#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Situações opostas

29-11-2013 | 04:06
Por Liga Nacional de Basquete

Líder e único invicto da temporada 2013/2014, Limera recebe o Minas neste sábado; equipe de Belo Horizonte ainda não venceu na competição

Um confronto da rodada deste sábado do NBB 2013/2014 colocará frente a frente duas equipes em situações completamente opostas. Líder e único invicto da sexta edição da maior competição de basquete do país, o Winner/Kabum/Limeira duelará com o Minas Tênis Clube, que ainda não venceu no campeonato. O confronto será realizado às 16 horas (de Brasília), no Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira, e terá transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.

Com cinco vitórias em seus cinco primeiros compromissos no NBB, o time do interior paulista soma seu melhor início na história da competição e vive grande fase. Agora, diante do Minas, a equipe comandada pelo técnico Demétrius espera manter a sequência vitoriosa e seguir com sobras na liderança do campeonato.

“É mais um desafio. Se queremos manter essa invencibilidade temos que encarar cada jogo como uma final. Vamos jogar novamente diante da nossa torcida e é nossa responsabilidade dar mais um dia de alegria para nossa cidade”, disse o jovem armador Deryk, um dos destaques da última vitória limeirense, diante do Espírito Santo Basquete.

David Jackson é o grande destaque do Limeira no início do NBB (Ale da Costa/Portrait)

David Jackson é o grande destaque do Limeira no início do NBB (Ale da Costa/Portrait)

Para sair vencedor e seguir com 100% de aproveitamento, Limeira tem dois motivos para ficar ainda mais confiante. No ataque, a equipe conta com a pontaria precisa do ala norte-americano David Jackson, segundo maior pontuador da temporada até o momento. O camisa 32 possui média de 22,4 pontos por partida, com direito a altos aproveitamentos nos arremessos: 57,9 na linha dos três pontos, 65,1% para dois pontos e 95,8% nos lances livres.

O outro trunfo da equipe paulista está na defesa. Com média de apenas 60,6 pontos sofridos, Limeira é a equipe que menos sofre pontos em média no campeonato. Nas cinco partidas que realizou até o momento, o time teve seu pior desempenho defensivo no duelo diante da Liga Sorocabana, ao ceder 73 pontos aos rivais. Enquanto isso, nos outros quatro jogos, manteve seus adversários a marcas abaixo dos 70 pontos, sendo que nos duelos diante de Pinheiros/SKY e Espírito Santo sofreu somente 53 tentos.

“Temos que manter esse comprometimento que envolve grande entrega principalmente na defesa, que está nos dando essa sequência de vitórias. Temos que manter esse ritmo, só assim seguiremos vencendo”, disse o técnico Demétrius, que ainda não sabe se poderá contar com o experiente ala Renato Lamas, que sente dores no joelho direito e é dúvida para o duelo.

Mesmo diante do líder invicto da competição, o Minas está empolgado em conseguir seu primeiro triunfo na temporada. A equipe, que só atuou duas vezes na competição, foi derrotada pelo Espírito Santo, fora de casa, e pelo São José/Unimed, como mandante, em partida decidida apenas na terceira prorrogação.

Com um dos mais jovens elencos de todo o NBB, o clube de Belo Horizonte tem no armador Elinho, no ala Betinho e no ala/pivô Douglas Nunes suas principais esperanças para conquistar êxito em sua passagem pela cidade de Limeira. Elinho aparece em segundo no ranking de assistências e e ainda contribui com 13 tentos por partida,, com média de 7,5 passes decisivos por jogo, enquanto que Betinho e Douglas somam médias de 19,5 e 17 pontos por partida.

Assim como no duelo diante do São José, o técnico argentino Carlos Romano seguirá sem poder contar com os serviços do pivô Adriano Machado, lesionado. Além disso, os garotos Tobias e Léo Demétrio viajaram com a delegação, mas com problemas físicos ainda são dúvidas para o confronto.

“Quero que os jogadores repitam o desempenho do jogo contra o São José. Mesmo com os desfalques, temos que jogar com a mesma raça, concentração e vontade de vencer. Estamos melhorando a cada dia e tenho confiança nestes atletas para conseguirmos bons resultados”, disse o comandante do Minas.

Douglas  Nunes é uma das esperanças do Minas (Orlando Bento/Divulgação)

Douglas Nunes é uma das esperanças do Minas (Orlando Bento/Divulgação)