#JOGAJUNTO

LDB

Tradiçãonão falta

17-10-2017 | 03:28
Por Liga Nacional de Basquete

Conhecido como uma das grandes bases do basquete brasileiro, Pinheiros vai à LDB 2017 mirando o seu segundo título

Um dos clubes mais tradicionais do Brasil, e reconhecidamente uma das bases mais fortes do basquete, o EC Pinheiros vai à busca de mais um título da LDB. Campeões da edição de 2015, os pinheirenses vêm mais uma vez com um grupo forte, mirando o primeiro lugar do pódio. A estreia da equipe da capital paulista é no sábado (21/10), às 10h45 (de Brasília), diante do Flamengo, no Ginásio da Gávea.

Cestinha do time no Paulista Sub 19, Danilo Sena é um dos grandes destaques do Pinheiros para LDB (Ale da Costa/Portrait)

Ausente apenas da edição de 2016 da LDB, o Pinheiros é um dos times com maior história na competição. Por três vezes, os pinheirenses estiveram entre as quatro melhores equipes da competição. Em 2013, a medalha de bronze; em 2014, quarto colocado; e em 2015, o título inédito.

“Nossa expectativa é de evolução contínua. Tudo em que entramos para competir procuramos fazer nosso melhor. Esse time está junto há mais de três anos. Nosso objetivo principal no clube é desenvolver atletas que possam somar a médio e longo prazo para nossa equipe adulta. A proposta é fazer uso da nossa estrutura desportiva e trabalhar com paciência. Independente dos resultados, confiamos e acreditamos em nosso trabalho longitudinal”, declarou David Pelosini, técnico do Pinheiros na LDB 2017.

Mesmo com um elenco Sub 19, o Pinheiros intimida. Esse mesmo grupo conquistou o Campeonato Paulista Sub 22 neste ano, e atualmente estão com 17 vitórias e duas derrotas na fase de classificação do estadual Sub 19. Alguns nomes são conhecidos até pelo torcedor que acompanha apenas a categoria adulta.

Um dos principais destaques é Felipe Ruivo. O armador de 19 anos foi titular da equipe adulta na primeira fase da Liga Sul-Americana e por todo Campeonato Paulista, em que teve médias de 10,5 pontos e 4,9 assistências por partida, mas estará de fora da primeira etapa da LDB, devido é entorse no pé. Além dele, Jonatan Oliveira, Gui Bento, Danilo Sena, Thiago Cruz, Aquiles Ferreira e João Victor Mamedes também estiveram em quadra pelo estadual.

Assim como boa parte do elenco Sub 19, Jonatan Oliveira teve oportunidades pela equipe adulta, e foi muito bem (Ale da Costa/Portrait)

Algum destes nomes vêm brilhando no Paulista Sub 19. O ala/armador Danilo Sena é o cestinha da equipe, com 18,3 pontos, além de 4,5 rebotes e 4,0 assistências em 15 atuações no estadual da categoria. Além dele, Jonatan Oliveira, João Victor Mamedes e Aquiles Ferreira são outros destaques do Pinheiros na competição.

Outro nome de peso da base pinheirense infelizmente não estará na LDB 2017. O ala/pivô Lucas Cauê, uma das principais promessas do clube da capital paulista, sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho e passará por cirurgia.

“No primeiro semestre desse ano fomos campeões Sub 22 do Estado de São Paulo com essa equipe. Foi uma grata surpresa nosso desempenho por ser um time mais novo (Sub 19). A LDB é fundamental para o desfecho do trabalho de base em nosso país e torço para que essa edição seja um sucesso como as anteriores. Que vença quem for melhor”, completou o treinador pinheirense.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Confira a relação de atletas do EC Pinheiros para a LDB 2017:

Armadores

Felipe Ruivo – 19 anos – 1,87m
Igor Araújo – 17 anos – 1,93m
Jonatan Oliveira – 18 anos – 1,88m

Alas

Aquiles Ferreira – 19 anos – 1,95m
Danilo Sena – 18 anos – 1,98m
Filipe Oliveira – 18 anos – 1,88m
Guilherme Bento – 20 anos – 1,92m
Matheus Damacena – 18 anos – 1,94m
Rafael Rachel – 17 anos – 2,00m
Thiago Cruz – 19 anos – 1,92m

Pivôs

Felipe Franklin – 19 anos – 2,00m
João Victor Mamedes – 19 anos – 2,00m
Lucas Costa Melo – 18 anos – 2,00m
Maicon Douglas da Silva – 16 anos – 2,01m
Nicolas Oliveira – 18 anos – 2,00m