#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Troca no comando

12-11-2013 | 03:18
Por Liga Nacional de Basquete

Experiente Edvar Simões assume vaga de Régis Marrelli e comandará São José durante temporada 2013/2014 do NBB

Edvar Simões já iniciou os trabalhos à frente do São José (Antonio Basilio/PMSJC)

Jogadores observam orientações do novo treinador; Edvar Simões já iniciou os trabalhos à frente da equipe (Antonio Basilio/PMSJC)

O São José/Unimed terá um novo técnico para a disputa do NBB 2013/2014. Depois de ter em Régis Marrelli a figura de seu comandante durante as cinco primeiras edições da competição nacional, a equipe joseense terá o experiente Edvar Simões como seu treinador para a sexta temporada do maior campeonato de basquete do país.

Após oito anos à frente do esquadrão do Vale do Paraíba, Régis foi demitido pela diretoria do time na noite desta segunda-feira, ao lado de seu auxiliar, Paulo César Jaú. Ao todo, Régis comandou São José em 172 partidas do NBB e conquistou 98 vitórias, com direito ao vice-campeonato e o Troféu Ary Vidal (melhor técnico) da temporada 2011/2012. Além disso, Marrelli guiou a equipe a dois títulos do Campeonato Paulista (2009 e 2012).

Sem perder tempo, a alta cúpula da equipe do interior do Estado de São Paulo anunciou a contratação de Edvar e o experiente treinador, de 70 anos, já iniciou os trabalhos à frente do elenco joseense na manhã desta terça-feira. Para o cargo de assistente, Edvar contará com os serviços de Cadum, que dirigiu o Suzano/Cesumar/Campestre durante a última temporada do NBB.

Nascido em São José dos Campos, Edvar possui uma ligação muito forte com a cidade, já que suas carreiras de jogador e técnico começaram na região. Como atleta, o comandante joseense possui um histórico recheado de conquistas, especialmente com a camisa da Seleção Brasileira. Pelo time verde-amarelo, o ex-atleta conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 1964 e ainda faturou duas medalhas em Campeonatos Mundiais: bronze no Uruguai, em 1967, e prata na Iugoslávia, em 1970.

Como treinador, Edvar dirigiu a Seleção Brasileira no Mundial de 1982, na Colômbia, e levou a equipe nacional ao oitavo lugar. À frente do São José, o técnico conquistou o bicampeonato paulista, em 1980 e 1981, e a Copa Brasil, em 1981. O comandante ainda trabalhou no Monte Líbano e no extinto Corithians/Mogi das Cruzes, seu último clube. Além da função de treinador, Edvar teve uma passagem por outra modalidade e foi Gerente de Futebol do Corinthians, entre os anos de 2005 e 2007.

A reestreia de Edvar no comando do São José acontecerá nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília),  no primeiro duelo da equipe na temporada 2013/2014 do NBB, diante da Liga Sorocabana, no Ginásio Lineu de Moura, na cidade joseense.

Nascido em São José, Edvar já atuou na equipe como jogador e também como treinador (Antonio Basilio/PMSJC)

Nascido em São José, Edvar já atuou na equipe como jogador e também como treinador (Antonio Basilio/PMSJC)