#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Uma marchaacima

12-10-2019 | 07:03
Por Douglas Carraretto

Apostando em contra-ataques e pivôs leves, Flamengo mostra nova cara na temporada 2019/2020 do NBB CAIXA: “vamos acelerar”

Aquele estilo característico do Flamengo do técnico Gustavo De Conti teve uma leve mudança. Se antes o sistema se baseava em defesa forte, força interna e uma postura mais cadenciada no ataque, agora o ritmo é mais rápido, em uma marcha acima.

A nova tônica dos atuais campeões do NBB CAIXA foi apresentada ao Brasil inteiro na eletrizante vitória sobre o Minas Tênis Clube, na Arena Minas, pelo placar de 93 a 85. E pelo jeito, agradou…

Pivôs ativos atuando tanto dentro quanto fora do garrafão, quadra espaçada e, é claro, defesa bem agressiva e até mais versátil, capaz de ser mais efetiva nas situações de trocas. Tudo isso faz parte desse novo Flamengo.

Essa estratégia funcionou muito bem para quebrar a defesa do Minas, que entrou em quadra desfalcado no garrafão do pivô Shilton, com lesão na panturrilha, e também ficou sem o ala/pivô Tyrone, que sentiu uma lesão no segundo tempo e não retornou mais à quadra.

“Temos uma característica de ataque diferente em relação ao ano passado. É um jogo com mais velocidade e mais espaçado pelos jogadores que têm essa característica. Temos jogadores que podem jogar mais de frente para a cesta e correr mais a quadra. Hoje tivemos um bom aproveitamento, então essa foi a chave da nossa vitória”, disse Gustavo De Conti.

Flamengo apresentou seu novo estilo de jogo na grande vitória sobre o Minas (Washington Alves/LNB)

O Flamengo foi campeão do último NBB CAIXA ostentando o status de melhor defesa do campeonato. Agora, com a mudança de característica do time, essa condição foi colocada em xeque pelo treinador rubro-negro.

“Provavelmente não teremos a melhor defesa do campeonato nessa temporada, pois vamos optar por um jogo mais veloz. Na temporada passada pausamos muito o jogo, ficamos mais com a bola, agora vamos acelerar. Mas acho que ainda podemos render mais dentro de um basquete eu gosto mais. Os jogadores também gostam, mas ainda precisamos evoluir”, analisou De Conti.

Um dos grandes motivos da mudança no estilo de jogo do Flamengo foi a consolidação de um quarteto de pivôs leves e versáteis: Olivinha, Rafael Mineiro e Léo Demétrio, que juntos combinaram para 40 pontos contra o Minas, além do norte-americano Leron Black, que ainda está se adaptando ao time.

“As mudanças deixaram o time mais veloz. O Léo (Demétrio) é um pivô muito rápido, versátil, pode jogar tanto fora chutando de fora quanto dentro, no pick and roll. Essa é uma característica dos times do Gustavo (De Conti) e a cada treino ele nos incentiva mais a participar do jogo, correr a quadra. Esperamos seguir assim para ajudar o Flamengo a conquistar os objetivos”, disse Mineiro, autor de 13 pontos na partida.

O versátil pivô Léo Demétrio passou 6 anos no Minas antes de ir à Europa (Washington Alves/LNB)

Léo Demétrio, que retornou ao NBB CAIXA depois de quatro anos atuando na Espanha e Itália, foi autor de 14 pontos diante do Minas, clube no qual atuou por seis anos antes de partir para a Europa.

“Foi um grande jogo hoje, então fico muito contente com a vitória. Nosso jogo é muito versátil, com bastante transição e defesa bem agressiva. O objetivo da nossa equipe é o título, então posso garantir que vamos trabalhar todos os dias para evoluir e alcançar esse troféu”, disse Léo.

“Fico muito feliz por ter voltado ao Brasil. O NBB CAIXA é uma liga que está crescendo a cada ano que passa, as equipes também estão ficando mais fortes, com projetos ainda melhores. O Minas foi um dos clubes que me formou, fiquei aqui durante seis anos, então tenho muito respeito e carinho pelo clube, é uma grande instituição”, completou o ala/pivô de 25 anos.

Um aspecto que permaneceu intacto no Flamengo foi a produtividade coletiva. Na vitória sobre o Minas, nada menos que sete atletas pontuaram em dígitos duplos: Zach Graham (17 pontos), Léo Demétrio (14), Marquinhos (13), Olivinha (13), Mineiro (13), Jhonatan (11) e Franco Balbi (10), este que ainda deu nove assistências.

Mesmo com o ótimo desempenho na estreia, Gustavo De Conti ainda quer mais de seu plantel.

“Ainda temos alguns jogadores que precisam entrar no ritmo do time, principalmente Pedro (Nunes) e o Leron (Black), mas também temos o Ruan, Matheusinho que também podem agregar. Durante o primeiro turno vamos nos ajustando um pouco melhor”, analisou o treinador.

Gustavo De Conti espera sua equipe ainda melhor no decorrer das partidas (Washington Alves/LNB)

Não há como negar que o Flamengo chegou para a abertura do NBB CAIXA com um ritmo acima em relação ao Minas. Isso se deve muito à excelente pré-temporada da equipe, como disse Gustavo De Conti.

Enquanto isso, o Minas disputou o Torneio Integração em Campina Grande, que contou com Basquete Cearense e Unifacisa, e também amistosos em São Paulo contra São José e Pinheiros. Ou seja, uma quantidade bem inferior à do Flamengo, que por isso entrou em uma marcha acima do rival.

“Nossa pré-temporada foi excelente. Fizemos um torneio de altíssimo nível técnico no Uruguai e no Estadual jogamos cinco jogos contra o Botafogo, que para mim também vai brigar pelo título do NBB CAIXA, então chegamos com um bom ritmo para essa estreia”, finalizou De Conti.

Agora, depois de estrear no NBB CAIXA com vitória, o Flamengo voltará à quadra na próxima sexta-feira (18/10), no clássico contra o Universo/Brasília, que será no Ginásio da ASCEB, às 21h10, com transmissão ao vivo do Fox Sports.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.