#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo no banco

01-05-2024 | 07:49
Por Juvenal Dias

Helinho e Demétrius trouxeram Sesi Franca e Paulistano, respectivamente, até as quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24; treinadores falam como pretendem seguir adiante

Sob o comando de Helinho Garcia e Demétrius Ferracciú, Sesi Franca e Paulistano chegaram às quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24. A série melhor de cinco jogos começa nesta quinta-feira (02/05), às 20h, no Pedrocão, com transmissão da ESPN e do NBB BasquetPass, e vai definir quem segue adiante. Veja o que pensam os treinadores sobre o duelo:

Helinho Garcia

Helinho Garcia comandando o Sesi Franca à beira da quadra. Foto: Marcos Limonti/ SFB

Qual a perspectiva para esse duelo?

A perspectiva é de um duelo entre duas equipes que são bastante atléticas, que jogam dentro de seus sistemas, que são equipes disciplinadas e que construíram um grande trabalho ao longo desse NBB CAIXA. Por isso, a tendência é que seja um playoff equilibrado, dentro daquilo que a gente vem jogando ao longo da temporada.

O que preparou para seu time?

Na verdade a gente vai construindo tudo no decorrer de uma temporada que a gente teve e, ao mesmo tempo, temos que melhorar aquilo que estamos acostumados a fazer. Claro que fazemos algumas variações, temos alguns sistemas que trazemos alguma coisa nova, mas o mais importante é focar em como executar e não o que a gente vai executar. Porque isso nós já fizemos durante a temporada.

O que esperar do adversário?

O Paulistano é uma equipe que, a meu ver, fez uma brilhante temporada, é uma equipe que tem no seu plantel um número grande de jogadores que se equivalem. Alguns com um pouco mais de volume de jogo do que outros, são jogadores que temos que tirar esse volume deles. É um time que tem uma característica forte de rebotes no ataque. Então, temos que estar focados nessas características do Paulistano para que possamos ter o ritmo de jogo nas nossas mãos.

O que os jogos da temporada regular ensinaram para o duelo das quartas?

Esses jogos sempre ajudam. Quando você vê aquilo que fez, como foi feito, as bolas que o Paulistano também executou faz com que tanto nós como eles tenham uma base, para colocar em prática coisas importantes do que vimos nesses jogos. Mas isso, durante os jogos, vai mudando e são essas mudanças que precisamos nos adaptar o mais rápido possível, caso seja necessário.

Demétrius Ferracciú

Demétrius Ferracciú comandando o Paulistano à beira da quadra. Foto: Willian Oliviera/ Foto Atleta

Qual a perspectiva para esse duelo?

Expectativa de um confronto equilibrado, um confronto onde vamos enfrentar um favorito que é o atual campeão do NBB CAIXA.

O que preparou para seu time?

Agora buscamos executar alguns detalhes. Treinamos ações bem específicas e vamos nos adaptando no próprio confronto, porque de um jogo para outro as situações mudam bastante. O importante é que nós estamos bem-preparados e vamos tentar executar o melhor plano de jogo possível dentro de cada partida.

O que esperar do adversário?

A gente sabe que Franca tem uma força muito grande e, ao mesmo tempo, para nós é um desafio bem interessante pelo fato de estarmos numa crescente e sempre conseguirmos surpreender nos momentos importantes. Então esse é mais um momento decisivo da competição, um momento que todo mundo gosta de jogar e nós estamos bastante confiantes para esse encontro.

O que os jogos da temporada regular ensinaram para o duelo das quartas?

Os jogos na fase de classificação direcionam as características de jogo das equipes, vamos entendendo os perfis, estilo de jogo tanto no ataque quanto na defesa, como a equipe se sente confortável e a maneira de jogar. Cada jogo é uma adaptação, cada jogo é um estilo e dentro das características do adversário você vai moldando, você vai se adaptando e as outras equipes também vão se adaptando. Acredito que esse playoff vai ser muito isso, o que faz com que você precise arrumar e buscar soluções dentro do próprio confronto. O grande desafio é esse, você conseguir colocar essas situações para que você consiga contornar ou surpreender o adversário dentro do próprio jogo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.