#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Um bom filho à casa torna

12-06-2015 | 05:46
Por Liga Nacional de Basquete

Revelado pelo Paulistano, ala Jhonatan Luz acerta seu retorno ao clube alvirrubro; jogador, ex-Palmeiras, é o primeiro reforço da equipe para próxima temporada

Jhonatan despontou na carreira com a camisa do Paulistano (Divulgação)

Jhonatan foi criado pelo Paulistano e está de volta ao clube que o revelou após quase 9 anos (Divulgação)

No início desta semana, o Paulistano/Unimed acertou o retorno de um velho conhecido do clube: o ala Jhonatan Luz, de 28 anos, revelado pelas categorias de base da agremiação da capital paulista. O jogador, que estava no Palmeiras/Meltex, é o primeiro reforço da equipe do técnico Gustavo De Conti visando a próxima temporada.

Agora, os vice-campeões da sexta edição do NBB têm como confirmados para a temporada o armador norte-americano Kenny Dawkins e os três garotos também vindos de suas categorias de base: o armador Arthur Pecos, de 20 anos, o ala Gemerson, de 22, e pivô Arthur Casimiro, de 23 anos, todos eles com vínculo estendido por mais um ano com os alvirrubros.

Nascido em Osasco (SP), o atleta iniciou sua trajetória no basquete no Espéria (SP) e depois se transferiu para o Paulistano, onde deu o primeiro salto de sua carreira e acumulou suas primeiras convocações para a Seleção Brasileira Adulta. Após chamar a atenção com seu enorme potencial, Jhonatan foi para o basquete espanhol e atuou três clubes de divisões menores: CB Clínicas Rincón, Rayet Guadalajara e Mérida.

Depois de pouco mais de três anos na Espanha, o ala, de 1,98m de altura, voltou ao Brasil na temporada 2009/2010 para defender o Araraquara na segunda edição do NBB. No ano seguinte, Jhonatan foi contratado pelo Limeira, onde ficou por duas temporadas. Depois, o jogador se transferiu para o Franca Basquete e por lá permaneceu por duas temporadas, até parar no Palmeiras/Meltex no NBB 7, em que somou médias de 7,6 pontos e 3,7 rebotes por jogo.

No início da última temporada, Jhonatan foi convocado pelo técnico Rubén Magnano para a fase de treinamentos para o Campeonato Sul-Americano 2014, realizado na Venezuela, no qual o Brasil terminou na terceira posição. Ao final da primeira fase de testes, o jogador foi cortado e não ficou entre os 12 atletas que disputaram o torneio.

Palmeiras, de Jhonatan, precisa vencer Bauru para seguir sonhando com o 8º lugar (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Jhonatan defendeu as cores do Palmeiras na última temporada (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)