#JOGAJUNTO

NBB Caixa

ELEVARAM O NÍVEL DEFENSIVO

28-06-2023 | 05:09
Por Liga Nacional de Basquete

Após uma temporada de alta competitividade no NBB 15, a UMP premiou os destaques defensivos da edição 2022/2023 e estende parceria para a Liga de Desenvolvimento de Basquete

 O NBB proporcionou inúmeros duelos de alto nível na temporada 2022/2023 que deixaram o fã de basquete sem fôlego e, nos playoffs, a emoção seguiu como a tônica da competição. Além de enterradas e bolas de três, os lances defensivos também roubaram a cena em determinados momentos das partidas. Tocos e roubos de bola fizeram a diferença e a Ultra Master Plug – patrocinadora oficial do NBB – homenageia os jogadores que tiveram destaques defensivos na temporada do NBB 15. 

 

Líder de Tocos

Mãozinha, do Corinthians (Beto Miller)

 Além de ficar com o prêmio de maior reboteiro da temporada, o ala/pivô Mãozinha, do Corinthians, foi o jogador que mais deu tocos no NBB 15. O camisa 45 acumulou 37 tocos nas 32 oportunidades que esteve em quadra, com uma média de 1.16 por jogo. A disposição física do corintiano, somado à sua grande envergadura, fez de Mãozinha um dos donos do garrafão alvinegro ao longo da temporada.

 Aos 23 anos, João Marcelo Cardoso já é uma realidade no basquete nacional. Filho de outro grande jogador na história do nosso basquetebol, Mãozão, o ala/pivô ganhou o prêmio de Destaque Jovem do NBB 14, quando defendia o Fortaleza Basquete Cearense. Atualmente no Corinthians, Mãozinha é uma referência da posição no NBB e, além das enterradas memoráveis, o jogador contribuiu muito defensivamente com tocos e rebotes. 

 

Líder de Roubadas de Bola

Adyel é um dos armadores mais promissores do NBB (Wilian Oliveira/Foto Atleta)

 Em mais um fator defensivo importantíssimo do NBB 15, Adyel foi o jogador que mais recuperou bolas na temporada 2022/2023. O armador, que defende hoje o Pinheiros, alcançou a marca vestindo a camisa do Paulistano. Com uma média de 1.90 bola recuperada por jogo, o camisa 4 roubou 74 bolas em 39 jogos durante a temporada do NBB 15.

  Adyel é uma das grandes promessas do nosso basquete. O jogador de 21 anos nasceu em Franca e começou sua carreira no clube da cidade. No título do NBB 14, em 2022, Adyel foi um dos destaques positivos da equipe franca e ajudou o time na conquista inédita. A temporada no Paulistano foi positiva e acabou nas quartas de final do NBB 15, muito pelas grandes atuações de Adyel que contribuiu pontuando, dando assistências e roubando bolas importantes.

 

Quinteto defensivo da temporada

 Ao fim da temporada, diversos jogadores tiveram destaques defensivos no NBB 15, peças fundamentais que elevaram o nível da elite do basquete brasileiro. Por isso, a UMP apresenta o quinteto defensivo da temporada 2022/2023 do NBB. A definição do quinteto de defesa foi estabelecida pelo departamento técnico da Liga Nacional de Basquete adotando como critério de definição os três atletas mais votados e, consequentemente, indicados ao prêmio de “Melhor Defensor” seguidos dos dois jogadores, também mais votados no quesito considerando a posição em que os mesmos atuam para a composição do quinteto.

  • Corderro Bennett (São Paulo)
  • Anderson Barbosa (Paulistano)
  • Alex Garcia (Bauru)
  • Rafael Mineiro (Flamengo)
  • Mãozinha (Corinthians)

 

Parceria estendida

 Após uma temporada recheada de tocos e roubadas de bola incríveis no NBB 15, a Ultra Master Plug vai estender sua parceria com a Liga Nacional de Basquete. Com o sucesso da parceria, a UMP irá além, e estará presente também na Liga de Desenvolvimento de Basquete. A LDB é responsável por revelar as jovens estrelas do esporte nacional e um reflexo disso é que grande parte dos jogadores do NBB passaram pela Liga de Desenvolvimento. Por isso, a Ultra Master Plug marcará presença na maior competição de base do país com publicações nas redes sociais que irão destacar atuações defensivas, textos especiais, premiação para o líder de tocos e o quinteto defensivo da competição.