmes. Os jogadores voltaram e voltaram na pegada”, pontuou Helinho, o comandante francano.

O Sesi Franca é um dos times mais tradicionais da história do basquete brasileiro. Por conta disso, a cidade de Franca, no interior paulista, foi coroada como “Capital do Basquete”. A lista de títulos do time de Franca é extensa e, além dos títulos já citados, os francanos ostentam em sua galeria de troféus a Copa Super 8 de 2019, 5 Sul-Americanas, 11 Campeonatos Brasileiros e 14 Campeonatos Paulista.

Franca adicionou mais um troféu em sua galeria: a Copa Super 8 2023 (Deco Pires/LNB)

Agora, o líder invicto do NBB 2022/20233 e campeão da Copa Super 2023 volta o foco para o 2º turno do NBB 15. Na próxima terça-feira (31/01), o Sesi Franca recebe o Pato Basquete no Pedrocão com transmissão ao vivo no Youtube do NBB e da TV Sesi Franca Basquete. Os francanos também estão disputando a BCLA 2022, lideram seu grupo com 4 vitórias em 4 jogos e jogarão a última janela de jogos da competição internacional a partir do dia 3 de fevereiro.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.