#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Tiago Splitterna Seleção

23-09-2021 | 06:26
Por Liga Nacional de Basquete

Atual assistente do Brooklyn Nets, Splitter irá se juntar a Gustavo De Conti e a comissão técnica da Seleção Brasileira durante o novo ciclo olímpico

Depois de anunciar o mais novo treinador da Seleção Brasileira, Gustavo De Conti, foi a hora de começar a montagem da comissão técnica. Tiago Splitter, um dos melhores jogadores a vestirem a camisa verde-amarela, foi um dos selecionados pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e assumirá a vaga de assistente técnico.

Tiago Splitter com a camisa da seleção brasileira (Gaspar Nobrega/Inovafoto)

Splitter já atua como assistente técnico no Brooklyn Nets há quase dois anos, junto ao técnico Steve Nash. Tiago retorna para a Seleção depois de três anos, quando vestiu as cores brasileiras pela última vez. Ele fará a sua “reestreia” nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023, nos dias 26 e 27 de novembro, contra o Chile.

“Para mim é um orgulho enorme estar na comissão técnica da Seleção depois de muitos anos jogando como atleta e poder ajudar o meu país na comissão técnica com o Gustavo De Conti. Acho que temos um grande desafio pela frente, mas com muita dedicação e muito orgulho estou entrando nessa comissão técnica e fazendo parte desse projeto” comentou o ex-pivô ao site oficial da CBB.

Como jogador, Tiago Splitter passou 10 anos da sua carreira na Liga ACB, da Espanha. Em 2010, assinou com o San Antonio Spurs, onde conquistou um título da NBA, em 2014, o primeiro brasilieiro a conseguir tal façanha. 

Pelo Brasil, o ex-atleta foi um dos responsáveis por levar o basquete brasileiro de volta às Olimpíadas, em 2012, após conquistar a medalha de prata no Pré-Olímpico, em 2011, 12 anos após a nossa última participação. Em 2018, Splitter encerrou a sua carreira, se tornou olheiro e logo em seguida, em 2019, foi chamado para o staff do Brooklyn Nets, onde se encontra até hoje.

A relação entre Gustavinho e Tiago Splitter não vem de hoje,  pois em 2019, durante a Summer League, o ex-pivô convidou o então melhor técnico do ano para ser seu assistente. De Conti aceitou a proposta e durante 10 dias fez parte da comissão do Nets.