#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Teste de fogo

19-03-2014 | 10:44
Por Liga Nacional de Basquete

Imbatível há nove partidas, Brasília faz clássico com São José, nesta quinta-feira, buscando manter vice-liderança do NBB 2013/2014

No primeiro turno da atual temporada, Brasília venceu São José, fora de casa (Antonio Basílio/PMSJC)

No primeiro turno da atual temporada, Brasília venceu São José, fora de casa (Antonio Basílio/PMSJC)

O duelo entre UniCEUB/BRB/Brasília e São José/Unimed é um clássico. Finalistas da edição 2011/2012 do NBB e protagonistas de uma série quartas de final memorável na temporada passada, vencida pelos joseenses, as duas equipes escreverão mais um capítulo na história do confronto nesta quinta-feira, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20h, pela 33ª rodada do maior campeonato do país.

Mas falando do presente, os dois times vivem situações diferentes na tabela de classificação da atual temporada do NBB. Sem saber o que é perder há nove partidas, a agremiação da capital federal ocupa a vice-liderança do campeonato, com campanha de 21 resultados positivos em 29 confrontos (72,4% de aproveitamento), mesma campanha do Paulistano/Unimed, que vem logo atrás, na terceira posição.

“Temos que aproveitar a boa sequência e tentar aumentar para dez o número de vitórias seguidas, isso sem dúvida só aumentará a confiança da equipe. O jogo contra o São José será um jogo muito duro, pois é uma equipe muito qualificada e está brigando por uma posição nos playoffs ainda”, disse o ala/pivô Guilherme Giovannoni, da equipe tricampeã do NBB, que fará seu último jogo em casa na fase de classificação.

O São José, por sua vez, habita a sétima colocação e possui rendimento de 16 resultados positivos em 27 oportunidades na competição (59,3% de aproveitamento). Na última rodada, a equipe do Vale do Paraíba encerrou o jejum de duas partidas sem vencer ao bater o Vivo/Franca, em casa, por 86 a 77, e agora, diante dos candangos, quer estender a maré positiva no NBB.

“A gente não tem conseguido uma constância muito grande no campeonato, mas acreditamos no nosso time. Nossa equipe é muito forte e já conseguiu vitórias bastante expressivas. Será muito difícil jogar em Brasília, mas estamos nos preparando para fazer um bom jogo, pois uma vitória será muito importante para a nossa sequência no campeonato”, comentou o ala Dedé.

Para seguir embalado, o Brasília aposta em seu ataque, que é o mais produtivo da sexta edição do campeonato nacional, com média de 87,1 pontos por jogo. O alto poderio ofensivo dos candangos, por outro lado, é a principal preocupação do São José para o duelo contra os vice-líderes do NBB.

“A nossa defesa foi o nosso principal foco durante a semana. Eles (Brasília) tem um poderio ofensivo muito grande, principalmente nas trocas deles, pois os atletas que vêm banco de reservas não deixam o ritmo cair. Por isso, temos que ficar bem atentos  e variar bastante as defesas. Estamos bem focados.  Vamos tentar segurar o máximo possível, eles tem um volume muito grande e se jogarmos abertos eles vão se sobressair”, contou Dedé.

Brasília e São José fizeram a Final do NBB4, vencida pelo time da capital federal (João Pires/LNB)

Brasília se sagrou tricampeão do NBB em cima do São José, na edição 2011/2012 do NBB (João Pires/LNB)

O confronto entre Brasília e São José no NBB é recheado de grandes momentos. O principal deles foi a grande final da temporada 2011/2012, realizada no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), vencida pelos candangos, por 78 a 62, mesmo fora de casa, em partida que marcou o terceiro título nacional consecutivo do time da capital federal.

Mas foi também como visitante que os joseenses deixaram sua marca na história do confronto. Nas quartas de final da temporada 2012/2013 do NBB entre os dois times, a série se encontrava empatada em 2 a 2, mas na partida derradeira, a equipe do Vale do Paraíba não se intimidou com a pressão do Ginásio Nilson Nelson lotado e venceu por largos 98 a 81, resultado que fechou a série em 3 a 2 e eliminou os candangos, deixando-os de fora de uma Final de NBB pela primeira vez em todas as edições do campeonato.

“Aquele foi um jogo de superação. Eles tinham o mando de quadra na série e o Ginásio Nilson Nelson estava lotado. Mas conseguimos encaixar um jogo perfeito, e para vencê-los tem que ser assim. Eles têm um volume de jogo muito grande, principalmente quando jogam em casa. Agora temos que fazer que nem o ano passado. Naquele jogo ganhamos pela perseverança e pela garra, agora vamos tentar aplicar nesse jogo de agora também, pois uma vitória será muito importante para a nossa situação na tabela de classificação”, ressaltou Dedé.

Diante de um Ginásio Nilson Nelson lotado, São José deu o "troco" no Brasília e os eliminou das quartas de final do NBB5 (Brito Júnior/Divulgação)

São José deu o “troco” no Brasília e os eliminou nas quartas de final do NBB 2012/2013 (Brito Júnior/Divulgação)