#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Uma verdadeira batalha

17-01-2014 | 07:01
Por Liga Nacional de Basquete

Embalado, Brasília recebe o vice-líder Limeira neste sábado; candangos venceram as últimas cinco no NBB 2013/2014 e paulistas se reabilitaram na última rodada

Brasília, do uruguaio Osimani, não sabe o que é perder há cinco jogos (Brito Junior/Divulgação)

Brasília, do uruguaio Osimani, não sabe o que é perder há cinco jogos (Brito Junior/Divulgação)

Uma das partidas da 18ª rodada do NBB 2013/2014 promete ser uma verdadeira batalha. Vindo de uma sequência de cinco vitórias consecutivas, o Uniceub/BRB/Brasília receberá o vice-líder Winner/Kabum/Limeira, neste sábado, às 16 horas (de Brasília), no Ginásio da Asceb, na capital federal, com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV 2.

Após muita instabilidade na primeira parte da competição, o time do Centro-Oeste do país, que recentemente conquistou o título da Liga Sul-Americana 2013, engatou um bom ritmo e agora não sabe o que é perder há cinco jogos. Com triunfos sobre Liga Sorocabana, Espírito Santo, Minas Tênis Clube, São José/Unimed e Paschoalotto/Bauru nas últimas cinco rodadas, a equipe dirigida pelo técnico Sergio Hernandez subiu para a quinta colocação, com um total de nove resultados positivos em 15 jogos disputados (60% de aproveitamento), e se aproximou do grupo dos quatro primeiros colocados.

Porém a equipe precisará se superar para manter o embalo na competição. O ala Arthur sentiu dores no músculo adutor da coxa direita na última partida da equipe e está fora do duelo deste sábado. Para piorar as coisas para o lado candango, o pivô norte-americano Marcus Goree, que também se lesionou no confronto diante do Bauru, passará por exames e sua participação contra os limeirenses ainda é incerta.

“Será um jogo muito difícil. Limeira esteve na liderança durante muitas rodadas e ainda está entre os quatro primeiros. Temos que manter o foco durante os 40 minutos de jogo, pois, além da qualidade do elenco de Limeira, teremos de superar alguns desfalques da nossa equipe”, disse o ala/pivô candango Guilherme Giovannoni, que se tornou o sétimo jogador na história a ultrapassar a marca dos três mil pontos no NBB.

Goree sentu uma lesão no duelo diante do Bauru e é dúvida para a partida contra Limeira (Brito Junior/Divulgação)

Norte-americano Goree sentiu uma lesão no duelo diante do Bauru e é dúvida para a partida contra Limeira (Brito Junior/Divulgação)

Do outro lado, Limeira venceu seu último compromisso na competição, diante do Universo/Goiânia, de virada, interrompeu uma sequência de dois jogos, e voltou ao segundo posto na tabela de classificação. Agora, o esquadrão do interior paulista soma 11 vitórias em 15 jogos disputados (73,3% de aproveitamento) e segue na cola do líder Flamengo.

“Esse jogo foi bom para nós, pois soubemos decidir nos momentos mais difíceis. Ganhar jogos duros assim sempre traz moral para os jogadores, pois passamos a confiar ainda mais no nosso poder de decisão”, disse o ala/armador dominicano Ronald Ramon, segunda maior cestinha da equipe na temporada, com média de 12,8 pontos por jogo.

Para vencer Brasília e se manter na vice-liderança do maior campeonato de basquete do país, o time dirigido pelo técnico Demétrius aposta no seu forte trabalho defensivo. Com 69,6 pontos sofridos por partida, a equipe limeirense é dona da melhor defesa da competição e espera conseguir para o terceiro ataque mais produtivo da sexta edição do NBB – Brasília converte em média 83,5 tentos por partida.

“Agora, vamos nos concentrar nesse jogo contra Brasília porque sabemos que é outra equipe fortíssima desse NBB. Uma defesa bem postada e muito concentrada pode ganhar essa partida e é nisso que nós estamos focados”, analisou Ramon.

Força na defesa: Limeira é a equipe que menos sofre pontos de todo o campeonato (Randes Nunes/Telesporte)

Força na defesa: Limeira é a equipe que menos sofre pontos de todo o campeonato (Randes Nunes/Telesporte)