#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Desafio naÁfrica

03-09-2020 | 07:01
Por Liga Nacional de Basquete

Com quatro títulos do NBB no currículo, José Neto acertou com o Petro de Luanda, da Angola, mas segue com a Seleção Brasileira Feminina

O técnico com maior número de títulos do NBB na história (quatro, todos pelo Flamengo) terá um novo destino na próxima temporada. José Neto, que atualmente comanda a Seleção Brasileira Feminina, assumirá o Atlético Petro de Luanda, da Angola.

O treinador seguirá à frente da Seleção Feminina e conciliará os dois compromissos simultaneamente, como faz, por exemplo, o técnico Gregg Poppovich, do San Antonio Spurs, que além da franquia da NBA também é o head coach da Seleção dos Estados Unidos.

Tradicional equipe da Angola, o Petro de Luanda é o atual campeão do país. Possui 13 títulos nacionais e dois da Liga dos Campeões da África, sendo o último deles conquistado em 2015. O grande objetivo do time é a BAL (Basketball African League), competição continental organizada pela NBA e a FIBA, na qual o Petros será o representante da Angola.

Aos 49 anos, José Neto possui um currículo de respeito no basquete brasileiro. Tetracampeão consecutivo do NBB com o Flamengo, ele é o técnico com maior número de títulos em todos os tempos da competição. Desde que chegou lá, estabeleceu uma verdadeira dinastia com a camisa rubro-negra.

Além disso, o treinador, nascido em Itapetininga (SP), possui um Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano do NBB 2015/2016. Neste período de pandemia, José Neto foi eleito o treinador da Seleção da História do NBB, em votação popular promovida pelo NBB em parceria com a Vivagol.

Ainda pelo Flamengo, Neto conquistou também a Liga das Américas 2014 e a histórica Copa Intercontinental de Clubes da FIBA, além de diversos torneios Estaduais. Fora isso, enfrentou equipes da NBA com o clube rubro-negro (Phoenix Suns, Memphis Grizzlies e Orlando Magic).

Em paralelo, ele também foi assistente do técnico argentino Ruben Magnano na Seleção Brasileira Masculina, com direito a participações em duas Copas do Mundo (2010 e 2014) e dois Jogos Olímpicos (2012 e 2014).

À frente da Seleção Feminina, José Neto fez história ao levar a equipe verde-amarela ao incrível ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio não veio por pouco, mas as meninas do Brasil, sem dúvidas, estão em outro patamar com Neto no comando.

Sob comando de José Neto, Seleção Brasileira Feminina conquistou o histórico título do Pan de Lima (Alexandre Loureiro/COB)

Antes de assumir a Seleção Feminina, Neto teve sua primeira experiência comandou o Levanga Hokkaido, do Japão, por seis meses. Agora, o treinador voltará a comandar uma equipe desde que saiu do time japonês, no final de 2018. Boa sorte, Neto! Estamos todos torcendo por você.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.