#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

JDE é doTime Cablock

19-03-2022 | 09:56
Por Liga Nacional de Basquete

Em jogo disputado até os últimos segundos, Time Cablock segura vantagem e vence Time Monstrinho na final do Jogo das Estrelas 2022

Os gigantes do basquete nacional chegaram ao topo do Jogo das Estrelas 2022! A equipe do capitão Bruno Caboclo jogou com todas as armas que pôde e bateu seus dois adversários com placares altos. Após superar o #TimeDJack, do capitão David Jackson, na primeira semifinal (35 x 32) com uma bola de 3 pontos de Marquinhos na “penalidade máxima”, o #TimeCablock enfrentou o #TimeMonstrinho na final, viu sua vantagem no final cair para 01 ponto, mas conseguiu se sagrar campeão da competição, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ).

“Mais uma vitória aqui no Rio de Janeiro, né? O mais legal é a resenha, conversa, brincadeira e esse clima além dos jogos sérios que a gente faz entre si. É muito bom pisar nessa arena, ter o carinho da torcida. Me dá lembranças. Fiquei muito feliz de ser campeão com o #TimeCablock”, comemorou Marquinhos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Acumulando 09 pontos, 05 rebotes, 01 assistência e 10 de eficiência, Lucas Mariano foi escolhido para o prêmio King of the Game, oferecido pela Budweiser. É a segunda vez seguida que um jogador de Franca é escolhido para o prêmio, já que Lucas Dias, cestinha desta edição, conseguiu o feito ano passado.

“Vim para comemorar o evento e no fim estou levando o prêmio individual máximo para casa. Queria agradecer a todos que me ajudaram a chegar até aqui, principalmente esse time bem montado e a toda minha família, que me acompanha e está sempre comigo”, disse Lucas Mariano.

Com novo sistema de desempate, Marquinhos faz sua equipe avançar para a final e o conjunto de gigantes alcança a posição máxima do Jogo das Estrelas 2022

Houve uma novidade no Jogo com relação a disputa: caso o empate ocorresse, em séries alternadas, cada time chutaria uma bola de 3 pontos, como nas disputas de pênalti do futebol, porém sem as cinco cobranças. O primeiro a errar, perde a partida.

Os quatro tradicionais quartos foram substituídos por três mini-jogos de 10 minutos em um modelo ‘Final Four’. Tivemos a participação de #TimeDJack (NBB Mundo), #TimeCablock (NBB Brasil), #TimeMonstrinho (Novos talentos) e #TimeDeodato (NBB Brasil).

Os duelos aconteceram entre dois times formados por atletas brasileiros, um entre os estrangeiros e os jovens talentos sub-22 do NBB. Os vencedores avançaram para a grande final do Jogo das Estrelas 2022 e decidiram qual time seria o campeão.

Semifinal 1: #TimeDJack 32 (0) x (3) 32 #TimeCablock

Os estrangeiros do NBB chegaram com tudo para este jogo. Utilizando mais as bolas de fora do arco, a equipe conseguiu abrir uma vantagem de 6 pontos rapidamente. Porém, do meio final do primeiro período, a pedido de Guilherme Maia, Olivinha mudou o jogo e norteou a tirada de vantagem (16 x 15), colocando o #TimeCablock na disputa novamente.

Os times seguiram alternando a vantagem no placar, até que no final do segundo período passaram a trocar conversões de 3 pontos e levar o empate (32 x 32) até o fim do tempo regular.

As equipes foram então para as penalidades máximas. Pelo #TimeDJack, ‘Santi’ Scala, vencedor do 3 Pontos Budweiser, arremessou e errou. No #TimeCabloc,  Marquinhos foi o primeiro escolhido e a lenda converteu o chute decisivo, levando sua equipe para a final do Jogo das Estrelas 2022.

“O basquetebol é engraçado né? É sempre bom ser decisivo e conseguir converter uma bola decisiva assim. Estar no Rio, junto com o Olivinha e tudo mais é sempre um sentimento muito bom. Vamos ganhar, juntos, novamente, como fizemos várias vezes”, contou Marquinhos eufórico.

Cestinhas: Olivinha (Flamengo) e Lucas Dias (Franca) foram os cestinhas da equipe Cablock. O jogador francano acumulou 09 pontos, em 37.5% de aproveitamento e 05 rebotes. O ala/pivô da equipe da Gávea anotou 09 pontos em 09 tentados, juntou 03 rebotes e teve uma eficiência de 11.

“Sobrevivemos. Marquinhos salvou mais uma vez e foi uma escolha certa para o time, né? Agora esperamos os próximos e qualquer um que vier a gente vai ganhar. Eu quero ganhar do #TimeMonstrinho, não escondo, mas o que importa é vencer”, declarou o capitão da equipe vencedora, Bruno Caboclo.

Semifinal 2: #TimeMonstrinho 23 x 21 #TimeDeodato

Ficou bem claro no início do jogo que o #TimeDeodato iria aproveitar a altura para cima do monstrinho Yago Mateus. Ainda sim, o capitão do #TimeMonstrinho, junto com Scheuer, lideraram a equipe e se manteve na vantagem até o final do primeiro período (10×08).

No início do segundo quarto, o momento foi todo para a equipe de Gui Deodato. Gerson, da Unifacisa, veio do banco para mudar o ritmo do jogo. O #TimeMonstrinho sustentou com sua movimentação acelerada até a última posse, mas Georginho acertou a bola de 3 pontos para empatar o placar (21×21).

No final do jogo, Yago Mateus recebeu a bola da linha lateral, chegou até a linha de lance livre e errou o lance. Mas Gui Santos, de 19 anos, com leitura e impulsão, aproveitou a bola no ar e enterrou para dar vantagem de 2 pontos e ir para a final com sua equipe.

“Essa bola no final foi aquela que a defesa “mosca”, sabe? Aí aproveitamos naquela ousadia e alegria que o Yago sempre fala. Vieram grandão falando dos jovens e viemos “pesados”. O final mostrou isso e agora a gente vai correr pra cima dos gigantes.”, contou Gui Santos, extremamente eufórico pela sua enterrada vencedora.

Destaques: O cestinha da partida foi Gerson, do #TimeDeodato, fazendo 06 pontos e não errando nehuma tentativa. Pelo #TimeMonstrinho o destaque foi Yago Mateus, com 03 pontos, 04 assistências e 3 roubos de bola.

Final: #TimeCablock 30 x 27 #TimeMonstrinho

Sem chance para o erro, o #TimeMonstrinho iniciou o jogo com muita velocidade e abriu vantagem de quatro pontos (7×3). Depois, as tentativas de 3 pontos dos atletas do #TimeCablock começaram a cair e empataram o jogo (9×9). Com a alternância de um jogo pegado, o primeiro tempo acabou em 15×13 para a equipe do capitão Bruno Caboclo.

Na volta para o segundo tempo da partida, as equipes mantiveram o ritmo e o placar não mudou sua vantagem. O time das Novas Estrelas pressionou muito mais na marcação, mas a equipe dos gigantes segurou e abriu 06 pontos no placar (26 x 20).

O jogo ficou muito mais físico em seus minutos finais, com ambas as equipes buscando a vitória. Depois de uma brincadeira de Marquinhos com Yago Mateus, o armador do Flamengo e Buffat anotaram duas bolas de 3 em sequência e a vantagem caiu para 01 ponto, faltando 06 segundos para o fim da partida.

Lucas Dias, ala do #TimeCablock, foi para o lance livre por uma falta e converteu as duas tentativas. O #TimeMonstrinho teve a última chance de empatar, mas não conseguiu converter o chute de 3 pontos que tentou. Com isso, o time de Bruno Caboclo foi campeão do Jogo das Estrelas 2022.

Sinceramente, estou muito feliz com o que aconteceu. O jogo foi maravilhoso e deu tudo certo para nós. Eu disse que não ia deixar o Yago ganhar e essa equipe fez esse incrível trabalho. Estou muito contente com a festa e muito contente de ter sido campeão”, declarou o capitão da equipe, Bruno Caboclo.

Cestinha: No jogo final, Lucas Dias, ala/pivô do Franca, anotou 09 pontos, 03 rebotes e 01 roubo de bola, totalizando 09 pontos de eficiência. O atleta também foi cestinha da competição com 18 pontos.

Semifinal 1: #TimeDJack 32 (0) x 32 (3) #TimeCablock

Semifinal 2: #TimeMonstrinho 23 x 21 #TimeDeodato

Final: #TimeMonstrinho 27 x 30 #TimeCablock

Elencos:

#TIMECABLOCK: Bruno Caboclo (São Paulo), Betinho (Rio Claro), Cauê Borges (Paulistano), Elinho (São Paulo, Gabriel Jaú (Bauru), Lucas Dias (Franca), Lucas Mariano (Franca) e Olivinha (Flamengo).

#TIMEDEODATO: Gui Deodato (Minas), Felipe Ruivo (Paulistano), Eddy (Caxias do Sul Basquete), Georginho (Franca), Gerson (Unifacisa), Larry Taylor (Bauru), Renan Lenz (Minas) e Rafael Mineiro (Flamengo).

#TIMEMONSTRINHO: Yago Mateus (Flamengo), Adyel (Franca), Anderson (Paulistano), Gabi Campos (Pinheiros), Gui Santos (Minas), Jonas Buffat (Pinheiros), Márcio (Franca),  Paulo Scheuer (Pato Basquete) e Ruan (Cerrado Basquete).

#TIMEDJACK: David Jackson (Franca), Brandon Robinson (Flamengo), Cordero Bennett (São Paulo), Franco Balbi (Flamengo), Santiago Scala (Franca), Shaq Johnson Jr. (Minas), Tavario Miller (Minas) e Tyrone Curnell (São Paulo).

Leia Também

+ “Air” Túlio é o novo campeão do Enterradas Penalty

+ ‘Santi’ Scala é o primeiro estrangeiro campeão do 3 pontos Budweiser

+ Dá um “Zoom” porque Fuller é campeão do Habilidades Betmotion

O projeto do Jogo das Estrelas 2022 tem o apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O evento ainda conta com o apoio da Budweiser, SKY, Penalty, Betmotion e Eurofarma.