#JOGAJUNTO

Mais basquete

Só mais uma, Brasília!

27-02-2016 | 11:17
Por Liga Nacional de Basquete

Com expressivo duplo-duplo de Guilherme Giovannoni, Brasília consegue vitória contra Guaros de Lara e segue sonhando com Final Four da LDA 2016

Depois de quase abrir 20 pontos de vantagem, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília sentiu a força dos venezuelanos. Após os cinco minutos finais bem aflitos, a equipe comandada pelo técnico Bruno Savignani conseguiu conter o Guaros de Lara (VEN) até o fim e venceu a equipe, por 80 a 77. Os candangos precisam da vitória nesta próxima partida pelo Grupo F da Liga das Américas 2016 para chegar ao Final Four do torneio continental.

2/27/2016 - Barquisimeto, Venezuela - Partido entre uniCEUB (BRA) vs Guaros de Lara (VEN) la Liga de la Americas 2016. (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Deryk Ramos terminou a partida com 17 pontos, cinco assistências e quatro rebotes (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Insanidade: O Brasília entrou com tudo na partida e logo no primeiro tempo, com ótima atuação de Deryk Ramos e Guilherme Giovannoni, a equipe terminou o período com nove pontos na frente (21 a 13). Este estilo de jogo se perpetuou no segundo quarto e os candangos abriram 14 pontos de diferença faltando 3 minutos para o fim da primeira metade do confronto.

+Confira as estatísticas desta difícil vitória do Brasília contra o Guaros de Lara

D Ramos: Novamente, Deryk Ramos mostrou o jogador decisivo que é nesta partida. O atleta participou massivamente no segundo quarto, anotou dois lances livres nos 10 últimos segundos de partida e saiu de quadra com 17 pontos, cinco assistências e ainda agarrou quatro rebotes.

2/27/2016 - Barquisimeto, Venezuela - Partido entre uniCEUB (BRA) vs Guaros de Lara (VEN) la Liga de la Americas 2016. (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Giovannoni foi o cestinha da noite, anotando 21 pontos e ainda conseguiu um expressivo duplo-duplo, com mais 14 rebotes. (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

O cara: Guilherme Giovannoni acertou uma bola de 3 pontos faltando 32 segundos de jogo que fez a equipe venezuela se desesperar na partida. Além disso, o cestinha da partida foi crucial no primeiro quarto e, ao fim do jogo, totalizou 21 tentos, 14 rebotes e totalizou 29 pontos de eficiência.

Empolgação candanga: No primeiro tempo inteiro de partida, o Brasília dominou o Guaros de Lara e não permitiu que a equipe da casa jogasse com tranquilidade. Com muitos erros e ótimo desempenho de Guilherme Giovannoni e Deryk, combinando para 22 pontos (metade da equipe), o Time de Lobos foi ao terceiro quarto de partida na frente por 17 pontos (44 a 27).

Susto no terceiro quarto: O Guaros de Lara voltou para o terceiro quarto com tudo e emplacou 16 pontos em cima dos candangos, duas vezes mais que a equipe (oito). No fim do terceiro período, a equipe da casa anotou dez pontos a mais que o Time de Lobos. Ainda sim, a vantagem permaneceu para o Brasília, apenas diminuiu para sete pontos (56 a 49).

Encostou: Com ótima atuação de Guevara, Wilkins e Echenique, faltando 07:29 minutos para acabar a partida, o Guaros de Lara estava apenas três pontos do Brasília (62 a 79).  A vantagem de até três pontos se estendeu até pouco mais de dois minutos para o fim, quando a equipe da casa virou o jogo (69 a 68).

Placar alternado: Até o fim da partida as equipes alternaram a liderança no placar conforme acertavam as chances que tinham. Há 32 segundos do fim, Guevara, ala/armador do Guaros de Lara, errou uma bola de 3 pontos, perdeu o rebote para o Brasília e Guilherme Giovannoni emplacou um tiro de fora do perímetro! Brasília estava na frente por cinco pontos (76 a 71) até que o time da casa pediu um tempo.

Momento da partida: Faltando 22 segundos de jogo, o armador Tyshawn Taylor, do Guaros, colocou sua equipe dois pontos atrás do placar. Porém, a equipe de Barquesimeto não converteu um chute de três pontos faltando sete segundos e o Brasília se manteve na frente até o fim do jogo.

2/27/2016 - Barquisimeto, Venezuela - Partido entre uniCEUB (BRA) vs Guaros de Lara (VEN) la Liga de la Americas 2016. (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Empolgados, os candangos precisam vencer para se classificar na última fase do torneio (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Números comprovam: O Brasília impôs seu jogo durante o começo da partida e quando o placar se apertava, as figuras no garrafão – Guilherme Giovannoni, Coimbra e Pilar – fizeram seu trabalho e deu mais chances a equipe de se impôr em quadra. Por isso, os candangos terminaram a partida com 46 rebotes, 12 a mais que os venezuelanos.

Põe na conta: Com esta vitória candanga, o Brasília está empatado com o Guaros de Lara no Grupo F. Ambas as equipes possuem uma vitória e uma derrota.

E agora? O último confronto desta fase para a equipe comandada pelo técnico Bruno Savignani será contra o Correcaminos de Cólon, que já perdeu dois jogos nesta fase final, às 18h45 (horário de Brasília). Já o Guaros de Lara terá a difícil tarefa contra o líder do Grupo F, o CR Flamengo, às 21 horas (horário de Brasília). Ambos os jogos aconteceram em Barquesimeto, na Venezuela, e serão transmitidos pelo SporTV!