#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tudo definido

29-10-2013 | 08:00
Por Liga Nacional de Basquete

Com Bauru como uma das sedes, segunda fase da Liga Sul-Americana tem grupos, datas e locais divulgados; três times brasileiros seguem em busca do título

Bauru, do armador Ricardo Fischer, será anfitrião novamente na Liga Sul-Americana 2013 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Tudo definido para a segunda fase da Liga Sul-Americana 2013. Nesta terça-feira, a ABASU (Associação de Basquete da América do Sul) anunciou as sedes e o calendário completo dos dois quadrangulares que decidirão os semifinalistas da competição continental, em que o Brasil está invicto após as perfeitas campanhas de Uniceub/BRB/Brasília, Paschoalotto/Bauru e São José/Unimed na etapa inicial do campeonato.

Depois de sediar os jogos do Grupo B, Bauru (SP) voltará a receber o torneio sul-americano. A cidade do interior paulista foi escolhida pela entidade máxima do basquete no continente para ser o palco das disputas do Grupo E, que será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, no clássico Ginásio Panela de Pressão. Enquanto isso, a cidade Montevidéo, capital do Uruguai, foi o local escolhido para as partidas do Grupo F, a serem disputadas entre os dias 12 e 14 de novembro.

“Para nós e para cidade de Bauru é um honra e uma enorme responsabilidade sediarmos mais uma fase de um torneio internacional de tamanha importância. Contaremos com total apoio da Prefeitura Municipal de Bauru e da SEMEL. Será a terceira vez que sediaremos uma etapa de uma competição internacional e isso mostra cada vez mais como a cidade está se tornando um dos centros do basquetebol brasileiro”, destacou Vitor Jacob, diretor do esquadrão bauruense.

Além do anfitrião Bauru, dono da melhor campanha do Grupo B na primeira fase, outro clube brasileiro entrará em quadra na sede realizada no Estado de São Paulo: o São José/Unimed, que se classificou na liderança do Grupo C. Completam a chave o tradicional Boca Juniors, da Argentina, e o Caquetios, da Venezuela, que chegam a esta etapa da competição após acumularem o segundo lugar nos Grupo A e B, respectivamente.

Depois de jogar no Equador, São José atuará na cidade de Bauru na segunda fase da Liga Sul-Americana (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Outro time brasileiro classificado para a segunda fase da Liga Sul-Americana, o Uniceub/BRB/Brasília terá que viajar até o Uruguai para lutar pela sobrevivência na competição que levará seu campeão à Liga das Américas 2014. Os candangos duelarão com os uruguaios do Aguada, donos da casa, com o Peñarol de Mar del Plata, da Argentina, em partida que marcará o reencontro do técnico Sergio Hernandez com a equipe que dirigiu por cinco temporadas, e com o Argentino de Junín, também da Argentina.

O regulamento da segunda fase é simples. As equipes se enfrentarão entre si dentro de seus grupos e os dois melhores colocados de cada chave seguirão vivas na briga pelo título continental. Ao contrário dos anos anteriores, a etapa decisiva da Liga Sul-Americana desta temporada será disputada no clássico formato de Final Four: semifinais e final em jogo único, em uma mesma sede, entre os dias 27 e 29 de novembro.

Brasília, do armador Nezinho, tentará a classificação para as semifinais em solo uruguaio (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Confira a tabela completa da segunda fase da Liga Sul-Americana 2013*:

– Bauru (SP)

05 de novembro (terça-feira):
17h45 – São José/Unimed x Boca Juniors (ARG)
20h – Paschoalotto/Bauru x Caquetios (VEN)

06 de novembro (quarta-feira):
17h45 – Caquetios (VEN) x São José/Unimed
20h – Boca Juniors x Paschoalotto/Bauru

07 de novembro (quinta-feira):
17h45 – Boca Juniors (ARG) x Caquetios (VEN)
20h – Paschoalotto/Bauru x São José/Unimed

– Montevidéo (Uruguai):

12 de novembro (terça-feira):
18h45 – Uniceub/BRB/Brasília x Peñarol de Mar del Plata (ARG)
21h – Aguada (URU) x Argentino de Junín (ARG)

13 de novembro (quarta-feira):
18h45 – Argentino de Junín (ARG) x Uniceub/BRB/Brasília
21h – Peñarol de Mar del Plata (ARG) x Aguada (URU)

14 de novembro (quinta-feira):
18h45 – Peñarol de Mar del Plata (ARG) x Argentino de Junín
21h – Aguada (URU) x Uniceub/BRB/Brasília

* Horários de Brasília